News

Brocas Manuais

Brocas Manuais

Broca Manual

Brocas Manuais

Estas Brocas Manuais são executadas por uma ferramenta simples denominada Trado (trado de concha ou helicoidal – um tipo de saca rolha), que pode atingir até 2 a 6 metros de profundidade, com diâmetro variando entre 15 a 30 cm, sendo aceitáveis para pequenas cargas. Recomenda-se que sejam executadas brocas somente acima do nível do lençol freático, para evitar o risco de estrangulamento do fuste. Devido ao esforço de escavação exigido são necessárias duas pessoas para o trabalho.

O espaçamento entre as brocas manuais numa edificação não pode ultrapassar 4 metros e devem ser colocadas nas interseções das paredes e de forma equidistante ao longo das paredes desde que menor ou igual ao espaçamento máximo permitido.

O primeiro passo para a execução e levantamento das brocas é a locação. Os pontos nos quais serão feitos os vãos serão demarcados e constarão no gabarito para que saiba exatamente onde colocar. Após a locação faz-se a perfuração com o auxílio do trado até a profundidade prevista em projeto. Após atingir a profundidade, é necessário limpar o fundo da perfuração completamente, tirando resquícios de terra e qualquer tipo de lama ou água que estejam no fundo. Após a limpeza, despeja-se o concreto com a ajuda de um funil. No final da concretagem da broca coloca-se a armadura de ancoragem dos blocos ou vigas baldrames.

 

Trado

 

Etapas para a execução:

Execução das brocas é extremamente simples e compreende apenas cinco etapas:

1) Abertura da vala dos alicerces;

2) Início da perfuração da broca com uma cavadeira;

3) Perfuração com o Trado, que tem o seu comprimento acrescido através de barras de cano galvanizado, (geralmente com 1,5 m cada peça) até atingir a profundidade desejada.

4) Lançamento do Concreto da Broca Manual. A Broca é preenchido preferencialmente com concreto apiloado.

5) Colocação da Armadura de Ancoragem.

 

Ao contrário de outros tipos de estacas, as brocas só serão iniciadas depois de todas as valas abertas, pois o trabalho é exclusivamente manual, não utilizando equipamento mecânico.

 

Execução: A execução é manual, normalmente feita pelo próprio pessoal da obra. O trado possui quatro facas formando um recipiente acoplado a tubos de aço galvanizado. À medida que prossegue a escavação, os tubos vão sendo emendados. A perfuração é feita por rotação e compressão do tubo, seguindo-se da retirada da terra que se armazena dentro do trado.

 

Indicações: São indicadas para obras de pequenas dimensões que exigem baixa capacidade de carga (até 5 tf).

 

Não faça qualquer broca sem consultar o Engenheiro Responsável pela Obra.


Entre-em-contato

Comments (192)

  1. Jailton Lins
    set 18, 2015 at 3:49 pm

    prezado Engenheiro,

    Para que situação de terreno posso usar brocas. tipo de solo, spt, presença de água?

    • set 19, 2015 at 10:33 am

      Jailton, você não pode usar brocas manuais abaixo do lençol freático, ou seja na presença de água.
      Eng. Carlos.

    • Luis Fernando Lázaro
      set 30, 2016 at 10:45 pm

      Eng. Carlos, gostaria de uma ajuda, estou construindo uma área no qual a parede do fundo vai apoiar as madeiras, descobri agora quero o pedreiro que fez o muro, deixou as brocas com 1,50. Na divisa é um barranco de 1,00, tenho medo quando esse vizinho for fazer seu muro de arrimo, pode derrubar minha parede.
      tem algum meio para consertar esse problema, como por exemplo fazer outras brocas ao lado?
      Obrigado.

      • out 01, 2016 at 9:59 am

        Luiz, como é muro de arrino, somente broca não iria resolver, como já está executado, agora você deve conservar com seu vizinho e ver quando ele irá construir, e quando ele estiver executando a obra, ou seja tirar o barranco você executaria um reforço.
        Eng Carlos.

  2. Leo
    out 26, 2015 at 4:54 pm

    Estou tendo dificuldade de fazer a broca manual, precisa ser de 4 metros porem estou conseguindo 2 metros, não é pedra, o que fazer?

    • out 26, 2015 at 5:21 pm

      Leo, se for sobrado o ideal seria pelo menos 3 metros de profundidade, mas se for casa térrea 2 metros estaria razoável, desde que o terreno seja bom. Mas o certo seria você conversar com o Eng Responsável para ele passar maiores informações.
      Eng Carlos.

      • Paulinho
        ago 10, 2016 at 9:18 pm

        Professor por favor mim ajude.estou fazendo uma fundação para 4 lajes so que o meu terreno quando cavei com o trado com 2 metros deu água, estou fazendo brocas de 3 só fiz três brocas por enquanto a sapata nos cantos são de 80×80 ,mas no meio do terreno vai ser 120×120 é bom colocar brocas com 4 metros? Na sapata maior vou associar brocas ,vao ter 5 brocas ,com espacamento uma da outra de 90 ctm. Mim ajude professor obrigado pela sua atenção.

        • Paulinho
          ago 10, 2016 at 9:24 pm

          O terreno te 5 por 20 por enquanto estou vou usar 4 por 12 do terreno, vai ter 12 brocas.

          • ago 11, 2016 at 11:12 am

            Paulinho, veja os comentários que fiz na outra postagem.

        • ago 11, 2016 at 11:11 am

          Paulinho, as brocas tem que ser de no mínimo 4 metros, pois como será como será 4 lajes a carga que as brocas irão receber é bel alta. Neste caso não da ajudar muito. Eu aconselho você conversar com o Eng Responsável para que ele possa fazer o projeto estrutural e te passar uma solução para que você não tenha problemas de construção.
          Eng Carlos

          • Paulinho
            ago 11, 2016 at 7:26 pm

            Obrigado professor pela atenção.

          • ago 11, 2016 at 7:29 pm

            Paulinho, é uma pena que não te ajudei muito neste caso.
            Eng Carlos

          • Paulinho
            ago 11, 2016 at 7:55 pm

            Que isso professor ,eu entendo meu caso é muito delicado agradeço pela sua atenção.

    • Marton
      jun 21, 2016 at 11:56 am

      o espacamento citado de 4 metros entre uma broca em outra diz respeito a distância entre os encontros de parades, logo se você tive uma parede com 6 metros você precisará ter uma broca na cota de 3m.
      a profundidade tem haver com o tipo de solo, como você achou um solo resistente com 2 metros e não consegue mais perfurá-lo, acredito eu que seja suficiente, porém indico que consulte o seu Engenheiro, Arquiteto ou Técnico em Edifcicações/construção civil habilitado.

  3. Carlos
    out 27, 2015 at 11:20 pm

    Ola boa.estou usando o trado na minha construção para 2 andares.fazendo perfuração de 3 metros de profundidade e o ideal ou sapatas??

    • out 28, 2015 at 8:42 am

      Carlos, se o terreno for firme você está fazendo certo. Mas converse com o Eng. Responsável para saber de informações complementares.
      Eng. Carlos.

  4. JACSON SANTANA FERREIRA
    out 29, 2015 at 5:06 pm

    Eng. Carlos, bom texto, obrigado por compartilhar.
    Uma duvida: Você diz: “Indicações: São indicadas para obras de pequenas dimensões que exigem baixa capacidade de carga (até 5 tf).”
    Esses 5tf é a capacidade suportada por cada estaca?

    • out 30, 2015 at 9:17 am

      Jackson, quando comentei sobre pequenas dimensões, quis dizer que obras menores não tem vigas grandes ou pilares grandes devido as cargas que neles se transferem, por isso uma carga até 5tf que é transmita do pilar para as brocas equivale aproximadamente a brocas de 4 metros de profundidade, pois escavar além desta profundidade fica muito difícil.
      Eng Carlos.

  5. luciaano
    jan 03, 2016 at 12:17 pm

    ola estou a fazer um quarto terreo e pequeno de começo apesar de nao estar no nivel da rua esta plano ja fiz as 4 brocas com distancia de 3 metros em ambos os lados o tereno corre agua da chuva mas nao é muito umido em baixo e mais o menos firme sera que 1.50m de profundidade estaria bom as brocas

    • jan 03, 2016 at 12:32 pm

      Luciaano, se to terreno for firme estaria bom, mas o ideal seria pelo menos 2 metros de profundidade, pois o telhado é leve e não não tem laje.
      Eng Carlos.

  6. luciaano
    jan 03, 2016 at 12:18 pm

    abrs… colocarei telhas de fibra vegetal muito leves e nao pretendo fazer mais de 2.30 de altura as paredes

    • jan 03, 2016 at 12:32 pm

      Luciaano, se to terreno for firme estaria bom, mas o ideal seria pelo menos 2 metros de profundidade, pois o telhado é leve e não não tem laje.
      Eng Carlos.

  7. luciaano
    jan 03, 2016 at 2:21 pm

    ok obrigado meu trado tem 1.60 m vou comprar o aumento para aprofundar os 2 metros sim nao tera laje e cada telha de 1.00 por 0.95 fibra vegetal pesa apenas 6,4 kilos e´leve., obrigado

  8. jan 17, 2016 at 6:53 pm

    olá, td bem , eu construi uma casa terréa, com dois comodos, só que na época eu não tinha condições de gastar muito, e tb não tinha muito conhecimento em construções, fiz o alicerce da casa , só com 0,80cm de profundidade, e subi as colunas só com 2 ferros cada coluna, estou preocupado, pq pelo que vi aqui, a medida minima pra broca é de 2,00mt.
    E agora tem como fazer um reforço na casa para ficar mais tranquilo ou é pior , vai abalar mais a estrutura, apesar de morar na casa já a mais ou menos 22 anos, ainda me preocupo com a minha segurança e da minha familia, e ainda é lajotada toda , e coberta com telha romana, vc poderia me dar uma sugestão, eu agradeço muito, pra ficar mais sossegado.
    Tem algum perigo de desabar, me disseram que não mas trinco tem bastante, aliás já andei reparando alguns trincos.

    • jan 17, 2016 at 7:06 pm

      Marco, em relação a execução da construção da forma que você fez, muitas vezes não dará problemas, pois depende muito das condições do terreno, eu já vi casas da mesma forma que você construiu (casas antigas) e até hoje não apareceu trincas.
      Observe se a sua casa tem tricas diagonais, principalmente nos cantos das paredes, caso não tenha não precisa se preocupar.
      Mas qualquer coisa procure um engenheiro amigo seu e tire suas dúvidas.
      Eng Carlos.

  9. leandro
    fev 15, 2016 at 2:43 pm

    boa tarde , estou fazendo uma contrução para suportar 4 lajes, qual seria a profundidade ideal para esse tipo de contrução, levando em consideração que o solo é bem firme.

    • fev 15, 2016 at 2:59 pm

      Leandro, como será 4 lajes, o correto é você procurar um engenheiro para fazer o cálculo estrutural, pois é arriscado falar um valor por causa da carga que será alta. Desta forma ele irá passar um valor exato e você poderá economizar em tempo e também em materiais.
      Eng Carlos

  10. Carla
    mar 17, 2016 at 1:26 pm

    Gostei das suas explicações.
    Estamos construindo uma casa pequena e vamos fazer as brocas com viga baldrame. Brocas com 3metros e vigas baldrames de 15×30. Na broca, 4Ø10mm pra ancoragem e na viga também 4Ø10mm estribado a cada 15cm com Ø5mm

    • mar 17, 2016 at 1:48 pm

      Carla, obrigado, pelo seu comentário a sua casa vai ficar muito bem estruturada.
      Eng Carlos

  11. ANDERSON DS
    mar 17, 2016 at 5:06 pm

    É POSSÍVEL FAZER UM SOBRADO UTILIZANDO NA FUNDAÇÃO AS BROCAS E BALDRAMES, PORÉM SEM AS SAPATAS?

    • mar 17, 2016 at 6:37 pm

      Anderson, é possível sim, mas um dos maiores cuidados é centralizar o pilar junto as brocas.
      Eng Carlos

  12. Rodrigo santos
    mar 29, 2016 at 12:47 pm

    Boa tarde Eng. Carlos, sou engenheiro tbm, mas estou iniciando minhas atividades, então eu fui contratado pra realizar um.sobrado com apenas uma laje, no entanto fomos perfurar as estacas manuais e acabou que após um metro e.profundidade vem um solo podre tipo lido, não tendo como perfurar, eu pergunto agora posso deixar a perfuração ateh chegar nesse solo, ou preciso passar ele???

    • mar 29, 2016 at 12:57 pm

      Rodrigo, o correto é fazer borcas para sobrado entre 3 a 4 metros de profundidade, na minha opinião você precisa fazer e encontrar solo resistente, sem não conseguir o correto é trocar o tipo de fundação, fazer com sapata corrida com o máximo de profundidade de brocas, ou sapatas isoladas, ou com estacas pré-moldadas ou moldadas inloco.
      Eng Carlos.

  13. Marcos roberto
    mar 31, 2016 at 2:59 pm

    Olá Eng. Carlos. Qual seria a sua sugestão para eu fazer um sobrado com 3 pavimentos, sendo que no último seria sem laje, somente colocaria telhas de fibrocimento ou italiana. Eu poderia colocar brocas, com no mínimo 3 metros de profundidade junto com sapatas e baldrames? Obrigado e aguardo respostas.

    • mar 31, 2016 at 3:45 pm

      Marcos, eu sugiro 2 itens:
      – as brocas deveriam ser de no mínimo 4 metros de profundidade.
      – você acertar com o engenheiro responsável fazer o projeto estrutural para calculo exato da profundidade e todo o concreto armado.
      Eng Carlos.

  14. Emerson Castro
    abr 12, 2016 at 7:47 am

    Eng Carlos, qual sua sugestão para no caso de uma broca com um bloco de 50x50x55cm por pilar e vigas baldrame de 20x50cm para uma fundação de uma escada de concreto com apenas um patamar intermediário e laje espessura de 12 cm, largura do de cada lance e patamar é de 1,65m, pé direito total de 3,20m. O patamar possui apoio em viga também de 20×50 que apoia em pilares de 20x20cm, largura e comprimento da escada é de 3,40X3,80m

    • abr 12, 2016 at 9:38 am

      Emerson, não entendi o que qual sugestão você está querendo, pois pelo seu comentário já estaria tudo dentro dos padrões para execução.
      Eng Carlos.

  15. Arildo Lourenço da Silva
    abr 13, 2016 at 9:46 am

    Bom dia Eng Carlos, estou fazendo um sobrado, no térreo será uma oficina e no andar superior sala de jogos, o terreno é plano é o solo bem firme, foi feito um corte no terreno, estamos utilizando brocas manuais de 2,00m com 4 barras de 12mm, além de sapatas e baldrames, você acha que deveríamos alimentar a profundidade das brocas?

    • abr 13, 2016 at 9:48 am

      Arildo, eu aconselharia brocas entre 3 a 4 metros para sobrado, mas converse com o Eng Responsável para ele passar maiores detalhes.
      Eng Carlos

  16. Arildo Lourenço da Silva
    abr 13, 2016 at 9:51 am

    Bom dia Eng Carlos, ótimo texto… Estamos construindo um sobrado com 2 pavimentos, no térreo será uma oficina, no superior, salão de jogos, terá apenas uma laje. O solo é firme, e plano pois foi realizado um corte no terreno. Estamos utilizando brocas de 2m de profundidade com 4 barras de 12mm, além de sapatas e baldrames, gostaria de saber se deveríamos aumentar a profundidade das brocas ou se é aceitável visto a boa resistência do solo, que chega a ter várias rochas.

    • abr 13, 2016 at 10:25 am

      Arildo, eu aconselharia brocas entre 3 a 4 metros para sobrado, mas converse com o Eng Responsável para ele passar maiores detalhes.
      Eng Carlos

  17. Arildo Lourenço da Silva
    abr 13, 2016 at 9:54 am

    OK, obrigado pela ajuda e as várias outras dicas que encontro aqui. Abraços

    • abr 13, 2016 at 10:26 am

      Arildo, eu que agradeço, pois se não fossem pessoas como você meu site não teria sentido.
      Eng Carlos

  18. gerson
    abr 14, 2016 at 6:28 pm

    ola
    qual a dimensao da ferragem armada para brocas de 3metros de profundidade???
    obrigado

    • abr 16, 2016 at 3:38 pm

      Gerson, as dimensões das ferragens das brocas, deve ser a mesma ferragem que será utilizada nos pilares.
      Eng Carlos.

  19. André
    abr 15, 2016 at 10:41 pm

    Olá Eng Carlos.

    Gostaria de uma orientação do senhor, estou construindo um sobrado, e não farei laje no piso superior, a laje existente precisa de reforço pois foi utilizado mais pó de pedra do que areia a 25 anos atrás na construção da mesma, o que o sr me orienta como reforço dessa laje ? São 75m², até agora foram feitas 6 sapatas 50x50x20 colunas 7×17 3/8. nas extremidades da casa. Na parte interna da casa é necessário mais 2 sapatas ou posso fazer 2 brocas de 1,5m ??

    Obrigado.

    • abr 16, 2016 at 3:36 pm

      André, como você começou com sapatas, acho melhor fazer sapatas. Também sobre a laje que além de ter feito o cobrimento com pedrisco deve ter sido calculada para laje de forro, seria aconselhável você colocar uma malha de ferro em toda a laje e concretá-la.
      Mas converse com o Eng. Responsável pela obra para que ele passe maiores detalhes.
      Eng Carlos

      • André
        abr 16, 2016 at 7:11 pm

        Muito obrigado pelas dicas e parabéns pelo excelente trabalho.

        • abr 16, 2016 at 8:03 pm

          André, eu que agradeço, pois se não fosse pessoas como você não teria motivo para fazer este site.
          Eng Carlos.

  20. Júlio
    abr 18, 2016 at 8:38 pm

    Olá eng. Carlos td certo,estou construindo uma casa de tres quartos, sendo um suite,1sala,uma cozinha e um banheiro social, como tem uma queda no terreno resolvi fazer uma garagem em baixo da cozinha,sala e do quarto suite.No alicerce sera feita 8 brocas com dois ferros no centro para travar a sapata,8 sapatas,colunas e vigas baldrames.Vou fazer as sapatas,a viga baldrame e as colunas farei com ferro 5/16 e as vigas serão de ferro 3/8 e uma viga central de ferro de 1/2,o solo é firme porém com um metro de profundidade encontra agua,o que voce acha que posso melhorar aqui na minha obra?

    • abr 18, 2016 at 8:53 pm

      Júlio, de uma forma geral está boa, mas a ferragem das brocas seria bom usar as mesmas dos pilares e em relação a quantidade de brocas e blocos analisar se não está fincado vãos muitos grandes entre brocas, caso esteja aumente o número de brocas.
      Qualquer dúvida converse com o Eng Responsável, pois ele pode te maiores detalhes da construção.
      Eng Carlos.

  21. Júlio
    abr 19, 2016 at 7:25 pm

    Voce quer dizer que os ferros das brocas devem ser da mesma espessura?ou que devo descer dentro da broca os ferros estrivados dos pilares de 5/16?
    Valeu obrigado

    • abr 19, 2016 at 7:41 pm

      Júlio, os ferros devem ser da mesma espessura e não precisa ir até até o fundo da broca, somente uma distância para fazer a ancoragem.
      Eng Carlos.

  22. Junior
    abr 23, 2016 at 11:34 am

    Olá Carlos meu nome é Júnior, estou abrindo brocas para fundação da minha casa, mas o solo contém muita água, pois antigamente o local era brejo e hoje casas populares.
    Já consegui abrir uma broca até encontrar areia, mas a água no buraco é intensa.
    Por favor me dê uma dica se irei encontrar problemas mais pra frente ou se estou no caminho certo.
    Obrigado!

    • abr 23, 2016 at 11:38 am

      Junior, brocas manuais não pode ser feita quando esta fica em contato com água, você terá que mudar o tipo de fundação, usando sapatas isoladas ou estacas pré-moldadas.
      Converse com o Eng Responsável para que possa te passar maiores informações ou outra forma para você possa executar para que não tenha problemas no futuro.
      Eng Carlos.

  23. Welington
    abr 27, 2016 at 6:50 am

    Bom dia Eng Carlos,
    Estou aumentando a casa e construindo sobrado, São 62m² ja coloquei 10 sapatas, a laje e de forro e me preocupa, como fazer este reforço de maneira segura, e com este reforço, aguentaria o peso.??

    Agradeço e parabenizo pelo site.

    • abr 27, 2016 at 8:49 am

      Welington, para uma análise mais exata, o correto seria você conversar com o Eng Responsável, pois ele iria até o local e faz uma vistoria, vendo dimensões das sapatas, armações, ver se tem brocas e suas especificações. Desta forma você teria segurança de que nenhum problema ocorrerá no futuro.
      Eng Carlos.

  24. Danilo
    abr 29, 2016 at 10:26 pm

    Boa Noite eng Carlos. Entao,eu estou na faze de acabamento de minha casa. Porem eu gostaria de constuir um comodos em cima do quarto,o mesmo foi estruturado da seguinte forma: brocas de 80cm de profundidade e 4 sapatas de 50×50×30. O sólo é bem firme(popular piçarra). alguma dica por favor,desde ja te agradeço…

    • abr 30, 2016 at 10:48 am

      Danilo, mesmo sendo piçarra o correto seria ter uma profundidade maior das brocas, em relação as sapatas está bem dimensionada, mas para ter certeza converse com o Eng Responsável para ele ir ao locar e te passar maiores detalhes.
      Eng Carlos.

  25. Danilo
    abr 29, 2016 at 10:29 pm

    ***fase ao inves de faze e um cômodo ao inves de um cômodos***

    • abr 30, 2016 at 10:48 am

      Danilo, mesmo sendo piçarra o correto seria ter uma profundidade maior das brocas, em relação as sapatas está bem dimensionada, mas para ter certeza converse com o Eng Responsável para ele ir ao locar e te passar maiores detalhes.
      Eng Carlos.

  26. Joao
    maio 05, 2016 at 9:00 pm

    Tenho um terreno plano, porém o terreno no trato chega facilmente a 5m de profundidade, a casa vai ter um vão livre de 5m e altura da laje com 3,80m, só no vão livre nos 4 pilares vai ser colocado bloco de 50x50x30 o restante da casa vai ser broca de 25 cm de diâmetro, com baldrame com ferragem de 15x25cm, as brocas a cada 2m… Mesmo não encontrando solo firme é possível ter estabilidade assim? Grato.

    • maio 05, 2016 at 9:45 pm

      João, se for fácil de furar as brocas, mas o terreno for firme, não teria problemas, agora se o terreno for fraco, você deveria conversar com o Eng. Responsável para ele fazer uma visita na obra e ver o que pode ser feito de melhoria.
      Eng Carlos.

  27. Robson
    maio 09, 2016 at 3:30 pm

    Olá eng. Carlos, vou construir um sobrado de 170m2.
    No projeto que estamos trabalhando prevê por enquanto 16 estacas. Ainda não fiz a análise de solo, mas conversando com os vizinhos deu entre 15 e 21 metros de estaca em cada um.
    Então minhas perguntas são: As brocas precisam ser fundas até encontrar com solo bem firme? Se sim já posso descartar o uso das brocas.
    Qual a diferença de preço de um radier e estacas pra essas profundidades? Quanto aproximadamente eu gastaria em um radier contando que o piso inferior ficaria com mais ou menos 85m2?
    Sei da seriedade do assunto e gostaria de acertar na escolha.
    Desculpe a quantide de questionamento mas realmente gostaria da sua opinião para depois trabalhar com o meu engenheiro.
    Desde já agradeço

    Robson

    • maio 09, 2016 at 4:06 pm

      Robson, em relação as profundidades das brocas você vai somente ter certeza com o cálculo estrutural, normalmente para sobrado não chega a profundidade que você comentou. Para sobrado eu particularmente não aconselharia radier e sim estacas ou brocas e blocos.
      Como você quer ter certeza do que está fazendo eu aconselharia você fazer um projeto estrutural.
      Converse com o eng responsável, pois ele pode passar maiores detalhes.
      Eng Carlos.

  28. Robson
    maio 09, 2016 at 4:51 pm

    Muito obrigado por responder. Já me passou pela cabeça até em fazer as paredes internas em drywall para diminuir a carga.
    Pelo que entendi com relação as brocas devem ter no máximo de 6m de profundidade correto?
    Um abraço
    Robson

    • maio 09, 2016 at 4:59 pm

      Robson, não tem uma profundidade máxima, pois vai depender da sobrecarga e do tipo de terreno, mas normalmente com um terreno bom, e a construção com vãos não muito grande a profundidade de 6 metros estaria razoável. Mas depende do calculo estrutural.
      Eng Carlos

  29. Robson
    maio 09, 2016 at 5:17 pm

    Vlw amigão, me ajudou bastante. Vou fazer a sondagem spt e conversar com o engenheiro para chegarmos a um acordo em cima do projeto estrutural.
    Parabéns pela tua disponibilidade para ajudar pessoas que você não conhece.
    Um grande abraço
    Robson

    • maio 09, 2016 at 5:20 pm

      Robson, qualquer duvida entre em contato.
      Eng Carlos.

  30. maio 13, 2016 at 10:24 pm

    Ola eng carlos, vou iniciar uma obra de 60 m2 com 4 lajes, minha pergunta e quantas brocas de 3m e recomendado para cada sapata de 1mx1mx70cm, ou so uma ja e suficiente

    • maio 14, 2016 at 3:26 pm

      Leandro, somente com essas informações fica difícil, pois depende muito do terreno, mas para ter certeza você deve conversar com o Eng Responsável da sua obra para que ele faça o cálculo estrutural.
      Eng Carlos.

  31. dion santana
    maio 22, 2016 at 2:07 pm

    estou fazendo uma casa de 4 comodos e o terreno foi plainado e o solo é firme tanto q me deu um trabalhão pra abrir o alicerce kkk as brocas eu fiz com 1.60 de profundidade estaria bom ?

    • maio 22, 2016 at 7:59 pm

      Dion, o ideal seria em torno de 2,00 a 2,50 metros, mas caso não consiga furar mais pode deixar desta forma, mas converse com o Eng. Responsável para que ele possa passar maiores detalhes.
      Eng Carlos.

  32. Darcilio
    maio 22, 2016 at 8:26 pm

    Caro Eng. Carlos,
    Comprei uma casa que foi construida a 30 anos. Estou querendo levantar o ponto da cobertura (mais 1 m) e elevar a laje da sala. O pé direito e´baixo :2,40m. as lajes foram construidas sobre vigas de amarração 10×30 sobre a alvenaria. O problema é que não encontrei nenhum pilar, nem baldrame armado na fundação, que é só de de tijolos maciços. para levantar o ponto do novo telhado, pretendo cortar as paredes 30cm e fazer pilares em todos os encontros de paredes. Minha grande dúvida é como fazer a fundação desses pilares, ja que não poderei amarrar com cintas. A fundação de tijolinhos sob as paredes existentes tem uns 70cm de profundidade. Penso em não quebrar a continuidade da fundação existente, só reforçar onde vou criar os pilares que vão suportar as novas vigas. Estou pensando em escavar dos dois lados da fundação 60×60 com 70cm de profundidade criando 2 blocos envolvendo a fundação. quebraria só 30×30 cm da fundação criando uma mini viga entre os blocos, de onde iria sair o arranque dos pilares. Ou voce acha melhor eu interromper a fundação de tijolinhos existente, e fazer bloco com broca?

    • maio 23, 2016 at 8:55 am

      Darcilio, caso o solo for bom e as paredes estão boas (sem aparência de trincas), acho que você deve fazer como comentou sem interromper a fundação. Mas caso contrário você deve interromper a fundação fazendo brocas e blocos e subir coluna para depois receber a viga de respaldo e esta para receber a laje.
      Mas qualquer dúvida consulte um Engenheiro da sua região para que possa te passar maiores detalhes.
      Eng Carlos.

  33. Eder
    maio 27, 2016 at 6:37 pm

    Boa noite Carlos.
    Mais uma vez venho agradecer pela riqueza de informações e conhecimento divulgados em seu site. Minha dúvida é a seguinte: Irei construir as fundações de um salão que terá um sobrado de dois andares em cima. Farei baldrames de 20×30 amarrados em sapatas de 55×30 em todas as junções no mesmo nível. As brocas terão armação de 17×17, 4 ferros de 10mm com estribos a cada 20cm e diâmetro de 25cm. Porém, pelo fato da terra ser muito dura (piçarra) o mestre da obra disse que se as brocas tiverem profundidade de 1 metro já será o suficiente para sustentar a carga da estrutura desde que devidamente amarradas aos baldrames e à sapatas, sendo todo o conjunto estrutural preenchido com concreto usinado 25 Fck.
    Na sua opinião, dentro destes números, 1 metro de profundidade das brocas estaria dentro da zona de segurança para a fundação?

    • maio 27, 2016 at 10:44 pm

      Eder, acho que um metro é muito pouco, o correto seria fazer um projeto estrutural para saber as cargas que das brocas e com essas cargas deve ser dimensionadas as fundações.

      Eng Carlos

  34. Eder
    maio 28, 2016 at 6:32 am

    Ok. Tratarei de me reunir com o mestre de obras e estudar o aprofundamento das brocas, deixando-as com no mínimo 2 metros.
    Mais uma vez muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    • maio 28, 2016 at 8:04 am

      Eder, já construir sobrados e o mínimo que pedi para fazer era de 3 a 5 metros, estude bem para você não ter problemas de trincas no futuro, por causa da fundação.
      Eng Carlos

  35. bruno
    maio 28, 2016 at 11:38 am

    Bom dia Eng. Carlos, estou construindo um sobrado de 3andares, com 7,5 x 5,3 m e fiz 9 brocas de 40 cm de diametro e 6 metros de profundidade, espaçadas igulamente em linha de 3. pretendo colocar pilares de canto com 15x30cm com 6 aços de 12,5mm e blocos de canto de 80x80x60cm e pilares de centro e de extremidade de 20×40 com blocos de 100x100x60, vigas de travamento com 20×40 e 6 aços de 12,5mm e estribos de 6.3 com 20 cm. gostaria de saber se estas dimensões estão boas para suportar os pesos das 2 lajes. abraço e desde ja agradeço a oportunidade.

    • maio 28, 2016 at 1:29 pm

      Bruno, pelo seu comentário estaria bom, mas para ter certeza o correto seria você conversar com o Eng. Responsável fazer o calculo estrutural, pois desta forma você não correria nenhum risco.
      Eng Carlos.

  36. jun 14, 2016 at 12:18 pm

    OH SR CARLOS, MAIS UM PEDINDO SUA AJUDA! E Q PELO Q VEJO TEM AJUDADO A MUITOS NESSA ILHA CHAMADA DE BRASIL. ONDE TUDO É TÃO DIFICIL, ESTOU COMEÇANDO A FUNDAÇÃO DE UMA CASA, GOSTARIA DE SABER UMA COISA VOU CONSTRUIR UM ALICERCE PARA SORADO, SÓ VAI TER A PRIMEIRA LAGE E EMCIMA VOU COBRIR COM TELHADO ETERNITE DE 6MM. VAMOS A PERGUNTA,
    O TERRENO É BEM FIRME PRA SE TER UMA IDEIA O POÇO DE AGUA DO MEU PAI TEM ONZE METROS DE PROFUNDIDADE, E A PARTE ONDE VOU CONTRUIR É UNS 5 METROS MAIS ALTO.
    VOU CONTRUIR UMA COZINHA DE 6X3,50 UM BANHEIRO1,50 ESPAÇO DA ESCADA 2X2,0 E UM QUARTO 4X3,00, TOTALIZANDO 2 DE PAREDE 13,50 E 4 PAREDES DE 3,50., SE EU FIZER AS BROCAS COM 2,50 ESTA BOM? QUAL A DISTANCIA ENTRE AS COLUNAS? A CADA 3 METROS ESTA BOM, ? AS SAPATAS PODE SER 0,60X60X,30 OU TEM Q SER MAIOR? O BALDRAME PODE SER 0,20X0,30. ME AJUDA AI SEU CARLOS. TENHO OUVIDO TANTOS VOMENTARIOS, MASI PREFIRO OS SEUS MUITO OBRIGADO E Q DEUS O ABENÇOE.

    • jun 14, 2016 at 1:36 pm

      José Antonio, conforme seus comentários em relação as brocas:
      1) Como é sobrado, tentar fazer com mais de 2,50, de 3 a 4 metros,
      2) O distanciamento faça nos encontros das paredes, pois já sobe os pilares.
      Os demais itens conforme você falou do terreno e demais itens estria bom.
      Mas se ainda surgir dúvidas converse com um Engenheiro, pois ele pode passar maiores detalhes.
      Eng Carlos.

  37. Valéria
    jun 16, 2016 at 4:36 am

    Olá Carlos!
    Achei sua página bem bacana.
    Eu tenho algumas dúvidas: qual profundidade a armadura deve alcançar dentro da broca? Ela deve ter o mesmo tamanho (profundidade)? Deverá ter estribos? É possível e/ou recomendável que a armação broca-coluna seja inteira, digo somar a profundidade que ela deve atingir dentro da broca com a altura da coluna e utilizar os vergalhões inteiros, sem emendas?

    • jun 16, 2016 at 8:25 am

      Valéria, muito obrigado.
      Em relação a armação das brocas, não precisar ir até o fundo das brocas, pode deixar somente uma parte do aço dentro das brocas, em torno de 1 metro, e não precisa de estribo. A Armação também não precisa ser do tamanho da coluna (se fosse seria melhor), pode deixar também em torno de uns 70 centímetros acima do nível da fundação acabada, para fazer a ancoragem dos pilares.
      Eng Carlos.

  38. Cícero Lima da Rocha
    jun 16, 2016 at 8:25 pm

    Olá Eng. Carlos.
    Tenho uma pergunta sobre uma contenção de terreno que quero fazer. O nível do meu terreno em relação a calçada é de 1,5m. Quero fazer uma contenção de pedras grês e amarrações de vigas de concreto. Considerando que esta contenção terá altura de 1,5m e 7,5 m de comprimento, pretendo colocar 04 colunas de concreto armado distantes 2,5 m cada, bem como uma viga embaixo e outra em cima. Qual seria a profundidade da broca em cada coluna. O terreno é firme, arenoso (perto de um riacho). Não pretendo colocar ancoragens ou similares no muro de contenção.

    • jun 16, 2016 at 9:37 pm

      Cícero, como será somente muro eu faria com 1,5 metros de profundidade e com armação em toda profundidade, mas o correto seria você conversar com um Engenheiro para ir até o local e te passar maiores detalhes. Desta forma você poderia economizar na execução.
      Eng Carlos.

  39. Luis
    jun 16, 2016 at 9:47 pm

    Vou fazer um sobrado e fiz as brocas com máquina. Meu terreno tem uma laje de pedra. Nenhum furo foi mais que 2,5m. Oq faço?

    • jun 17, 2016 at 8:53 am

      Luís, o correto seria você conversar com um engenheiro e ele fazer uma visita no local e depois se for o caso fazer o projeto estrutural para ver a carga que serão transmitida para as brocas e conforme a análise pode trocar o tipo de fundação para sapatas ou outra alternativa como fazer 2 ou 3 brocas para cada pilar e fazer um bloco de concreto.
      Eng Carlos.

  40. José de Pádua
    jul 01, 2016 at 9:37 pm

    Olá Eng Carlos, estou fazendo uma previa de custo antes de construir, meu terreno foi aterrado e nivelado há 4 anos, porem acho que o aterro ainda não está firme o suficiente para sustentar uma casa. Pretendo construir uma casa de 110m² sem laje e com telhas metálicas, por opção mesmo. O aterro varia de 6 a 0,5m (terreno em declive). A questão é, posso construir brocas com tamanhos diferentes? As da parte mais rasa teriam aproximadamente 2m e a mais funda aprox 8. Segundo, uma broca com 250mm de diâmetro feita com concreto 30MPA suportaria qual carga? Essa carga varia em função da altura da broca? Estou estimando o valor para ter uma previa antes de buscar um engenheiro.

    • jul 02, 2016 at 9:04 am

      José, quanto a fazer brocas de profundidades diferentes não tem nenhum problema, a carga varia em função do peso da construção que descarrega na broca.
      Para saber o valor da carga você precisa conversar com o engenheiro para que ele possa calcular e te passar os valores corretos.
      Eng Carlos.

  41. jeferson
    jul 02, 2016 at 4:35 pm

    Boa tarde Eng.Carlos
    Estou projetando um Rdier onde tive que fazer contenção de um lado, onde usei broca apoiada a 4 a 5 m
    mas estou com duvida no calculo da armadura das brocas ( 6 Ø 8 e estribo a cada 20)
    cada pilar da contenção vai absorve 5t de carga.

    • jul 02, 2016 at 8:11 pm

      Jeferson, analisando superficialmente para que está bom, mas ter certeza somente fazendo o calculo estrutural.
      Qualquer dúvida consulte um Engenheiro que pode tirar as suas dúvidas.
      Eng Carlos.

  42. Rafael
    jul 13, 2016 at 7:00 pm

    Boa noite Eng Carlos,
    Primeiramente parabéns pelo site. Em uma casa térrea de 100 m², o ideal seria fazer brocas a cada amarração de paredes? E em relação ao muro, o ideal é fazer a broca a cada quantos metros? Com profundidade de 2 metros, está bom?
    Obrigado

    • jul 14, 2016 at 8:37 am

      Rafael, Obrigado pelo elogio. Em relaçao as brocas o ideal é fazer sempre nos encontros da paredes, salvos em vãos grandes que ter brocas no centro. Em relação ao muro o ideal é fazer a cada 2,5 metros em as mesmas. Em relação a profundidade para muro 1,5 metros está bom, para casa tenta escavar entre 2 a 3 metros.

      • Rafael
        jul 14, 2016 at 11:06 pm

        Quanto a vão grande posso considerar para maiores de 5 metros? e posso ligar as brocas diretamente no baldrame? Sem usar os blocos?

  43. Cláudio Martins
    ago 08, 2016 at 4:29 pm

    Boa tarde Engenheiro Carlos, tudo bem? Agora é minha vez de te ocupar com minha pergunta. Estou querendo fazer uma casa de 70M² e com um quarto em cima, no total de 2 lajes. Estou pensando em colocar 15 brocas com profundidade de 3 metros cada, visto que o solo aqui é muito firme. Sendo assim, te pergunto qual tijolo no térreo que eu usaria 12 furos 12cm ou de 12 furos 15cm? Outra pergunta: Colunas inteiriças da broca até a primeira laje, (6 metros) visto que o segundo cômodo farei mais para frente. Os ferros teria que ser de 12,5mm ou pode ser de 10mm? Qual o diâmetro do radier que me recomenda, e qual o diâmetro das vigas nesse caso? Precisa de mais vigas, quantos radier? Desculpe Carlos o tamanho do texto, aqui foi o único local que achei que realmente responde as nossas dúvidas, parabéns e desde já te agradeço muito a sua atenção.

    • ago 08, 2016 at 5:21 pm

      Cládio, vamos lá:
      – Em relação as brocas pela quantidade estaria boa, mas sempre coloque nos encontros de paredes.
      – Com relação aos tijolos pode fazer as paredes externas com 15 cm e interna com 12 cm.
      – As colunas pode fazer somente para a primeira laje e onde for subir para a segunda deixe arranque, pois colunas muito alta pode é muito difícil de trabalhar.
      – Pode usar ferros pode ser de 10 mm onde for subir o pavimento superior e onde for somente no térreo pode usar 8 mm.
      – As brocas pode ser de diâmetro de 25 a 30 cm dependendo do terreno.
      – As vigas baldrames pode ser de 15 x 30 cm
      Esta é apenas uma sugestão, mas converse com o Eng Responsável, pois ele pode ir até o local e te passar maiores detalhes.
      Eng. Carlos.

  44. Cláudio Martins
    ago 08, 2016 at 5:54 pm

    Valeu meu amigo Carlos, muito obrigado pela explicação e atenção para com a gente. Só queria saber mais uma coisinha: As colunas tem que ser de qual medida, sendo o tijolo de 14cm, as vigas são de 13cm ou 14 por quanto? Muito obrigado pela atenção.

    • ago 08, 2016 at 7:47 pm

      Cláudio, para tijolo de 14 cm e pode ser de 11 cm (deixar 1,5 cm de cobrimento, está abaixo da Norma mas desta forma ganha na largura dos pilares), as vigas pode seguir a mesma largura dos pilares.
      Eng Carlos.

    • ago 08, 2016 at 7:48 pm

      Cláudio, a altura das vigas de respaldo pode ser entre 25 a 30 cm de altura.
      Eng Carlos.

  45. Cláudio Martins
    ago 09, 2016 at 2:06 pm

    Engenheiro Carlos, muito obrigado por tudo e sua atenção, você é uma pessoa ótima e que gosta de ajudar os outros, parabéns. Como você mesmo disse, essas perguntas são só para termos noção, pois não te passamos dados precisos de nada, do terreno, móveis, tipo de telhas, então temos que saber que sua ajuda é uma ajuda, coisa concreta para seguirmos, teríamos que te passar tudo, como você disse, procure um engenheiro. Muito obrigado mesmo Carlos e continue sempre assim.

    • ago 09, 2016 at 2:22 pm

      Claudio, de nada, o que eu faço é para ajudar pessoas, pois eu acredito que com um pouco de conhecimento que tenho posso pelo menos tentar ajudar na medida do possível, qualquer coisa entre em contato.
      Eng Carlos.

  46. lourival tavares matiello
    ago 11, 2016 at 10:29 am

    bom dia fiz umburaco de 2 mts de profundidade em local umido local com pouco de brejo, coloquei ferros cruzando a coluna de 1,5m mais ou menos, e fiz uma laje na flor da terra. gostaria de saber se eu fizer uma coluna redonda de 17 centimetros de diametro numa altura aproximada de 4,5 m, aguentaria uma caixa de agua de 500 litros.

    • ago 11, 2016 at 11:16 am

      Lourival, como no momento não estou fazendo projeto estrutural, não sei te informar com exatidão, mas pela minha experiência acho que veria fazer a broca mais profunda, ou fazer outras brocas perto e fazer um bloco de concreto.
      Eng Carlos.

  47. lourival tavares matiello
    ago 11, 2016 at 1:00 pm

    ok obrigado;

    • ago 11, 2016 at 7:28 pm

      Lourival, é uma pena que não te ajudei muito neste caso.
      Eng Carlos

  48. aluisio
    ago 15, 2016 at 9:06 pm

    ola fiz minha fundaçao com 3 metros sapatas 60×60 e viga baldrame 15×30 solo firme posso fazer 2 lajes tranquilo toda ferragem foi 3/8

    • ago 15, 2016 at 9:29 pm

      Aluisio, de uma maneira geral está bom, mas você deve conversar com o Eng Responsável pelo projeto, pois será ele que vai declarar na ART a responsabilidade técnica.
      Eng Carlos

  49. Arildo Lourenço da Silva
    ago 16, 2016 at 12:14 pm

    Boa tarde Eng Carlos, estou aqui mais uma vez para tirar uma dúvida após ler vários outros comentários. Quando eu executo uma broca manual com 3 m de profundidade eu não preciso armar essa broca até o fundo? Ela fica somente com concreto, e apenas no topo da broca eu coloco os arranques para os pilares ou a broca é armada por inteiro e além disso eu coloco os arranques para o pilar? Estou com essa dúvida pois na construção que estamos fazendo teremos pilares de 20×20 com ferros de 12,5 mm, então se eu faço a broca com 3 m eu preciso fazer com essa mesma ferragem ou apenas coloco arranques para os pilares? Mais uma vez obrigado por compartilhar conosco o seu conhecimento e experiências.

  50. Jânio
    ago 20, 2016 at 4:18 am

    Boa noite engenheiro Carlos. Iniciei 14 brocas para uma construção de 180 metros, sobrado com duas Lajes. Acontece que com 3 metros deu água, em alguns pontos 4 metros, mas o solo é bom, firme. Tres perguntas, com essa profundidade já seria possível construir? E se eu mudar de trado manual para perfura triz? O fato de ter dado água e eu aprofundar mais pode ter mais implicações ?
    Te pergunto isso porque o empreiteiro pediu no mínimo 5 metros.
    Obrigado e parabéns por tão boa idéia de site.

    • ago 20, 2016 at 11:06 am

      Jânio, resposta as peguntas:
      1) Como é sobrado o ideal seria no mínimo de 4 metros de profundidade.
      2) Com a perfuratriz seria uma boa ideia para adiantar os serviços.
      3) Quando encontra água não é recomendável da continuidade, o correto seria fazer duas brocas perto e ligadas com bloco.
      Converse com o Eng Responsável, para ele passar maiores informações.
      Eng Carlos.

      • Jânio
        ago 21, 2016 at 5:19 pm

        Olá boa tarde, agradeço a tempestividade na resposta. .. no caso contratei arquiteto. De qualquer forma me diz uma coisa. .. 14 brocas com sapatas de 60x60x40 todas amarradas com as vigas do baldrame e preenchidas com concreto especifico…na sua experiência poderia ter algum problema ou eu poderia iniciar a obra, até porque Algumas de 3 e outras 4.

        • ago 21, 2016 at 5:47 pm

          Jânio, a profundidade das brocas vai depender da carga que a broca vai receber, pode ser que de 3 a 4 metros não tenha problemas, como teve caso que vi que essa metragem não teve problemas, mas teve caso que precisou de pelo menos de 5 metros.
          Eng Carlos.

  51. Arildo Lourenço da Silva
    ago 23, 2016 at 11:39 am

    Boa tarde Eng Carlos, estou aqui mais uma vez para tirar uma dúvida após ler vários outros comentários. Quando eu executo uma broca manual com 3 m de profundidade eu não preciso armar essa broca até o fundo? Ela fica somente com concreto, e apenas no topo da broca eu coloco os arranques para os pilares ou a broca é armada por inteiro e além disso eu coloco os arranques para o pilar? Estou com essa dúvida pois na construção que estamos fazendo teremos pilares de 20×20 com ferros de 12,5 mm, então se eu faço a broca com 3 m eu preciso fazer com essa mesma ferragem ou apenas coloco arranques para os pilares? Mais uma vez obrigado por compartilhar conosco o seu conhecimento e experiências.

    • ago 23, 2016 at 12:40 pm

      Arildo, normalmente não precisa armar a broca toda e os arranque que colocados na broca devem ser de pelo menos o diâmetro e quantidade dos pilares.
      Eng Carlos.

  52. Erika
    set 18, 2016 at 10:08 am

    Bom dia Engenheiro Carlos muito boa a aula e explicação, estou com uma duvida..

    tenho um terreno em declive.. a sala que e o inico da casa está em terreno plano após começa o declive e até o final da casa tem a diferença de cota de 2,08 cm .. estou fazendo com broca e 3 metros de profundidade a cada extermidade de paredes .. é uma casa térrea de 70m² ( 7 de frente e 10 de fundo ) e ficará em pilotis.. gostaria de saber se a broca com 3 metros para uma casa térrea em declive é o suficiente.. é montanhoso o lugar.

    • set 19, 2016 at 9:04 am

      Erika, bom dia.
      Vai depender do tipo do solo, mas a parte que está em pilotis poderia passar para pelo menos 4 metros.
      Mas converse com Eng Responsável, pois ele te passará os valores mais exatos para que você não tenha segurança.
      Eng Carlos.

  53. gustavo
    set 21, 2016 at 8:18 pm

    ola engenheiro !

    como vi ai nas conversa meu caso é parecido com a conversa acima tenho um terreno um pouco em declive porem vou fazer uma casa com 2 quartos sala cozinha e banheiro porem é pequena ja fiz a valeta da viga baldrame porem nas borocas nao consegui furar mais de 1 metro pq o chão é muito duro possso fazer desta fundura ou vai ter problemas vou fazer ela com 15 brocas de 20 cm nao vai ter laje no momento pensei como o chao é muito duro nao vai mais fundo fazer nos cantos uma sapata simples só para garantir , no local onde e meu terreno os pessoal la falou que nao fura mais que isso posso fazer assim msm obd

    • set 21, 2016 at 9:19 pm

      Gustavo, fica difícil de responder com exatidão, eu aconselharia você conversar com o Eng. Responsável par ver o que ele aconselha, pois é ele quem pode passar maiores detalhes no seu caso.
      Desculpe em não poder te ajudar.
      Eng Carlos.

  54. antonio
    set 24, 2016 at 5:37 pm

    em minha construção fiz broca de 30cm de diametro com 2e sapata de 60×60 cm em cima depois fiz radie 10×30 cm, isto para parede singela bloco 9x19x39 . so ,que meu terreno e macape posso fica tranquilo.

    • set 24, 2016 at 6:03 pm

      Antonio, conforme seu comentário parace que não terá problemas, mas para ter certeza conforse com o Eng Responsável, para ele analisar melhor.
      Eng Carlos,

  55. Adriana
    out 18, 2016 at 11:02 am

    Estou executando um projeto de 60m2,sendo 03 Lajes,e o primeiro pavimento será vão livre (garagem),portanto serão 8 brocas de 04 metros de5/16,8 sapatas 70×70,08 colunas 3/8,vigas baldrames 20×50 e vigas da laje 20×50 sendo 02 no meio,pois o terreno em questão, usarei 6m x10m,e é de esquina, e solo firme e plano, oque preciso saber se as vigas de sustentação da primeira laje está nos padrões, e se as demais medidas dos ferros estão de acordo. Há e se as Lajes precisa ser qual:h8 ou h 16,desde já desculpe se a minha pergunta ficou confusa, portanto estou com diversas dúvidas.

    • out 21, 2016 at 10:07 pm

      Adriana, sobre as dimensões da estruturas de concreto, que pode te dar uma informação mais exata é o engenheiro ou arquiteto responsável, converse com ele para que você não tenha problemas futuro e nem gaste a mais do necessário.
      Sobre a laje, depende do vão e da sobrecarga para definir melhor, mas normalmente a usa a H12 ou superior para piso, mas converse com quem irá fornecer a laje para você, pois ele terá responsabilidade técnica sobre a a laje.
      Eng Carlos.

  56. Tiago
    out 19, 2016 at 10:46 am

    Carlos, bom dia!

    para as brocas para casas térreas, com espaço entre elas de no máximo 2m e com baldrame…nas brocas é melhor usar 3 barras de 3/8 ou 4 barras de 5/16?…vejo muitos pedreiros usarem 3 barras de 3/8, e depois muda para colunas com 4 barras… as duas formas são corretas? grato.

    • out 21, 2016 at 10:09 pm

      Tiago, normalmente usa as mesmas bitolas das armações das vigas.
      Eng Carlos.

  57. EVANDOLO
    out 22, 2016 at 7:45 am

    BOM DIA ,ENG.CARLOS ,TENHO UM TERRENO 12 POR 28 ELE E UM POUCO ARENOSO ESTOU FAZENDO CASA TERREA DE 170MT2 ONDE SERA PERFURADA 46 BROCAS DE 4 MT 2 E 11 BROCAS DE 5MT 2,E 4 SAPATAS NO CANTOS DA RESIDENCIA,ONDE EM CIMA IRA 2 VIGAS DE SETE METROS .QA ORIENTAÇAO E ?ESTA ESTRUTURA ESTA EM CONFORMIDADE?

    • out 22, 2016 at 9:50 am

      Evandolo, olhando de forma geral está em conformidade, mas converse com o responsável pela execução do projeto, pois ele poderá ir até o local e te passar maiores informações.
      Eng Carlos.

  58. Alex Oliveira
    out 27, 2016 at 3:59 pm

    Boa tarde, Eng. Carlos. Comprei uma casa que tem uma estrutura fraca, feita apenas por blocos na fundação. Pretendo fazer um reforço para construir um sobrado. Vou contratar um engenheiro para avaliar a situação “in loco”. Conversei com um pedreiro que é habituado a trabalhar na região e ele me disse que dá pra fazer a estrutura com brocas de 30cm com profundidade de 3m a cada 4m, sapatas 60×60 e tanto os pilares, quanto as vigas com 6 ferros, 4 de 3/8 nas extremidades e 2 de 5/16 no meio, sendo 7cm x 25cm, e estribados com 5/32 a cada 15cm. Considerando que o solo é firme, essa estrutura atenderia um sobrado com duas lajes h10? Pergunto, pois preciso ter uma noção do quanto vou gastar com essa reforma. Abraço

  59. Luiz Fabiano
    nov 06, 2016 at 10:22 pm

    Boa noite… Estou iniciando uma construção, um sobrado de 3 cômodos embaixo e 3 em cima com 2 lajes… Estou colocando 12 brocas com 2 metros e meio e sapatas de 70x70x40 e viga baldrame de 15×30 , brocas com mesma dimensões dos pilares, será que vai suporta?

    • nov 07, 2016 at 1:03 pm

      Luiz, Veja com o responsável técnico, pois a profundidade das brocas vai depender do tipo de terreno.
      Eng Carlos.

  60. Luiz Fabiano
    nov 07, 2016 at 7:21 pm

    Boa tarde… esqueci de mencionar o terreno é firme, bem firme

  61. alexandre
    nov 15, 2016 at 8:50 pm

    Boa noite Carlos

    Se puder me orientar agradeço, a minha situação é a seguinte, vou iniciar um muro num terreno úmido (baixada), nesse local já existem muros, porém, são muito simples, muito mesmo, sem qualquer estruturação tanto é que em um local o muro está inclinado, tipo um canto baixou/afundou e em outros locais o muro rachou em vários pontos o que leva a entender que o terreno trabalhou.
    Diante disso, o que seria ideal nessa situação?
    O muro terá 2,5 metros de altura e obervando boas obras pensei em fazer brocas de 2 metros de profundidade com pilares reforçados de 30X30cm a cada 2 metros com ferro 1/4 e fechar o muro com uma cinta para evitar distorções e rachaduras.

    • nov 15, 2016 at 9:30 pm

      Alexandre, Alem do que você mencionou, fazer uma viga baldrame de 20×25 e colocar ferragem nas brocas em toda a profundidade.
      Como você falou que é um terreno problemático converse com os vizinhos, construtor ou com um engenheiro para ir até o locar e passar maiores detalhes,
      Eng Carlos.

  62. alexandre
    nov 15, 2016 at 9:47 pm

    ok, entendi. Sobre a ferragem vou ligar a ferragem dos baldrames a ferragem dos pilares, tudo amarrado, o que vc me diz, ferros contínuos de 1/4 nos pilares/brocas é o suficiente? Nos baldrames qual seria a ferragem ideal?
    Como o muro terá 2,5 metros de altura, seria ideal fazer uma cinta no meio também ou só no topo como fechamento?
    Obrigado pela orientação, primeiro site pessoal em que se obtém respostas claras, parabéns.

    • nov 17, 2016 at 1:33 pm

      Alexandre, os ferros para os pilares se não tiver arrimo está bom, o baldrame, pode ser 5/16″ e se possível colocar um acinta no meio, pois você comentou que o terreno é muito ruim. Mas qualquer dúvida converse com um engenheiro e que ele possa ir até o local, para te passar maiores detalhes.
      Eng Carlos.

  63. José Carlos
    nov 17, 2016 at 11:58 am

    Olá, engenheiro Carlos. Acabo de me formar e me contrataram para realizar reforço estrutural de uma casa na qual será construída um segundo pavimento. Porém, essa casa não tem fundação adequada para isso, existe só um baldrame mesmo, visto que se trata de uma residência de 60 m², sem laje e com paredes finas, de cerca de 12 cm de espessura. Nesse caso, qual seria a forma mais adequada de se realizar uma fundação nova para suportar o segundo pavimento? É viável realizar esse projeto ou seria melhor demolir e começar do zero?

    • nov 17, 2016 at 12:44 pm

      José Carlos, acho que demolir fica ruim, pois perder todo esse “dinheiro” ninguém quer. Então o que poderia ser feito é fazer colunas e brocas nos cantos e em locais estratégicos para receber uma viga de respaldo para receber a primeira laje. Mas se achar conveniente, deve conversar com o engenheiro e acertar a melhor forma de fazer estes serviços, para que não dê problemas futuros.
      Eng Carlos.

      • José Carlos
        nov 17, 2016 at 6:21 pm

        Mas de qualquer forma teria que demolir pedaços da parede para se poder ter espaço para escavar as brocas, não? Porque a minha maior preocupação é essa, depois de reforçada a fundação, os pilares e vigas é mais tranquilo de se fazer.

        • tiago
          dez 21, 2016 at 6:05 pm

          Boa tarde,
          A respeito de sobrados onde tenhamos cargas em pilares de centro de 30tf, e estacas brocas com 32cm de diâmetro, poderia-se pensar como uma solução empírica: 3 estacas broca com bloco de coroamento?

          • dez 21, 2016 at 9:51 pm

            Tiago, pode fazer sim, sem problemas, somente deve ser calculado o bloco e a profundidade de cada estaca.
            Eng Carlos

  64. Reginaldo
    jan 19, 2017 at 11:52 am

    Bom dia engenheiro Carlos, para fazer uma garagem de 5.5 x 6.8 foi preciso tirar um barranco e ficou com 2 m de altura as brocas são 1,7 de distância mas não consegue furar mais que 1,5 de profundidade é um solo muito duro e o engenheiro que contratei quer com 5 m mas nem perfuratriz consegue

    • jan 19, 2017 at 12:25 pm

      Reginaldo, neste caso você precisa conversar com o engenheiro se não tem outra forma de fundação, como por exemplo fazer 2 ou 3 brocas com a profundidade que está conseguindo e fazer um bloco.
      Carlos

  65. Zilena
    fev 22, 2017 at 11:15 am

    Bom dia, Carlos. Iniciei a fundação para um muro de 4 metros de altura por 8,50 de comprimento, fiz o baldrame 0,20 x 0,40, sapatas de 0,60 x 1,20, mas o solo é bem firme, com piçarra, acredito que terei muita dificuldade de perfurar para fazer as brocas, qual a profundidade ideal: Caso eu não consiga fazer com a cavadeira e/ou trado, qual a indicação?

  66. Zilena
    fev 22, 2017 at 11:24 am

    Bom dia, Carlos. Iniciei a fundação para um muro de 4 metros de altura por 8,50 de comprimento, fiz o baldrame 0,20 x 0,40, sapatas de 0,60 x 1,20, mas o solo é bem firme, com piçarra, acredito que terei muita dificuldade de perfurar para fazer as brocas, qual a profundidade ideal: Caso eu não consiga fazer com cavadeira e/ou trado, qual a indicação?

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      fev 22, 2017 at 11:31 am

      Zilena, se for somente muro normal (sem ser de arrimo) pode ser com uns 2,5m a 3m de profundidade, caso não consiga esta profundidade você aumentar a quantidade de brocas.

      • Zilena
        fev 22, 2017 at 12:09 pm

        É muro de arrimo, mas nesses 8,5 metros fiz 6 sapatas de 0,60 x 1,20.. pretendo fazer 6 brocas.
        Está sendo muito difícil de escavar, o solo é muito duro e tem muita pedra. VocÊ acha possível fazer as brocas manualmente?

  67. KATHLYN MEDEIROS
    mar 13, 2017 at 4:03 am

    Bom Dia!

    Sou engenheira recém formada e estou executando minha primeira obra. Será uma casa térrea de 150m² em alvenaria estrutural, com blocos cerâmicos. Por falta de recursos financeiros do cliente, não foi realizada a sondagem SPT, porém segundo um trabalho de conclusão de curso realizado por um pós graduando, o mesmo ensaiou e classificou o solo da região como AREIA ARGILOSA.
    Estou pensando em fazer brocas com baldrame, pois não é viável o radier e estou em duvida quanto a sapata corrida, pelo fato desta não ser executada com grande profundidade e provavelmente não se apoiar em solo firme.
    Qual seria uma profundidade prudente para escavar as brocas, neste caso? Segundo os vizinhos, há grande probabilidade de encontrar água a partir dos 2 metros.

    Grata e obrigado pelo excelente trabalho e iniciativa!

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      mar 13, 2017 at 6:51 am

      Kathlyn, uma profundidade normal para casa casa térrea seria em torno de 2,5 a 3 metros de profundidade, como você falou que pode ter água e as brocas manuais não podem ser executada na presença de água você precisa analisar e em caso de uma carga elevada, talvez deveria fazer duas brocas e um bloco.
      Carlos

  68. Thiago
    mar 20, 2017 at 9:20 pm

    Ola, em um terreno com declive acentuado e solo não tão firme, qual seria a melhor solução de fundação para um sobrado neste terreno? Brocas com 4 ou 5 metros de profundidade juntamente com bloco seria indicado?
    Obrigado

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      mar 20, 2017 at 9:26 pm

      Thiago, a profundidade vai depender da carga, aconselho você conversar com o profissional responsável pelo projeto e ele passar para você o que seria melhor.

  69. paulo
    abr 20, 2017 at 10:29 pm

    olá boa noite por favor um concreto feito com traço de 1 saco de cimento,3carrinhos de areia,2 de pedra pode danificar a contrução mesmo em terreno firme e plano obrigado..

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      abr 24, 2017 at 9:49 am

      Paulo, a medida do concreto está razoável e acredito que não dará problemas.
      Carlos

  70. João Felipe
    maio 03, 2017 at 5:48 pm

    ENGENHEIRO CARLOS BOA NOITE
    Minha obra será sobrado, terreno 5,50×33
    Ficou dá seguinte forma o desenho do engenheiro, 7 recuo , 10,40×4 a construção , sendo Quarto, banheiro, sala e cozinha americana.. a minha dúvida é a segunda ele pediu 10 sapatas com uma broca cada. Até aí tudo bem mas ele quer brocas de 8 metros… E pelo oq vai tá fora dá realidade, acredito que 5 a 6 metros seria o correto, poderia aguentar sobre … Meu pedreiro diz ser muito e q 4 seria bom , desde já agradeço.

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      maio 03, 2017 at 7:29 pm

      João, Você terá seguir o que o eng passou, pois se der algum problema como trincas e pode tirar a responsabilidade técnica, pois não feito o que ele passou. Converse com ele e veja se ele não diminui a profundidade, pois se o terreno for bom ele pode fazer os cálculos e ver a possibilidade de diminuir.
      Carlos

  71. Luiz Alberto
    maio 06, 2017 at 7:44 pm

    Boa noite, engenheiro Carlos. Sei que o post é sobre brocas, mas aproveitando a oportunidade, tem problema a parede acabada da construção ficar com uma espessura um pouco maior do que estipulado no projeto? Por exemplo, a maioria dos projetos arquitetônicos apresenta parede de 15 cm. Porém, a largura mínima pra pilares deve ser 14 cm. Assim, teria que utilizar tijolo deitado para não aparecer a estrutura, cuja largura é 14 cm, mais uns 2 cm de revestimento seria 18 cm. Em um projeto a ser financiado pela caixa, por exemplo, teria algum problema? Qual solução costuma ser adotada para compatibilizar a estrutura com a alvenaria em pequenas obras? Abraço.

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      maio 06, 2017 at 8:31 pm

      Luiz Alberto, as paredes no projeto arquitetônico são de 15 cm são porque são mais fácil para projetar, mas sobre a sua dúvida acredito que não terá problemas, pois este tipo de caso já aconteceu comigo e a Caixa aprovou sem problemas.
      Se for usar usar com espessura menos terá que diminuir a largura dos pilares e aumentar com comprimento.
      Carlos

      • Luiz Alberto
        maio 07, 2017 at 3:25 pm

        Obrigado, Eng. Carlos!! Então, aqui na minha cidade só tem o tijolo de 9 x 14 x 19, então só tenho a opção de fazer o pilar com 14 ou 9 cm. Mas com 9 acho mto pouco, pois não tem como respeitar o cobrimento. Se tivesse tijolo com 12, faria pilares com 12 seguindo a norma antiga. Mais uma vez, muito obrigado pela atenção, nunca achei um lugar na internet que respondesse as dúvidas tão rapidamente. Pra gente que é recém formado, ajuda muito kkk. Abraço!

  72. Robert da silva pedick
    jun 06, 2017 at 9:23 am

    Eng Carlos bom dia.
    Eu queria saber a profundidade maxima da broca manual, sem a presença de agua,obrigado.

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      jun 06, 2017 at 1:45 pm

      Robert, a profundidade depende da carga feita pelo cálculo estrutural, mas a profundidade máxima que vi em obra atingiu quase 4,80m com trado manual, mas é um serviço bem trabalhoso.
      Carlos

  73. mariano
    jul 10, 2017 at 2:13 pm

    boa tarde. engenheiro carlo.

    estou com 10 furos de broca com 3 metros cada. a agua ja aparece. vou recalcar com pedras de cimento, para ver se fica firma. a minha duvida é ?
    sera que não corre risco de a broca ir afundando e puxar minha sapata.

    sem mais

    mariano gonçalves jr

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      jul 10, 2017 at 2:57 pm

      Mariano, a broca manual não pode ficar em contato com a água, principalmente na concretagem. Se for uma casa térrea não terá problemas. mas converse com o Responsável pelo Projeto, pois ele pode ter passar maiores informações.
      Carlos.

  74. Ellen Suzane
    jul 10, 2017 at 5:27 pm

    Muito obrigada por compartilhar tantas informações, Engenheiro Carlos! Sua página tem sido um guia pra mim, recém formada Engenheira.
    Me tira uma dúvida? Estou projetando uma casa térrea de laje (130 m2), sem pretensão de mais pavimentos pro futuro. O terreno é firme, seco. Sei que devo, e vou, fazer um cálculo e análise detalhada, mas conceitualmente falando, eu poderia aplicar, para fundação, brocas e baldrame apenas, sem blocos ou sapatas? Quais as dimensões mínimas pra uma baldrame nessa situação? E pro diâmetro da broca?

    Desde já agradeço,

    Ellen Suzane

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      jul 10, 2017 at 7:24 pm

      Ellen, o local onde for somente com uma broca, não precisa de bloco ou sapata.As dimensões do baldrame pode ser um de 20 x 30 cm, e o diâmetro da broca pode ser de 20 cm.

  75. Dominique Corrêa
    ago 15, 2017 at 8:44 pm

    Caro Eng. Carlos. Satisfação em aprender com suas orientações e em ver sua prestatividade no auxilio aos colegas comentaristas do seu espaço, sanando suas dúvidas. E eu tenho as minhas.

    Poderia me orientar por favor?

    Num terreno firme. Sem matéria orgânica e lencol freático. Uma construção térrea pequena de 1 pavimento (50 m2 sem descontar os vãos ), sendo 50m lineares de fundação. Sem laje. Parede de 0,9 cm (tijolo 6 furos meia vez) com 3 m de altura acima do baldrame. Recomendaria utilizar brocas ou sapatos? E qual as medidas da qual recomendar?

    Já para as vigas baldrames, poderiam ser de 20x30cm?

    Desde já muito obrigado.

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      ago 15, 2017 at 9:01 pm

      Dominique, eu tenho costume em fazer brocas manuais de uns 2 a 2,5 metros de profundidade, e como não terá laje pode fazer as vigas baldrames de 20 x 25 cm, mas como você comentou sendo o terreno firme.
      Carlos

  76. André
    ago 30, 2017 at 12:22 am

    Olá,Carlos! Tenho uma dúvida sobre a broca.Depois que é feita a furação com trado,é necessário algum revestimento como cano para proteger a ferragem ou na furação é só por concreto e a ferragem. Tô querendo fazer um muro de 2 mt,pelo que eu entendi,a broca tem que ser de 1 mt.

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      ago 30, 2017 at 7:34 am

      André, a broca manual não necessita de revestimento com você comentou. Para um muro de 2mt de altura a broca com 1 metro está bom, mas se o terreno for firme.
      Carlos

      • André
        set 01, 2017 at 10:18 pm

        E no caso de terreno que não é muito firme,o que você me indicaria?Sapata?

        • Eng Carlos
          Eng Carlos
          set 02, 2017 at 10:24 am

          André, neste caso tem que analisar o que é “não muito firme”, para poder decidir, seria aconselhável você conversar com um engenheiro ou um bom construtor para ir até o local para tomar a decisão.
          Carlos

  77. Jose Vieira
    out 08, 2017 at 7:54 pm

    Eng. Carlos, gostaria da sua ajuda com a seguinte questão, é melhor uma broca de 30cm no centro da sapata ou quatro de 15cm em cada canto? Será feita em 20 sapatas de 80×80 para uma casa térrea de 192m2 e peso de 1200kg/m2. Tenho preferência por fazer 15cm já que posso utilizar perfurador de solo a gasolina, no trado de 30 teria que alargar o furo de 15cm manualmente. A meta é 3 metros profundidade.

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      out 10, 2017 at 6:41 pm

      José Vieira, se conseguir fazer as 4 de 15 cm em cada canto, ajuda mais pois a soma dos perímetros será maior do que uma de 30 cm, mas tem que observar a armadura do bloco, pois as 4 brocas irão receber a carga do pilar, mas converse com o responsável pelo projeto, pois ele pode passar maiores detalhes.
      Carlos

  78. DEIVISON LEANDRO REZENDE
    out 11, 2017 at 5:15 am

    Uma dúvida que me tirou o sono…estou a fazer um sobrado com brocas de 8 metros, o mestre de obra está colocando só 4 metros de coluna armada no buraco, e o fundo ele disse que não precisa de ferro só concreto…procede? Qual a altura ideal que devo fazer as ferragens em relação ao buraco de 8metros

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      out 11, 2017 at 6:59 am

      Deivison, o que o mestre falou procede sim, pois na broca o concreto trabalha com compressão, em relação ao comprimento vai depender da bitola do aço. Qualquer dúvida converse com o engenheiro responsável pela obra que ele te passa maiores informações.
      Carlos

  79. Moises
    fev 15, 2018 at 1:48 pm

    Ola Senhor Carlos

    Estou cavando brocas numa terra (pirraça), com quantos metros o Senhor recomenda cavalas?
    Sendo que, irei colocar uma laje, e construir em cima com tijolos de 6 furos.
    Fora a viga baldrame ire passar na altura das janelas uma canaleta e outra no fechamento.
    Desde ja, obrigado pela atençao ….

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      fev 15, 2018 at 3:32 pm

      Moisés, o que você chama de “cavalas”, são os Blocos?
      Se for blocos de concreto que você está falando, seria bom, pois as brocas as vezes não fica centralizada.
      Carlos

  80. Moises
    fev 21, 2018 at 6:38 pm

    Não seria bloco Sr. Carlos.
    Queria dizer com quantos metros tenho que cavar a broca? Sendo que a terra “piçarra” e muito firme.

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      fev 21, 2018 at 9:21 pm

      Moiséis, para casa térrea em terreno normal seria de 2,5 a 3 metros, veja o que você consegue cavar, e quando não conseguir cavar mais, pergunte para o eng responsável para ver se ele concorda com essa profundidade.
      Carlos

  81. Admir Adriano Lopes
    mar 03, 2018 at 9:49 pm

    Olá Sr. Carlos. minha casa mede 8×16 sendo dois pavimentos o térreo e a segunda laje de 3mt de altura. Meu pedreiro fez 16 brocas de dois metros e blocos de 60×60 e 40 de altura, os blocos foram feitos com bitola de 8mm em estribos. nas brocas ele colocou ferro de 10mm e nos pilares tambem, nos baldrames colocou 6 ferro de 8mm e nas vigas superiores 6 ferro de 10mm, o baldrame e as vigas ficaram com 14cmx25cm, seguindo o tijolo de seis furos . Os cômodos foram divididos em quatro metros. Ele colocou uma carreira de broca em cada parede. Meu terreno a terra é razoavel, mas com três metros ja vem agua. Minha duvida, seria se não vou ter problemas futuramente? Desde já agradeço!

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      mar 04, 2018 at 7:55 am

      Admir, olhando de uma forma geral, está tudo de acordo, mas não tem como de afirmar, pois teria que fazer cálculos estruturais para ter certeza. Mas se você está com dúvidas converse com o Eng Reponsável pelo projeto e execução, pois ele deve ter te passado todos os detalhes executivos.
      Carlos.

      • Admir Adriano Lopes
        mar 04, 2018 at 8:49 pm

        Okay, muito obrigado…

        • Eng Carlos
          Eng Carlos
          mar 05, 2018 at 4:43 pm

          De nada.

  82. Ederson
    mar 12, 2018 at 8:35 pm

    Ola Eng Carlos! Fazendo a leitura dos comentarios já feitos não consegui uma resposta para a minha dúvida! Para um sobrado pequeno em um solo firme, o ideal é que as brocas seja de 3m a 4m de profundidade, mas e o diametro dessas brocas? É um fator muito relevante, já que usarei sapatas? Pode usar uma broca de 15cm de diametro?

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      mar 12, 2018 at 10:24 pm

      Ederson, broca de 15 cm é muito pouco, precisa ser de 20 a 25 cm de diâmetro.
      Carlos

  83. Ederson
    mar 12, 2018 at 11:34 pm

    Ótimo! Muito obrigado pela atenção!

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      mar 13, 2018 at 7:24 am

      Ederson, disponha
      Carlos

  84. Paulo José
    abr 03, 2018 at 3:17 pm

    Preciso construir um muro de arrimo 5 metros de altura: furação de 2 metros é suficiente?

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      abr 04, 2018 at 7:25 am

      Paulo José, somente com essa informação não tem como te falar, pois o calculo de muro de arrimo leva em consideração diversos itens no calculo. Par ter certeza, procure um engenheiro na sua região e peça para fazer o calculo estrutral do mesmo.
      Carlos.

  85. Celso Rocha
    abr 26, 2018 at 4:42 pm

    Professor Carlos, boa tarde

    Estou iniciando uma construção de uma casas com uma parte de três andares. Fiz a distribuição de carga das lajes na vigas e transferir para os pilares. O pilar que recebe a maior carga recebe 375,70KN. Qual a armadura que devo utilizar? Pilar 19x30cm – 30MPA d´= 4cm – (Pilar de Centro).
    Este pilar vai receber 03 lajes. Gostaria de fazer a fundação em estaca com bloco 60x60x40. Qual a profundidade? O solo é bom.

    Muito obrigado.

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      abr 26, 2018 at 4:48 pm

      Celso, como é um casa de 3 pavimentos, o calculo é um pouco mais complexo, eu aconselho você conversar com um Eng. Estrutural para ele fazer o calculo correto, pois ele vai considerar o tipo de terreno e outros detalhes. Para que você não tenha problemas futuros na sua casa.
      Carlos

  86. Gustavo Cardoso
    jun 14, 2018 at 7:37 pm

    Olá engenheiro Carlos, pode me dizer qual NBR devo procurar para saber a porcentagem correta de quanto devo afundar as brocas para suportar a carga de um muro, por exemplo
    se eu fizer um muro de 10 metros de altura quanto devo afundar as brocas, eu uso a metade mas gostaria de saber qual NBR fala sobre isso

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      jun 15, 2018 at 8:09 am

      Rafael, não existe NBR que fala isso, as normas falam de como calculo, pois tem que levar em conta algumas considerações, tal como, tipo do terreno.

Comente

Your email address will not be published.

Eng Carlos
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!