News

Dez Mandamentos para Construir Sua Casa

Dez Mandamentos para Construir Sua Casa

Dez Mandamentos para Construir Sua Casa

Dez Mandamentos para Construir Sua Casa. A vida é o nosso bem mais precioso, por isso, conheça os dez mandamentos para construir sua casa sem problemas e com segurança. Portanto, ao construir, reformar ou ampliar sua edificação, não coloque em risco a sua vida e nem a de terceiros. Comece contratando um profissional da Engenharia, habilitado e registrado no CREA. Veja por quê.

Dez Mandamentos para Construir Sua Casa

Fonte: CREASP

 

1) Em primeiro lugar, se você pretende mesmo construir, ampliar ou reformar um imóvel, não caia na conversa de intermediários ou “agenciadores” de plantas para aprovação na Prefeitura: eles se propõem a fornecer, a preço irrisório, o projeto já assinado por um “irresponsável” técnico. Atribua essa tarefa ao profissional que você vai contratar.

 

2) Procure um profissional ou empresa legalmente constituída, habilitada e registrada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA do seu estado. Eles assumem responsabilidade perante a Lei e a Sociedade, e isso já é uma garantia para quem quer construir, ampliar ou reformar seu imóvel. Para saber se o profissional ou a empresa que você está contatando tem registro no CREA, acesse o site de do CREA do seu estado.

 

3) Investigue a idoneidade profissional do Engenheiro que voce está consultado. Visite edificações construídas sob a sua responsabilidade e consulte seus proprietários acerca da qualidade dos serviços prestados pelo profissional.

 

4) Para evitar mal-entendimentos, procure, mediante acordo consensual dos portes, confeccionar um contrato de prestação de serviço.

 

5) Os estudos para elaboração do projeto técnico e detalhamentos construtivos devem ser desenvolvidos somente por pessoa habilitada e registrada no CREA do seu estado. Exija prova do seu registro e, lembre-se, não aceite intermediações.

 

6) Ao assumi perante a Prefeitura e o CREA a responsabilidade técnica pela construção da edificação, o profissional passa a ter obrigação legal de fornecer assistência técnica plena e efetiva à obra. As visitas e orientações técnicas do profissional devem ser registradas num documento chamado “Livro de Ordem” (depende do CREA do seu Estado), que deve permanecer na obra. Portanto, exija-o.

 

7) Durante as obras exija do profissional contratado cópia da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, na qual ficam registradas as atividades técnicas e as responsabilidades por ele assumidas.

 

8) Nunca Permita que o pessoal da mão de obra, por mais experiente que seja, solucione problemas de ordem técnica ou dirija a obra no lugar do profissional responsável. O Engenheiro responsável pela obra é a pessoa que tem a incumbência de conduzir e dirigir os trabalhos de construção, ampliação ou reforma do imóvel. Portanto, suas orientações e determinações devem se sempre acatadas e cumpridas.

 

9) Os serviços técnicos complementares e especializados podem ser repassados a terceiros, desde que estes possuam o competente registro no CREA e façam a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART dos serviços e das responsabilidades correspondentes. Não permita a contratação de pessoas não habilitadas e não registradas no CREA.

 

10) Apesar de todos os cuidados na escolha do profissional, você pode ter a infelicidade de constatar, no decorrer dos trabalhos, alguma conduta não condizente com os preceitos éticos e legais. mas antes de tomar uma atitude radical, como rescindir o contato do profissional, consulte a Ouvidoria d CREA. Caso o conselho confirme a sua razão, aí, sim, você deve rescindir o contrato.

CREA-SP – www.crea.org.sp

Desenvolvido pelo Departamento Operacional (DOP/SUPFIS)

Produzido pelo Departamento de Comunicação (DCO/SUPCEV)


Entre-em-contato

Comente

Your email address will not be published.

Eng Carlos
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!