News

Detalhes que Você Precisa Saber Sobre Infraestrutura

Detalhes que Você Precisa Saber Sobre Infraestrutura

Detalhes que Você Precisa Saber Sobre Infraestrutura

Detalhes que Você Precisa Saber Sobre Infraestrutura. Infraestrutura de uma obra na sua acepção mais alta, pode ser definido como um conjunto de elementos estruturais que enquadram e suportam toda uma estrutura. O termo possui diversas acepções em diferentes campos, mas o mais comum é o referente aos sistemas construção de uma cidade ou região.

A construção de uma edificação começa pela sondagem do terreno sobre o qual ela será erguida. A sondagem, uma espécie de radiografia do terreno, identifica as camadas do solo e sua resistência, além de detectar a presença do lençol freático (água), informações fundamentais para que o Engenheiro projete adequadamente as fundações, que podem ser diretas e indiretas.

Infaestrutura de uma obra

Fonte: Reprodução


A primeira e fundamental fase para uma boa execução de qualquer obra é a infraestrutura. Para executar corretamente a infraestrutura deve contar com um Engenheiro Civil para elaboração do projeto e com profissionais competentes e com uma equipe especializada e treinada para executar o trabalho de maneira rápida e eficiente para proporcionar ao cliente segurança, qualidade e o melhor custo benefício na implantação da infraestrutura de seu projeto.

A fundação direta é assentada nas primeiras camadas do solo (em média até 2 m), e a fundação profunda nas camadas mais profundas do solo, em virtude da resistência só ser alcançada em camadas de 10 m ou mais.


Escolha do tipo de fundação

Para a escolha do tipo de fundação interessa, portanto, saber:

  • Natureza e características do solo no local da obra;
  • Disposição, grandeza e natureza das cargas a serem transferidas ao subsolo;
  • Limitações dos tipos de fundações existentes no mercado e as restrições técnicas impostas a cada tipo de fundação;
  • Fundações e condições técnicas dos edifícios vizinhos;
  • Orçamento completo (material, mão-de-obra, transporte etc.) das soluções e tipologias possíveis.

A infraestrutura e a parte inferior da estrutura de uma construção ou edifício que suporta e transmite cargas ao terreno. A infraestrutura ou fundação pode ser:


Fundação Direta

São aquelas em que as cargas são transmitidas para o terreno através do prolongamento do pilar abaixo do nível do solo com um alargamento em sua base e se o solo estiver firme a pequena profundidade. Ex.: Sapatas corridas ou contínuas, sapatas isoladas e radier.

As fundações diretas ou rasa: são aquela em que a carga da estrutura é transferida diretamente ao solo pela fundação. São executados em valas rasas, com profundidade de no máximo 2 metros, e caracterizados por blocos, alicerces, sapatas e radiers. Quando a camada resistente à carga da edificação ou seja, onde a base da fundação está implantada, não excede a duas vezes a sua menor dimensão ou se encontre a menos de 2 m de profundidade.

Infra estrutura de uma obra

Fonte: Reprodução


Fundação Indireta

Se o solo estiver firme a grande profundidade (maior que 2 m). Ex.: Estacas, tubulões.

As fundações indiretas ou profundas são aquelas que transferem a carga por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por meio de um fuste. Estas estruturas de transmissão podem ser estacas ou tubulões. São aquela cujas bases estão implantadas a mais de duas vezes a menor dimensão, e a mais de 2 m de profundidade.


Custos das fundações

Fundações bem projetadas correspondem de 3% a 10% do custo total da construção; porém, se forem mal concebidas e mal projetadas, podem atingir 5 a 10 vezes o custo da fundação mais apropriada para o caso.

O custo da fundação aumenta também em casos em que as características de resistência do solo são incompatíveis com os esforços que serão a ele transferido, pois nestas situações, elementos de fundação mais complexos são exigidos, podendo-se ter, inclusive, a necessidade de troca de solo, com reaterro e compactação. Tudo isto levando a custos, muitas vezes, não previstos inicialmente.


Logo-Site

Comente

Your email address will not be published.