News

Escolha bem e faça a compra do terreno

Escolha bem e faça a compra do terreno

Escolha bem e faça a compra do terreno

Para que você escolha bem e faça a compra do terreno com aquele dinheiro que você vem juntando já algum tempo para construir a casa de seu sonhos, você precisa saber de alguns detalhes para que seu sonho não vá rolar para morro abaixo.

Terreno

Para um boa escolha e para você fazer a compra do terreno o que manda é a localização, deve evitar terrenos em ruas sem saídas (com exceção em condomínios fechados), evitar bairros que não sirvam de passagem para lugar nenhum, procurar as ruas mais centrais do bairro, proximidade de escolas, supermercados, farmácia e comercio em geral é uma boa escolha para morar, evite lugar sujeito a alagamento ou desmoronamentos, procure terrenos onde a urbanização das ruas já esteja completa (água, luz, esgoto, calçamento), dê preferência para ruas onde passe o ônibus, se tiver como escolher os terrenos de esquina sempre terão melhor retorno, os terrenos com maior frente para rua são os mais procurados para comercio, compre onde já esteja escriturado os terrenos (evite locais onde dependa de desmembramento, para não ter aborrecimentos).

Procure terrenos no nível da rua, evite alto de morro e terrenos desnivelados , e de preferência que já esteja murado para evitar gastos.

 

Documentos do Vendedor

Verificar se a documentação do vendedor esteja correta, pois ele pode estar com problemas de endividamento e o terreno pode ter sido empenhorado em uma outra dívida.

Em caso de espólio e menores deve ser anexada a autorização para a venda do imóvel.

Pagamento do Terreno

Você deve verificar se o imóvel está registrado e solicite uma certidão negativa de ônus e alienação, para comprovar que o imóvel está desembaraçado e quem é o verdadeiro proprietário.

O correto para fazer o pagamento é ser efetuado somente após ter em mãos todos os documentos, e a escritura pode ser assinada no cartório de registro civil, ficando por conta do comprador todas as despesas do Cartório/ ITBI/ Escrituras, Emolumentos, etc. Ficando para o vendedor a comissão do corretor de imóveis, caso seja vendido por uma imobiliária.

Compra de um Terreno Parcelado

Na compra de qualquer tipo de terreno quando for parcelado, leia atentamente o contrato de compra e venda e certifique-se de que as cláusulas traduzem exatamente o que foi ajustado verbalmente, comparando com o que consta da proposta ou minuta do contrato.

Verificar se no contrato consta os dados igualmente importantes e que obrigatórios: valor total do imóvel e das prestações, prazo e forma de pagamento, periodicidade (anual, segundo a legislação em vigor) e índice de reajuste, eventual incidência de juros, local de pagamento, penalidades no atraso do pagamento de parcelas, valor do sinal antecipado e todas as condições prometidas pelo vendedor

Escritura do Terreno

Para providenciar a escritura do terreno você deve procurar um Cartório, em seguida, registre-a no Cartório de Registro de Imóveis da região. Com a escritura registrada, você terá todas as garantias de propriedade do terreno, evitando problemas futuros e até despesas extras. De posse da escritura, solicite por escrito na Prefeitura a alteração do imposto territorial para seu nome, fornecendo seu endereço para entrega das guias.

Dicas de um Terreno Ideal:

1) É aquele que tem face norte, ou seja, o sol bate de manhã;

2) É aquele que tem queda para a rua (mas não muita queda) e não o contrário;

3) Para uma residência deve se longe de cemitérios, oficinas, de casas noturnas, bares e restaurantes e tudo que faça barulho;

4) Precisa estar perto de comercio, escolas, transporte enfim toda infra-estrutura necessária para se ter conforto, mas sem perturbação do sossego;

5) Precisa ter também toda  infra-estrutura de água, esgoto, asfalto e verificar na região se existem hospitais ou pronto socorro;

6) Documentação regularizada, escritura e registro (somente a escritura não pode, precisa ter registro no cartório);

7) Precisa verificar a vizinhança antes de comprar o terreno, inclusive deve conversar com a vizinhança antes de comprar o terreno para saber se existe algum problema na região;

8) Verificar se foi um brejo, aterro ou lixão. Por que estes terrenos aterrados tendem a ceder e afundar com o tempo;

9) Verificar se não tem problemas com alagamentos, deve verificar se não está próximo de rios ou córregos;

10) Verificar se  não tem problemas com desmoronamentos, deve verificar se não está próximo de encostas;

11) Veja se o terreno não tem muito aclive ou declive, pois pode encarecer na hora da terraplenagem ou de execução de um muro de arrimo;

12) Jamais compre um lote sem vê-lo. Visite o local ANTES de fechar o negócio ou de antecipar qualquer valor ao vendedor, mesmo que seja somente uma entrada, reserva ou sinal.

Importante:

Quanto ao terreno, pesquise preços em várias localizações possíveis. É comum encontrar terrenos bem localizados com preços menores que alguns terrenos mau localizados.

Não caia naquela conversa de “negócio de ocasião”, ou “preciso da resposta agora”. Essa conversa é para evitar que você pense melhor e caia fora do negócio.

Procure Imobiliárias pois são uma boa referência de preços dos terrenos que você pode encontrar no mercado, mesmo que você compre de um particular não custa fazer algumas consultas.

Lembre-se sempre “Você nunca deve comprar por impulso!”


Entre-em-contato

Comente

Your email address will not be published.

Eng Carlos
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!