News

Automação para Edificações Eficientes

Automação para Edificações Eficientes

Automação para Edificações Eficientes

Automação para Edificações Eficientes. Automação comercial é o controle centralizado automático de um edifício com sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado, iluminação e outros sistemas. Os objetivos da automação comercial é deixar as edificações comerciais mais eficientes melhorando o conforto dos ocupantes, a operação eficiente de sistemas de construção, e redução no consumo de energia e os custos operacionais.

Automação comercial um exemplo de um sistema de controle distribuído, onde a rede de computadores e dispositivos eletrônicos são projetados para monitorar e controlar a, segurança, incêndio e iluminação (especialmente iluminação de emergência), climatização e controle de umidade e ventilação em um edifício.

Automação para Edificações Eficientes

Foto: Reprodução

O termo “Sistema de Automação Comercial”, usado livremente, refere-se a qualquer sistema de controle elétrico que é usado para controles de aquecimento de edifícios, sistema de ventilação e ar condicionado. Essa automação moderna também pode controlar a iluminação interior e exterior, bem como a segurança, alarmes contra incêndio, e basicamente tudo o que é elétrico no prédio. Veja alguns sistemas que inclusos na automação comercial tornam as edificações mais eficientes.


Iluminação

Os sistemas instalados de iluminação podem ser ligados, desligados ou esmaecido com um sistema de automação comercial ou com controle de iluminação com base na hora do dia, ou na ocupação de sensores, fotos sensores e temporizadores. Um exemplo típico é o de ligar as luzes em um espaço por meia hora desde o último movimento que foi detectado. A fotocélula colocada fora de um edifício pode sentir a luz, e a hora do dia, e modulam assim as luzes nos escritórios e estacionamentos.

A iluminação é também usada para tirar proveito de incentivos de economia e de poupança, já que muitos sistemas de controle fornecem a capacidade de escurecer, ou desligar, as luzes. Em edifícios mais recentes, o controle de iluminação são totalmente reguláveis.


Manipuladores de ar

Um dos sistemas adotados a essa automação é o de manipuladores de ar. A maioria dos manipuladores de ar pode ajudar economizar dinheiro usando menos água refrigerada ou aquecida. Um pouco de ar externo é necessário para manter o ar saudável do edifício. Para otimizar a eficiência energética, mantendo saudável qualidade do ar interior, é controlada a ventilação através desses manipuladores de ar ajustando a quantidade de ar externo com base nos níveis medidos de ocupação.

Sensores analógicos ou sensores digitais de temperatura podem ser colocados no espaço e no entorno. Os atuadores são colocados sobre as válvulas de água quente ou refrigerada, o ventilador de alimentação (e regresso se for o caso) é iniciado e interrompido com base em qualquer hora do dia, temperaturas, pressões de construção ou uma combinação.


Alarmes e segurança

Todos os modernos sistemas de automação comercial têm recursos de alarme. Serve para detectar uma potencial situação. A notificação pode ser através de um computador (e-mail ou mensagem de texto), telefone celular chamada de voz, alarme sonoro, ou todos eles. Para fins seguros e de responsabilidade de todos os sistemas mantém registros do que foi notificado, quando e como.

Os sistemas de alarmes podem notificar imediatamente alguém, ou apenas notificar quando os alarmes soarem com gravidade ou urgência. Em locais com vários edifícios, falhas de energia momentâneas podem causar centenas ou milhares de problemas pois os equipamentos de alarmes são desligados. Alguns locais são programados de modo a que os alarmes críticos são automaticamente reenviado a intervalos variáveis. Por exemplo, um alarme crítico de repetição pode ressoar em 10 minutos, 30 minutos e, a cada 2 a 4 horas até que as “ocorrências” sejam resolvidas.

Esses são apenas alguns dos sistemas adotados em edificações atuais que pode tornar as edificações mais eficientes, há ainda diversos sistemas que podem te ajudar a dar eficiência a um edifício comum.


Entre-em-contato

One Comment

  1. abr 16, 2016 at 3:43 pm

    […] Automação para Edificações Eficientes […]

Comente

Your email address will not be published.

Eng Carlos
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!