News

Achar que não precisa contratar um Engenheiro ou Arquiteto!

Achar que não precisa contratar um Engenheiro ou Arquiteto!

Achar que não precisa contratar um Engenheiro ou Arquiteto!

Achar que não precisa contratar um Engenheiro ou Arquiteto! Você acha que não precisa contratar um Engenheiro ou Arquiteto? Se você pensa que não, está completamente errado. Veja porque?


Veja aqui por onde começar a construir

Uma das dicas mais importantes para quem vai começar a construir a casa própria é:

  • Procurar um Engenheiro Civil ou Arquiteto que elabore os projetos e faça o acompanhamento técnico da sua obra (os projetos e a execução podem ser contratados com diferentes profissionais).

Contratar Engenheiro

Fonte: FreeDigitalPhotos.net by khunaspix

Consultar um Engenheiro ou Arquiteto não é um luxo e sim uma atitude inteligente de quem quer ter segurança, e economizar tempo e dinheiro. Um projeto bem elaborado evita muitas indisposições futuras.

O custo com a contratação de profissionais será recuperado com soluções que minimizem desperdícios e com a utilização correta dos materiais.

Um projeto bem elaborado permite que a sua casa possa receber a iluminação do sol em grande parte do dia, fazendo que o seu gasto com energia se torne bem menor.

Levantar corretamente a quantidade necessária de material, criar obras com boas condições de acústica, ventilação, iluminação, conforto e bem-estar, farão parte dos serviços contratados.

É importante firmar um contrato entre as partes, descrevendo os serviços que serão realizados e o preço acertado, além das obrigações de ambas as partes.

Todos nós sabemos que construir ou reformar uma casa não é uma tarefa simples e você sabe disso melhor do que ninguém, pois quem já construiu conhece bem os desafios de colocar uma casa de pé. Mas tudo isso pode ser minimizado se você fizer um bom projeto e seguir o que manda o bom senso.

Quando falamos em projeto logo pensamos no Engenheiro ou no Arquiteto que são profissionais preparados para ajudar no planejamento da sua construção.

Em termos gerais, contrata-se um Arquiteto para a elaboração da planta, se você quiser pode contratar um Engenheiro para fazer seu projeto, que trará a distribuição dos espaços internos da construção, do entorno e da fachada.

Cabe ao Engenheiro dimensionar as vigas e colunas, calcular a disposição das cargas e projetar as instalações hidráulicas. Engenheiros e Arquitetos, na verdade, se complementam. Trabalham na mesma área (construção civil), mas cada um tem sua especialidade. Gosto sempre de usar como exemplo os médicos. Todos são médicos, mas cada um tem sua especialidade, um não substitui o outro.

Contrate profissionais especializados da área para elaborar os projetos, planejar, orçar e executar a obra. Você terá economia de tempo e dinheiro, qualidade, segurança e bom gosto.

  • Procure saber como o Engenheiro ou Arquiteto desenvolve seu trabalho e conhecer sua vida profissional. Os bons Engenheiros ou Arquitetos costumam fornecer referências das obras que ele já executou;
  • Obtenha informações sobre os trabalhos realizados.

É comum pensar que a função do Engenheiro ou Arquiteto resume-se apenas à questão estética. Grave erro, pois o Engenheiro ou Arquiteto é o grande idealizador e também um facilitador para que as coisas fluam melhor desde as primeiras ideias até a entrega das chaves, passando pelo planejamento da obra.

A engenharia ou arquitetura é uma profissão bastante complexa e abrange diversas áreas como magistério, consultoria, perícia e execução de obras. Além do projeto de arquitetura em si, o Engenheiro ou Arquiteto está apto a elaborar e gerenciar também os projetos de instalação elétrica, hidráulica, esgoto, gás, estrutura e paisagismo.

Contratar Arquiteto

Fonte: aciconchal.com.br

O Engenheiro ou Arquiteto também pode ser o responsável legal pela execução da obra, sendo de sua responsabilidade as sanções penais, no caso de eventuais sinistros. Também é ele o responsável por cumprir todas as exigências legais, assim como zelar pelo perfeito funcionamento das instalações e pela solidez da construção durante um período de até cinco anos após a conclusão da obra, conforme determinado pelo código civil.

Os serviços relacionados à construção/reforma podem ser organizados da seguinte forma:

  • Projeto – necessário para aprovação na prefeitura, você pode contratar um Engenheiro Civil ou um Arquiteto;
  • Responsabilidade técnica – necessária para aprovação na prefeitura, você pode contratar um Engenheiro Civil ou um Arquiteto.

Entre-em-contato

Comments (13)

  1. dez 04, 2015 at 12:16 am

    Quais o termos de um CONTRATO PARA EDIFICAR UMA CASA a ser elaborado com ARQUITETA e seus sócio ENGENHEIRO.
    Fico no aguardo,
    desde já agradeço.

    • dez 04, 2015 at 8:26 am

      Laércio, passei um modelo por e-mail, veja se te ajuda é somente adaptar ao seu contrato.
      Eng Carlos

  2. dez 04, 2015 at 12:19 am

    Parabéns , até então estava no escuro para contratar
    ARQUITETA juntamente com ENGENHEIRO.
    É importantíssimo , de grande valia sua orientação.
    Obrigado, Laercio.

    • dez 04, 2015 at 8:27 am

      Laércio, que bom que que gostou e está te esclarecendo algumas dúvidas.
      Eng Carlos

  3. Danni Cesar Achcar
    fev 16, 2016 at 7:11 pm

    Boa tarde
    Engenheiro Carlos

    Seria possível me enviar um modelo de contrato também.
    Fico agradecido pelas dicas preciosas que tem postado.
    Esta de parabéns Engenheiro.

    • fev 16, 2016 at 10:23 pm

      Danni, que tipo de contrato você está precisando.

      Carlos.

  4. abr 16, 2016 at 3:42 pm

    […] Achar que não precisa contratar um Engenheiro ou Arquiteto! […]

  5. DANIEL
    maio 03, 2016 at 8:26 pm

    Boa noite Engenheiro Carlos, gostaria de uma ajuda também em relação a um modelo de contrato de serviço para ser entregue ao cliente pela contratação de um serviço de reforma.

    • maio 03, 2016 at 8:54 pm

      Daniel, passei um por e-mail. Não tenho um especifico do que você precisa, mas veja se esse que está anexo te ajuda.
      Eng Carlos.

  6. Junior
    jun 13, 2016 at 8:14 pm

    Opaaa, pode me enviar por favor um modelo de projeto ?

    Para fazer a fundação é o arquitetônico ou estrutural? (Coluna, cintas e etc?)
    Valeu!

    • jun 13, 2016 at 8:38 pm

      Junior, vou te passar via e-mail.
      Eng Carlos.

  7. Leandro
    jul 09, 2016 at 2:27 am

    Poderia me passar um modelo de contrato para prestação de serviço, quer contratar um engenheiro para verificar as rachaduras nas paredes da minha casa e se tem dicas de onde posso contratar

    Grato.

    • jul 09, 2016 at 8:43 pm

      Leandro, vou passar um no seu e-mail.
      Eng carlos

Comente

Your email address will not be published.

Eng Carlos
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!