News

Dez Mandamentos para Construir Sua Casa

Dez Mandamentos para Construir Sua Casa

Dez Mandamentos para Construir Sua Casa

Dez Mandamentos para Construir Sua Casa

A vida é o nosso bem mais precioso, por isso, conheça os dez mandamentos para construir sua casa sem problemas e com segurança. Portanto, ao construir, reformar ou ampliar sua edificação, não coloque em risco a sua vida e nem a de terceiros. Comece contratando um profissional da Engenharia, habilitado e registrado no CREA. Veja por quê.

1) Em primeiro lugar, se você pretende mesmo construir, ampliar ou reformar um imóvel, não caia na conversa de intermediários ou “agenciadores” de plantas para aprovação na Prefeitura: eles se propõem a fornecer, a preço irrisório, o projeto já assinado por um “irresponsável” técnico. Atribua essa tarefa ao profissional que você vai contratar.

2) Procure um profissional ou empresa legalmente constituída, habilitada e registrada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA do seu estado. Eles assumem responsabilidade perante a Lei e a Sociedade, e isso já é uma garantia para quem quer construir, ampliar ou reformar seu imóvel. Para saber se o profissional ou a empresa que você está contatando tem registro no CREA, acesse o site de do CREA do seu estado.

3) Investigue a idoneidade profissional do Engenheiro que voce está consultado. Visite edificações construídas sob a sua responsabilidade e consulte seus proprietários acerca da qualidade dos serviços prestados pelo profissional.

4) Para evitar mal-entendimentos, procure, mediante acordo consensual dos portes, confeccionar um contrato de prestação de serviço.

5) Os estudos para elaboração do projeto técnico e detalhamentos construtivos devem ser desenvolvidos somente por pessoa habilitada e registrada no CREA do seu estado. Exija prova do seu registro e, lembre-se, não aceite intermediações.

6) Ao assumir perante a Prefeitura e o CREA a responsabilidade técnica pela construção da edificação, o profissional passa a ter obrigação legal de fornecer assistência técnica plena e efetiva à obra. As visitas e orientações técnicas do profissional devem ser registradas num documento chamado “Livro de Ordem” (depende do CREA do seu Estado), que deve permanecer na obra. Portanto, exija-o.

7) Durante as obras exija do profissional contratado cópia da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, na qual ficam registradas as atividades técnicas e as responsabilidades por ele assumidas.

8) Nunca Permita que o pessoal da mão de obra, por mais experiente que seja, solucione problemas de ordem técnica ou dirija a obra no lugar do profissional responsável. O Engenheiro responsável pela obra é a pessoa que tem a incumbência de conduzir e dirigir os trabalhos de construção, ampliação ou reforma do imóvel. Portanto, suas orientações e determinações devem se sempre acatadas e cumpridas.

9) Os serviços técnicos complementares e especializados podem ser repassados a terceiros, desde que estes possuam o competente registro no CREA e façam a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART dos serviços e das responsabilidades correspondentes. Não permita a contratação de pessoas não habilitadas e não registradas no CREA.

10) Apesar de todos os cuidados na escolha do profissional, você pode ter a infelicidade de constatar, no decorrer dos trabalhos, alguma conduta não condizente com os preceitos éticos e legais, mas, antes de tomar uma atitude radical, como rescindir o contato do profissional, consulte a Ouvidoria do CREA. Caso o conselho confirme a sua razão, aí, sim, você deve rescindir o contrato.

CREA-SP – 0800 17 18 11 – www.crea.org.sp

Desenvolvido pelo Departamento Operacional (DOP/SUPFIS)

Produzido pelo Departamento de Comunicação (DCO/SUPCEV)


Entre-em-contato

Comente

Your email address will not be published.

Eng Carlos
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!