News

Como Escolher a Dosagem de Concreto Usinado

Como Escolher a Dosagem de Concreto Usinado

Como Escolher a Dosagem de Concreto Usinado

Como Escolher a Dosagem de Concreto Usinado. Dosagem de concreto é o processo de medição dos componentes da mistura do concreto, quer em termos de volume ou de massa. Tradicionalmente a dosagem é feita em volume quando feito na própria obra, ou especificações requer que seja feito a dosagem em massa quando produzido na usina de concreto.

Como Escolher a Dosagem de Concreto Usinado

 Fonte: Reprodução


Medição de materiais do concreto

Percentagem de precisão para a medição de materiais de concreto é o seguinte:

Cimento: Quando a quantidade de cimento a ser agrupada for superior a 30% da capacidade de escala, a precisão de medição deve estar dentro de 1% de massa requerida. Se ao medir, a quantidade for inferior a 30%, ou seja, para espaços menores então a precisão de medição deve estar dentro de 4% da quantidade necessária.

Agregados: Se a medida for superior a 30% da capacidade da balança, a precisão de medição deve estar dentro de 1%. Se a medição é inferior a 30%, a precisão de medição deve estar dentro de menos de 3%.

Água: A água é medida na quantidade volumétrica de 1 litro = 1 kg. No caso da água, a precisão de medição deve estar dentro de 1%.

Adjuvantes: Para misturas minerais a precisão é a mesma que a exigida para o cimento. Para aditivos químicos é mesma precisão exigida para a água. Precisão de minerais é a mesma que a do cimento, porque é usado como substituição parcial de cimento. E a precisão dos aditivos químicos é a mesma que a da água, porque são líquidos ou adicionados à água.


Mistura de Concreto

A operação de mistura consiste em rotação ou agitação, com o objetivo de revestir a superfície das partículas de todos os agregados com a pasta de cimento, e misturar todos os ingredientes de concreto em uma massa uniforme.

Misturador

O tipo usual de misturador facilita o trabalho de mistura do concreto, o que significa que uma quantidade de concreto a ser misturado, todos os seus componentes são colocados num misturador. Existem quatro tipos de misturadores:

Misturador de tambor: Um misturador de tambor é aquele cujo tambor em que mistura fica inclinado para a descarga. O tambor é cônico ou em forma de bacia com palhetas internas, e a descarga é rápida. Estes misturadores são adequados para misturas de baixa trabalhabilidade e para aqueles que contêm grande proporção de concreto.

Misturador de tambor basculante: Esse misturador é aquele em que o eixo do misturador é sempre horizontal, e para a descarga tem uma calha de escoamento dentro do tambor.

Misturador tipo panela: Um misturador do tipo panela é um misturador de ação forçada, distinto dos misturadores de tambor, que se baseiam na queda livre do concreto no interior do tambor. O misturador de panela é composto por uma panela circular que roda em torno do seu eixo com uma ou duas pás rotativas na vertical.

Misturador duplo de cone: O misturador duplo de cone é por vezes utilizado na construção de rodovias. Eles fazem uma mistura rápida e passando de um lado para o outro antes de descarregar.


Como escolher a dosagem de concreto

A dosagem de concreto é importante para projetos de construção e cada construtor deve considerar escolher a melhor dosagem de acordo com seu projeto. Você viu como acontece a dosagem do concreto e os misturadores usados neste processo. Agora veja o que considerar na hora de escolher a dosagem de concreto:

  • Capaz de proporcionar concreto de qualidade uniforme
  • Entrega no prazo de concreto no canteiro de obras
  • Fornecer quantidade certa de concreto

O construtor, ou o fornecedor de concreto da sua construção deverá ser capaz de cumprir os pontos listados acima, assim a escolha da dosagem de concreto será bem sucedida.


Entre-em-contato

Comments (2)

  1. Guilherme
    abr 12, 2016 at 10:23 pm

    Boa noite Carlos, tudo bem?
    Carlos você poderia me ajudar com um contratempo que tive na obra?
    Então o pedreiro esqueceu de passar uma verga do vão de uma porta balcão e ja concretou os pilares entre esse vão. Qual seria a melhor forma de consertar esse equivoco? Seria melhor ir quebrando a parte de cima do concreto dos pilares até atingir a altura da verga (e depois fazer a verga – canaleta mais ferragem) ou seria melhor usar um martelete para fazer dois furos no concreto dos pilares para o encaixe das ferragens da verga?

    Obrigado.

    • abr 13, 2016 at 9:01 am

      Guilherme, a verga tem que passar pelo menos uns 40 cm de cada lado do vão (não sei se tem este espaço), um “ajuste técnico” para não demolir tudo seria abrir um “rasgo” de cada lado (acima da porta balcão) e passar um ferro de 5/16″ e chumbar o mesmo.
      Eng Carlos.

Comente

Your email address will not be published.

Eng Carlos
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!