News

Dicas de Como Ler a Planta Baixa

Dicas de Como Ler a Planta Baixa

Dicas de Como Ler a Planta Baixa

Dicas de Como Ler a Planta Baixa. A Planta baixa é, genericamente, uma vista ortográfica seccional do tipo corte, feita em cada pavimento através de um plano projetante  secante horizontal imaginário, posicionado de maneira a seccionar o maior número possível de elementos, normalmente em uma altura entre as vergas das portas e os peitoris das janelas (média 1,50m).

A porção da edificação acima do plano de corte é eliminada e representa-se o que um observador imaginário posicionado a uma distância infinita veria ao olhar do alto a edificação cortada. Esta representação é acompanhada de todas as informações necessárias a correta construção da edificação.

Dicas de Como Ler a Planta Baixa

Foto: Reprodução

Qualquer construção de um único piso terá a necessidade óbvia de uma única planta baixa, que será denominada simplesmente de “PLANTA BAIXA”.

Em construções com vários pavimentos, será necessária uma planta baixa para cada pavimento arquitetonicamente distinto. Vários pavimentos iguais terão como representação uma única planta baixa, que neste caso será denominada de “PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TIPO”.

Quanto aos demais pavimentos, o título da planta inclui a denominação do piso. Por exemplo, planta baixa do 1º pavimento (ou pavimento térreo), planta baixa do segundo subsolo, planta baixa da cobertura, planta baixa da sobre loja, e assim por diante.

Para adequação a norma, é utilizada as denominações “PISO” e “PAVIMENTO”. Não podendo ser empregada a terminologia “ANDAR”.

A denominação do número é dada: nos subsolos 1, 2, 3, etc. no sentido de quem desce; nos pavimentos 1 (ou pav. térreo), 2, 3, etc., no sentido de quem sobe.


Os elementos de uma planta baixa podem ser divididos em:

Elementos Construtivos

Paredes e elementos estruturais; aberturas (portas, janelas, portões, etc.); pisos e seus componentes (degraus, rampas, escadas, etc.); equipamentos de construção (aparelhos sanitários, armários, lareiras, etc.); aparelhos elétricos de porte (fogões, geladeiras, máquinas de lavar, etc.) e elementos de importância não visíveis (dutos de ventilação, reservatórios, etc.).

Informações

Nome dos compartimentos, áreas úteis dos compartimentos, níveis, posições dos planos de corte vertical, cotas das aberturas, cotas gerais, níveis e outras informações.


Entre-em-contato

Comente

Your email address will not be published.

Eng Carlos
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!