News

Como fazer Broca em Concreto com o uso do Trado Manual

Como fazer Broca em Concreto com o uso do Trado Manual

Como fazer Broca em Concreto com o uso do Trado Manual

Como fazer Broca em Concreto com o uso do Trado Manual. Estas Brocas Manuais são executadas por uma ferramenta simples denominada Trado (trado de concha ou helicoidal que é um tipo de saca rolha), que pode atingir até 2 a 6 metros de profundidade, com diâmetro variando entre 15 a 30 cm, sendo aceitáveis para pequenas cargas. Recomenda-se que sejam executadas brocas somente acima do nível do lençol freático, para evitar o risco de estrangulamento do fuste. Devido ao esforço de escavação exigido são necessárias duas pessoas para o trabalho.

Execução de Broca Manual

Fonte: Reprodução

O espaçamento entre as brocas manuais numa edificação não pode ultrapassar 4 metros e devem ser colocadas nas interseções das paredes e de forma equidistante ao longo das paredes desde que menor ou igual ao espaçamento máximo permitido.

O primeiro passo para a execução e levantamento das brocas é a locação. Os pontos nos quais serão feitos os vãos serão demarcados e constarão no gabarito para que saiba exatamente onde colocar. Após a locação faz-se a perfuração com o auxílio do trado até a profundidade prevista em projeto. Após atingir a profundidade, é necessário limpar o fundo da perfuração completamente, tirando resquícios de terra e qualquer tipo de lama ou água que estejam no fundo. Após a limpeza, despeja-se o concreto com a ajuda de um funil. No final da concretagem da broca coloca-se a armadura de ancoragem dos blocos ou vigas baldrames.

Trado Manual

Fonte: Reprodução


Etapas para a execução:

Execução das brocas é extremamente simples e compreende apenas cinco etapas:

1) Abertura da vala dos alicerces;

2) Início da perfuração da broca com uma cavadeira;

3) Perfuração com o Trado, que tem o seu comprimento acrescido através de barras de cano galvanizado, (geralmente com 1,5 m cada peça) até atingir a profundidade desejada.

4) Lançamento do Concreto da Broca Manual. A Broca é preenchido preferencialmente com concreto apiloado.

5) Colocação da Armadura de Ancoragem.

Ao contrário de outros tipos de estacas, as brocas só serão iniciadas depois de todas as valas abertas, pois o trabalho é exclusivamente manual, não utilizando equipamento mecânico.


Execução: A execução é manual, normalmente feita pelo próprio pessoal da obra. Normalmente o trado possui quatro facas formando um recipiente acoplado a tubos de aço galvanizado. À medida que prossegue a escavação, os tubos vão sendo emendados. A perfuração é feita por rotação e compressão do tubo, seguindo-se da retirada da terra que se armazena dentro do trado.


Indicações: São indicadas para obras de pequenas dimensões que exigem baixa capacidade de carga (até 5 tf).


Não faça qualquer broca sem consultar o Engenheiro Responsável pela Obra.


Logo-Site

Comments (2)

  1. Edison dias de sousa
    jan 09, 2017 at 10:25 pm

    Eng Carlos minha bloca esta com 3 metros porem esta cheia de água no total são 21 como devo concretar tenho que tirar a água o posso jogar o concreto normal mesmo com a broca cheia de água.

    • jan 10, 2017 at 8:09 am

      Edison, a fundação com brocas manuais não pode ser aplicado onde encontra água, pois a água pode “lavar” o concreto e este perder a sua finalidade. Precisa analisar até que profundidade encontra o lençol freático e se for o caso fazer mais de uma broca em cada ponto não chegando a atingir o lençol ou fazer outro tipo de fundação, como por exemplo a sapata isolada.
      Mas acho melhor você conversar com o responsável pelo projeto para que ele te passa maiores detalhes.
      Eng Carlos.

Comente

Your email address will not be published.