News

O que são Vigas Baldrames?

O que são Vigas Baldrames?

Vigas Baldrames

O que são Vigas Baldrames?

Você sabe o que são Vigas Baldrames? Baldrames são as vigas que ficam normalmente um pouco abaixo do nível do solo. Nos baldrames, amarram entre si o topo das estacas ou brocas com as armações de ancoragem e as bases dos pilares.

A viga baldrame pode ser considerada a própria fundação. No caso de terrenos firmes e cargas pequenas, pode-se utilizar este tipo de fundação rasa e bem econômica que, nada mais é do que uma viga, calculada como viga sobre base elástica e construída em uma escavação com pouca profundidade, destinada a suportar a carga de todas as paredes de uma construção, transferindo-a as brocas e estacas e ao solo.

As vigas baldrame, são utilizadas em fundações que requerem pouca profundidade. Recomenda-se que as cargas a serem suportadas pelas vigas sejam pequenas, toda viga baldrame deve ser devidamente dimensionada para a devida carga que será suportada. Seu uso traz economia à obra e auxilia a distribuição do peso de lajes e paredes para ao solo. Caso necessite de uma fundação mais profunda, use a viga baldrame com blocos de fundação. Em dias de chuva, o indicado é suspender a obra, pois é impossível fazer um bom trabalho de fundação com o terreno molhado.

Detalhes das Vigas Baldrames

As Vigas Baldrames são vigas de formato retangular, moldadas no local (in loco), dependendo do caso pode ser pré-moldadas, com a função de receber cargas das paredes e transferi-las aos blocos de fundação ou as brocas ou ao solo. O uso das vigas baldrame também proporciona travamento entre os blocos de fundação, distribuindo os esforços laterais e restringindo parcialmente o giro em sua direção.

Faça sempre a viga de no mínimo a espessura das paredes, se a parede for, por exemplo, de um tijolo, faça a viga de largura de um tijolo e meio. Se o terreno não for firme faça um alicerce ainda mais largo e aprofunde a vala de seu alicerce a mais de 40 cm de profundidade, até alcançar um terreno firme e que não contenha raízes de plantas.

Fazendo o dimensionamento correto das vigas baldrames e bem executado com profissionais qualificados, evita problemas futuros, o surgimento recalques e de trincas nas paredes.

Para regularizar o nível da vigas baldrames em função da declividade do terreno deve ser executado uma alvenaria de embasamento e em seguida a impermeabilização da fundação.

 

Não faça qualquer serviço de construção sem consultar o Engenheiro Responsável pela Obra.


Logo-Site

Comments (334)

  1. gustavo
    nov 12, 2014 at 4:04 pm

    Mas no caso de os pilares ficarem em niveis diferentes, existe algum problema do baldrame ser feito como viga inclinada?

    • nov 12, 2014 at 7:22 pm

      O ideal é fazer a viga baldrame em nível, mas se não for possível pode fazer a mesma em desnível e regularizar com a alvenaria de embasamento.

  2. Fernando
    jun 01, 2015 at 2:57 pm

    fundação com baldrame ou sem baldrame, qual economiza mais ?

    • jun 01, 2015 at 3:18 pm

      Fernando,

      A função principal da Viga Baldrame é recebe as cargas das alvenarias, por isso na maioria dos caso há necessidade da viga baldrame, em todas as obas que faço o projeto eu peço para fazer o baldrame, pois no meu ponto de vista é melhor custo/benefício.

      Eng Carlos.

  3. Reginaldo
    jun 27, 2015 at 12:10 pm

    Sr. Carlos.
    Vamos construir um salão de de 22,00 x 15,00 onde será a paróquia do bairro, o terreno é firme e a cobertura sera em estrutura metálica com telhas galvanizadas.
    Qual a medida da viga baldrame e profundidade das brocas, pode nos dar algumas dicas.

    • jun 27, 2015 at 12:35 pm

      Reginaldo,
      O calculo depende do projeto onde consta o espaçamento das colunas, pé direito, etc.
      Mas se for vão pequeno pode ser uns 20×35 e a profundidade das brocas pode ser de uns 4 metros de profundidade, mas converse com o Engenheiro Responsável, pois ele deve passar mais detalhes sobre as dimensões, sendo ele o responsável técnico da construção.
      Carlos.

      • Lucas
        dez 01, 2016 at 10:55 am

        Olá, referente ao cálculo das vigas de baldrame.. O pilar estaria apoiado na própria viga?? Se sim é necessário calcular o peso permanente das vigas, pilares..??

        • dez 01, 2016 at 11:14 am

          Lucas, na maioria dos casos os pilares descarregam direto na broca (ou estaca), então eles não entram no calculo da viga baldrame, mas pode ter exceção onde pode ter algum pilar que apoia direto na viga, neste caso tem que fazer o calculo como uma carga concentrada.
          Eng Carlos.

  4. Marcelo
    jul 05, 2015 at 8:35 pm

    Sr. Carlos, sou estudante de engenharia civil e estou no último ano.
    Gostaria que o sr. me tirasse uma dúvida quanto ao dimensionamento da viga baldrame, quais as cargas à serem consideradas ? somente da alvenaria sobre ela ?
    Obrigado.

    • jul 05, 2015 at 9:07 pm

      Marcelo,
      Se a construção for toda estruturada, ou seja com vigas para receber a laje e madeiramento com pilares, a viga baldrame terá somente as sobrecarga das paredes, se você quiser também pode descontar os vãos das portas e janelas no calculo das vigas baldrames.

      Fiz uma Fanpage e o endereço está abaixo, curte ela.
      https://www.facebook.com/construirsuacasa

      Qualquer dúvida entre em contato.
      Carlos

  5. Anderson
    jul 13, 2015 at 8:12 pm

    Boa noite Eng. Carlos, o baldrame precisa necessariamente ser travado dentro do corpo do bloco ou pode ser construído apoiado no bloco?

    • Anderson
      jul 13, 2015 at 8:13 pm

      Quais as diferenças entre os dois tipos?

      • jul 13, 2015 at 9:28 pm

        Anderson,
        Estruturalmente não tem diferenças, mas para ganhar altura na escavação do bloco é aconselhável que o baldrame seja engastado no bloco. Mas se for preciso pode fazer o baldrame passando por cima do bloco.
        Cada processo depende do método construtivo.
        Eng Carlos.

    • jul 13, 2015 at 9:24 pm

      Anderson,
      O baldrame pode ser apoiado ou engastado no bloco, as duas opções estruturalmente estão corretas.
      Carlos

  6. Keila
    jul 16, 2015 at 12:03 am

    Boa noite Eng. Carlos,

    Por gentileza gostaria da sua ajuda…na garagem da minha casa foi feito a viga baldrame, tem as colunas também. Mas o piso ficou com desnível e agora preciso descascar a viga uns 10 centímetros. O telhado foi feito com telhas tego de cimento ( 5 kg cada telha). Os pedreiros que fizeram orçamento do piso falaram que o peso do telhado está nas colunas. Isso é fato mesmo? Posso eu tirar 10 centímetros das vigas sem afetar a estrutura do telhado. Essas vigas só tem paredes nas laterias, onde são os muros. Muito obrigada pela atenção.

    • jul 16, 2015 at 9:33 am

      Keila,
      O que o pedreiro falou em relação ao peso do telhado ser descarregado na viga vai depender de como foi calculado as vigas, quando se faz os cálculos o correto é desta forma que o pedreiro falou (telhado e lajes são descarregadas as cargas nas vigas de cobertura e as mesmas são descarregadas nos pilares que são descarregadas na fundação).
      O ideal é você é você consultar o Engenheiro Responsável que fez o seu projeto, pois se der algum problema ele pode alegar que teve alteação po projeto e até tirar a responsabilidade dele perante a obra.
      Eng. Carlos

  7. ivan
    jul 23, 2015 at 9:07 pm

    Boa noite e parabéns pelo artigo e atenção às perguntas. Uma parede de 6×3 pode estar sobre um baldrame de 15×15 com 6 ferros 3/8? Obrigado.

    • jul 24, 2015 at 9:17 am

      Ivan,
      A parede é de seis metros de comprimento e 3 metros de altura?
      Se for deve colocar uma broca no centro pois o vão está muito grande e as dimensões deveria passar para pelo menos de 25 cm de altura.
      Mas para a sua segurança voçe deve perguntar para o Eng Responsável para ele de passar as medidas.

  8. Diogo
    ago 03, 2015 at 4:53 pm

    Olá, boa tarde Amigo.

    Parede de 13,80 de altura nivel da rua, aconselha que tamanho de sapata e largura de brocas?

    • ago 03, 2015 at 5:08 pm

      Diogo,
      Somente com essas informações fica difícil te responder, pois depende das vigas intermediárias, se tem apoio de lajes, distância entre as brocas, como viu tem muito itens a ser definido, mas como é muito alto, aconselho você deve conversar com o Engenheiro Responsável pela obra.
      Eng Carlos.

  9. Diogo
    ago 03, 2015 at 5:49 pm

    Olá Engº Carlos não completei ai fica difícil mesmo, como citei parede de 13,80 de comprimento 2m de largura de cada lado sendo os 2 M de cada lado ira amarrar a outra coluna 3 vigas que estão no mesmo alinhamento e totalizando 5 metro de comprimento, nesses 05 metros estou pensando em fazer 04 colunas com as 02 de cada canto com sapatas e uma dessas do cado que ira amarrar a outra coluna e viga ja feitas outra coluna com sapata também, não ira ter laje nesse espaçamento não, peço então o favor que me ajude na profundidade da broca como também diâmetro dela e por ultimo a sapata que me indicaria pois tenho dúvida no mesmo, nesse espaço tera telhado somente, sendo assim aguardo seu retorno, abraços

    • ago 04, 2015 at 10:51 am

      Diogo,
      Para falar a verdade ainda fiquei confuso com sua explicação.
      Mas pelo que entendi você pode fazer as brocas com trado manual de diâmetro de 25 cm ou se o solo for fraco pode fazer de 30 cm de diâmetro, e com profundidade de 2,5 a 3 metros. Nas brocas deixe os ferros de engastamento na quantidade e mesmo diâmetro dos pilares. Faça as brocas com espaçamento não superior a 3 a 3,5 metros.
      Pode fazer uma viga baldrame de 30 cm de altura por no mínimo de 15 cm ou da largura dos blocos da alvenaria de embasamento.
      Mas qualquer dúvida converse com seu engenheiro que está fazendo o seu projeto.
      Eng Carlos.

  10. Gustavo
    ago 06, 2015 at 7:33 am

    Bom dia.
    Estou construindo e ja estamos entrando na parte do contra piso. Mas os pedreiros aterraram a casa ainda com as formas de madeira da viga baldrame. Pedi para tirar antes de aterrar mas eles falaram que nao tinha problema deixar a madeira das vigas. Será que futuramente pode ter algum problema?
    Obrigado

    • ago 06, 2015 at 8:51 am

      Gustavo,
      O correto é ter tirado as madeiras, atá por uma questão de reuso das mesmas, mas, estruturalmente não tem problemas, o que pode acontecer é no futuro a madeira apodreça e fique um vazio onde estava as madeiras.
      Eng Carlos.

      • Leandro
        ago 17, 2015 at 9:02 pm

        Boa noite vou construir em um terreno firme porém tem um desnível fiz um patamar atraz pretendo fazer um porão em baixo e construir a casa em cima vai dar uns 3 metros poer 7 de largura é aconselhável usar oq sapatas brocas baldrames

        • ago 17, 2015 at 9:14 pm

          Leandro, eu aconselharia sim fazer com vigas baldrames, mas precisa ver a altura do porão que ficará aterrado, pois precisa reforçar a parede porque ela vai funcionar como muro de arrimo.
          O bom é você conversar com o engenheiro responsável para te passar maiores informações.
          Eng. Carlos.

  11. cristiano
    ago 07, 2015 at 9:14 am

    Bom dia.
    Meu baudrame ficou 30 cm acima do nivel da guia, queria aumentar mais.eu posso subir mais uma fiada de bloco e aterrar a mesma?

    • ago 07, 2015 at 1:18 pm

      Cristiano,
      Não sei como foi feito seu baldrame, mas normalmente a alvenaria em cima do baldrame tem como finalidade de regularização com a altura do terreno, que se chama alvenaria de embasamento, por isso não vejo problemas em você fazer e aterrar.
      Eng. Carlos.

  12. Ricardo
    ago 18, 2015 at 1:25 pm

    Olá,
    Pretendo utilizar placa cimenticia e drywall em uma área de 10m2 com telhado, qual tamanho de vigas baldrame e colunas recomenda para essa utilização? O terreno eh aterro.

    • Ricardo
      ago 18, 2015 at 1:26 pm

      A área é de 7×1.5

      • ago 18, 2015 at 1:44 pm

        Ricardo,
        O baldrame normalmente é de 20×30 e as brocas/colunas não pode ser espaçadas mais que 3,50m. Mas o ideal sria você conversar com o Eng. Responsável pelo seu projeto.
        Emg. Carlos.

    • ago 18, 2015 at 1:44 pm

      Ricardo,
      O baldrame normalmente é de 20×30 e as brocas/colunas não pode ser espaçadas mais que 3,50m. Mas o ideal sria você conversar com o Eng. Responsável pelo seu projeto.
      Emg. Carlos.

  13. Geordani Monteiro De Castro
    ago 20, 2015 at 7:16 pm

    Gostaria de saber se pode contruir sem baldrame, só com pilares nos cantos e vigas, por laje de 4/8

    • ago 21, 2015 at 8:28 am

      Geordani,
      Se não for ter parede na parte inferior até pode, mas uma das funções do baldrame também é o travamento da parte inferior. Mas qualquer dúvida consulte o Eng Responsável pela sua obra.
      Eng Carlos.

  14. Adriana
    ago 21, 2015 at 7:02 pm

    Boa noite, Eng. Carlos!
    Tenho uma dúvida: todas as vigas baldrame da construção devem, necessariamente, ter a mesma geometria? Digo, algumas podem ter altura de 30 e outras de 59cm?
    Obrigada e ótima a sua matéria!

    • Adriana
      ago 21, 2015 at 7:03 pm

      Digo, 50cm.

      • ago 21, 2015 at 8:31 pm

        Adriana, não necessariamente, as vigas baldrames são como todas as vigas de uma construção e sua dimensão depende do calculo estrutural em função da sobrecarga de cada viga.
        Eng. Carlos

        • adriana
          ago 22, 2015 at 2:45 pm

          Obrigado, Eng. Carlos!
          Me ajudou muito!

    • ago 21, 2015 at 8:31 pm

      Adriana, não necessariamente, as vigas baldrames são como todas as vigas de uma construção e sua dimensão depende do calculo estrutural em função da sobrecarga de cada viga.
      Eng. Carlos

  15. Diego
    ago 25, 2015 at 9:14 am

    Bom dia ENG. Carlos, eu vou começar construir minha casa e vi q o construtor usara brocas de 2 m de profundidade, minha casa terá 60 metros quadrados em laje, conversei com ele e disse que achava muito rasa a profundidade das brocas e ele me disse que não, o que o senhor me aconselha. Desde já agradeço pela atenção e tenha um bom dia.

    • ago 25, 2015 at 9:28 am

      Diego,
      A profundidade das brocas depende da carga que ela recebe e do terreno, nos meus projetos quando faço neste padrão que será o seu projeto, eu peço para fazer no mínimo de 2,5 metros. Conserve com o seu Eng Responsável para saber o que ele recomenda.
      Eng. Carlos.

  16. Rodrigues Motta
    set 01, 2015 at 7:08 pm

    Olá, Sr. Carlos!

    Preciso dimensionar a ferragem de uma cinta baldrame de 4,40m, biapoiada e com 15cm de largura. Sobre ela haverá parede de bloco (pedrisco) distribuida, com 10cm de espessura e 2,90 de altura (pé direito). O amigo pode me dar uma ideia?

    • set 01, 2015 at 10:13 pm

      Boa noite, tudo bem?
      Analisando seu comentário o correto seria colocar um broca no meio, pois o vão é grande, mas da forma que você passou deve fazer um viga de no mínimo 40 cm de altura e com 3 ferros de 1/2″ na parte de baixo e 2 ferro de 5/16″ na parte de cima com estribo a cada 15 cm, para suportar somente a parede como mencionado.
      Mas o correto é você conversar com o Eng Responsável pela obra, pois ele pode te orientar melhor.
      Eng Carlos

      • Rodrigues Motta
        set 02, 2015 at 8:26 am

        Bom dia!
        O amigo não acha que eu poderia substituir as três pontas de 1/2 em baixo por 5 de 3/8, sendo três na base e duas 3cm acima, sendo uma de cada lado?

        • set 02, 2015 at 9:50 am

          Pode fazer a substituição sem problemas, pois a área de 3 barras de aço de 1/2″ equivale a 3,75cm2 e área de 5 barras de aço de 3/8″ equivale a 4,00cm2, percebe que a área final das 5 barras de aço de 3/8″ é um pouco superior.
          Eng Carlos.

          • Rodrigues Motta
            set 02, 2015 at 12:07 pm

            Carlos, amigo,
            Agradeço sua generosidade em ajudar. Vou optar, portanto, pelo 3/8. Fica melhor até para padronizar a compra dos ferros.
            Forte abraço!

          • set 02, 2015 at 1:03 pm

            Qualquer dúvida, entre em contato, mas também converse com o Eng Responsável pelo seu projeto.
            Eng Carlos.

  17. francisco
    set 03, 2015 at 4:07 pm

    Gostaria de parabeniza-lo pela atenção dada aos visitantes de seu blog. Minha dúvida é: estou construindo uma casa de 4,80×10 sendo que foram cavadas 12 sapatas com radier 80cm com ferro 5/ 16. Só que essas sapatas foram preenchidas com 25cm de altura de concreto e as colunas foram levantadas com colunas prontas de 20X7 também 5/16, pretendo construir 2 andares. Essa estrutura vai aguentar? As lajes vão ser de isopor. Peço sua ajuda. E agradeço!

    • set 03, 2015 at 5:25 pm

      Francisco,
      Somente com o que passou não tem como responder a sua pergunta, o correto é você conversar como eng Responsável do projeto para que ele possa analisar e passar as informações precisas.
      Eng Carlos.

  18. Elena Mara Soares
    set 09, 2015 at 3:35 am

    Engenheiro Carlos,
    Estou construindo um banheiro onde fica a garagem, que deslocarei para outro local. Como a garagem já estava construída e eu vou usar a metade da mesma para construir o banheiro pedi para os pedreiros construírem um alicerce e dua colunas junto às paredes da garagem, alem de hipermeabilizarem o alicerce com manta asfáltica. Entretanto eles não procederam dessa forma e apenas levantaram a parede argumentando que as paredes laterais da garagem serviriam de sustentação. Comentaram que fizeram uma armação antes de sentar os tijolos. Acho que esse procedimento vai trazer problemas como infiltrações e trincas entre as paredes mais tarde. Como eles levantaram a parede sem a minha presença, como devo proceder para evitar transtornos, isso é, o que pode ser feito agora.
    Fico muito grata se o senhor me responder com urgência.
    Elena
    Sapucaia do sul RS

    • set 09, 2015 at 8:57 am

      Elena,
      Normalmente na parte da estrutura por ser um comodo com vãos pequenos pode não ter problemas, pois fica difícil de afirmar porque não se sabe o que exatamente o pedreiro usou na fundação e profundidade das brocas.
      Agora em relação a infiltração o correto seria ter impermeabilizado para não ter problemas de infiltração, com a umidade ascendente vinda do terreno, também dependendo do tipo de terreno onde está localizado a sua casa, mas como já foi executado também fica difícil falar se terá problemas.
      Agora é ver num futuro próximo o que poderá acontecer.
      Eng. Carlos.

  19. José
    set 10, 2015 at 10:54 pm

    Olá Eng.Carlos Vou construir um quarto com 3,50 por 5,00.Pretendo colocar as vigas baldrame com 50cm de altura ,brocas com profundidade de 2 metros de profundidade,sapatas com 60×60
    Sendo que os ferros das vigas baldrame serão 4 ferros 3/8 em cima e em baixo.A distância entre os estrivos serão de 15cm,já que será colocado laje,para futuramente construir outro comodo em cima,também com laje.Gostaria de saber a sua opinião a respeito.Obrigado!!!

    • set 11, 2015 at 9:25 am

      José, no comprimento de 5 metros coloque uma broca no meio e uma coluna também, veja se consegue fazer as brocas mais profundas entre 2,5 a 3 metros (por ser sobrado) e desta forma pode diminuir a altura da viga baldrame para 40 cm.
      Mas conserve com o Eng Responsável, pois ele pode passar maiores detalhes.
      Eng Carlos.

  20. Johny França Pereira
    set 11, 2015 at 9:55 am

    bom dia!
    estou construindo uma casa de 147 metros e acabamos de fazer as vigas baldrames mas as mesmas ficaram meio desalinhadas devido as ferragens estarem desalinhadas o pedreiro me disse que não tem problema algum futuramente, queria uma opinião sua por favor!

    • set 11, 2015 at 11:26 am

      Johny, se for somente problemas de alinhamento não tem muito problema, desde que pouco o desalinhamento, precisa ver se a concretagem foi bem executada, se a ferragem foi conforme projeto estrutural, ver se foi feito o recobrimento correto se não ficou “bicheira” no concreto.
      Converse com o seu Eng. Responsável, pois ele deverá te informar melhor.
      Eng Carlos

      • Johny França Pereira
        set 11, 2015 at 2:18 pm

        obrigado por ter dado atenção a minha duvida, mas o problema maior é o desalinhamento o restante esta dentro dos conforme.
        grato!!

  21. Aline
    set 23, 2015 at 1:43 pm

    Olá. Vou começar a construir minha casa e logo me surgiu um dúvida sobre o baldrame. Meu pedreiro falou que ia fazer ela 12×25. Ai eu disse que queria ela 15×30. Ai ele falou que faz, mas que ai ele não colocaria a alvenaria embaixo da viga por que o tijolo é de 9 cm. Posso fazer minha viga baldrame sem essa alvenaria debaixo dela? Qual sua opinião? Agradeço desde já a atenção!

    • set 23, 2015 at 2:04 pm

      Aline, não vejo problemas, pois normalmente a alvenaria abaixo da viga não é um item estrutural e sim somente para nivelamento para a execução do baldrame, a não ser que esteja utilizando a alvenaria abaixo da viga para um outro objetivo.
      Mas converse com o Eng Responsável pela sua obra, pois ele pode passar mais informações para você.
      Eng. Carlos.

  22. Aline
    set 24, 2015 at 1:36 pm

    Obrigado Carlos por sua atenção. O eng me falou a mesma coisa. Mas queria a opinião de um segundo rs. O eng tbm fez o cálculo estrutural e ele falou o seguinte : as sapatas deram ferro de 6.3 e os pilares ferro de 10 e 8.0. O meu pedreiro achou errado dar um ferro tão fino na sapata e no pilar deu valor maior. Mais uma vez fiquei insegura. Qual sua opinião? É uma casa térrea.

    • set 24, 2015 at 2:08 pm

      Aline, No calculo vai depender da quantidade de cada aço, não somente do diâmetro, pois quando se faz o calculo é encontrado uma área de aço e em função desta área chega a uma quantidade x diâmetro.
      Carlos

  23. Alex
    set 27, 2015 at 11:54 am

    Estou querendo fazer uma garagem ,porém ela ficará abaixo nível cada 2,10 as paredes apoiará as terras laterais terá uma Lage para segurar as paredes para apoio da terra qual ferragem posso usar na baldrame 5/16 ou 3/8 e 30 cm seria suficiente ,a dimensão será de 3mt de largura por 6mt comprimento e tenho planos para construção em cima

    • set 27, 2015 at 9:55 pm

      Alex, como sai um baldrame que terá peso da laje, o ideal seria fazer com 30 cm e aço 3/8, mas neste caso o ideal é você conversar com o Eng. Responsável do projeto, pois ele poderá te passar maiores detalhes.
      Eng. Carlos.

  24. Antonio Maran
    set 29, 2015 at 3:46 pm

    Eng Carlos Parabéns pela iniciativa, gostaria que me tirasse uma dúvida. Para orçar a quantidade de escavação para viga baldrame, tem profissionais que costumam acrescentar a largura da viga 0,30 m de cada lado e na altura 0,10 m. Já outros acrescentam 0,40 m nas laterais e 0,15 m na altura, para viga de um imóvel térreo simples. Quanto devo acrescentar ???

    • set 29, 2015 at 5:21 pm

      Antonio, no meus orçamentos eu não acrescento nada, faço da seguinte forma:
      1) Calculo a largura da vala que vai ficar e faço o orçamento como escavação:
      2) E calculo a viga baldrame pelo volume real.
      3) Se tiver embasamento
      3) Valor da impermeabilização
      São os itens que considero para calcular o valor da fundação sem acrescentar nada.
      Espero que tenha te ajudado.
      Eng Carlos.

  25. Antonio Maran
    set 30, 2015 at 12:26 pm

    Muito obrigado pela prestatividade com todos, muito louvável sua atitude!

    • set 30, 2015 at 1:31 pm

      Antonio, como tenho um pouco de experiência, gosto de passar para as pessoas.

  26. Michel
    out 04, 2015 at 6:19 pm

    Uma pergunta por gentileza, as vigas baldrame são necessárias apenas quando vão alvenaria por cima? pois estou com dúvidas se devo ou não usar o baldrame pois no caso não haverá paredes laterais, será direto construção no 1 andar, queria saber se fazendo o baldrame pra todo esse espaço que não haverão paredes é necessário? Ou se será mais fardo de peso para as sapatas, de forma desnecessária.

    • out 04, 2015 at 8:01 pm

      Michel, normalmente as vigas baldrames são usadas para suportar uma carga sobre a mesma, que por exemplo são paredes, que não seria o seu caso, mas as vezes as vigas baldrames também são usadas em alguns casos para travamento, o correto é você conversar com o Eng. Responsável para ver se realmente precisa ou não.
      Qualquer dúvida entre em contato.
      Eng Carlos.

  27. Danilo
    out 05, 2015 at 12:53 pm

    Boa tarde, estou construindo uma casa térrea com altura normal igual a todas 3m, e somente na sala vai ser feito pé direito duplo com 5,5m. A minha dúvida é: quantos metros devo fazer as agulhas? A mesma medida para a casa toda ou na parte mais alta devo fazer elas mais fundas? E qual seria a medida de cada? Obs: o terreno é bem firme não precisou jogar terra.

    • out 05, 2015 at 3:06 pm

      Danilo, pode fazer na parte mais alto em torno de 3 m e no restante uns 2,5 m, mas aconselho você conversar com o Eng Responsável do projeto, pois ele pode passar maiores informações.
      Eng. Carlos.

  28. Paulo Vinicius
    out 05, 2015 at 4:41 pm

    ola minha duvida e a seguinte: estou construindo um muro de 3 metros de altura com colunas a cada 2,5 metros a viga baldrame tem brocas de 3m com ferro 5/16. qual altura coloco a viga intermediaria do muro? estava pensando na altura de 1,5metros..está correto assim??/ e outra parte do muro tera 3,6 metros com que altura coloco a viga intermediaria e qual sua altura..20 ou 30 cm??

    • out 05, 2015 at 5:57 pm

      Paulo, um muro desta altura seria aconselhável fazer uma viga intermediária e outra no respaldo do muro e pode ser de 20 cm.

  29. Paulo Vinicius
    out 05, 2015 at 4:46 pm

    complementando a viga baldrame tem 30×12…
    tenho esta duvida sobre que altura do muro faço a viga intermediaria e quais suas medidas,pois em alguns pontos do muro os arranques das brocas ficaram curtos e nao consegui amarrar os ferros das colunas no minimo 30 cm com os arranques, alguns ficaram com 10cm,, mas so alguns a maioria ficou bom amarrado com 30 cm nas esperas da broca fico com medo de ter ficado fraco… obrigado

    • out 05, 2015 at 6:10 pm

      Paulo, eu uso um padrão de no mínimo 30 cm (ainda depende da bitola do aço). Se for um aço na coluna não vejo tanto problema.
      A viga baldrame ficou bom nestas medidas.
      Ma se você ficar com dúvida converge com um Engenheiro que ele pode explicar melhor e de dar dicas.
      Obrigado, Eng Carlos.

  30. natanael
    out 09, 2015 at 4:33 pm

    Olá, gostaria de saber sua opinião sobre a construção da viga baldrame sobre uma primeira camada de tijolos inteiros. Ou se ela deve ser construída direto sobre o solo. Obrigado.

    • out 09, 2015 at 5:02 pm

      Natanael, em muitos casos acho melhor esse seu comentário em fazer a viga baldrame em cima de uma fiada de tijolos maciços, porque evita o contato da terra na ferragem, principalmente na hora da concretagem.
      Eng Carlos.

  31. out 12, 2015 at 8:43 pm

    Caro, Engenheiro Carlos:
    Pretendo fazer um sobrado em terreno com declive, o qual chega ao fundo com 2,50 de desnível/profundidade em relação ao nível da rua, desta forma a pergunta é a seguinte: posso fazer a estacas junto com as gaiolas e sobrepor os baldrames sobre ambos aérea, sem alvenaria de embasamento? Sem mais, agradeço sua atenção se possível. Abraço/Moacir

    • out 13, 2015 at 9:03 am

      Moacir, não vejo problemas em você fazer da forma que você está comentando, a alvenaria de embasamento tem a função principal de regularizar o nível para a alvenaria de elevação.
      Eng. Carlos.

  32. out 12, 2015 at 8:47 pm

    Caro, Engenheiro Carlos:
    Farei um sobrado num tereno com declive, o qual no fundo dá 2,60 de profundidade, ou seja abaixo do nível da rua. Pergunto-lhe seria possível fincar a estacas junto com as gaiolas e sem alvenaria de embasamento e sobre ambos fazer os baldrames aéreos. Fico no aguarde da resposta se possível. Grande abraço/Moacir

    • out 13, 2015 at 9:04 am

      Moacir, não vejo problemas em você fazer da forma que você está comentando, a alvenaria de embasamento tem a função principal de regularizar o nível para a alvenaria de elevação.
      Eng. Carlos.

  33. Luiz
    out 14, 2015 at 3:03 am

    Gostaria de saber se posso construir uma casa térrea, sem fazer fundação, em todos os cantos do baldrame usamos uma coluna e depois arrodiamos com um radier, a fundação somente no local das colunas

    • out 14, 2015 at 9:02 am

      Luiz, existe sim esta possibilidade, mas o correto é você acertar os detalhes da fundação com o Eng Responsável por sua obra.
      Eng Carlos.

  34. Luis
    out 15, 2015 at 3:42 pm

    Em um vão livre de 4,20 é seguro uma virga seria sendo q já tem uma casa em cima e está virga está com 6 ferro 3/8 a mesmo de 11×20

    • out 15, 2015 at 4:09 pm

      Luis, se a viga tem parede em baixo, o peso da parede ajudará na distribuição da carga, mas se não tiver parede sendo aberto a viga com altura bem abaixo do procedimento.
      Eng Carlos.

  35. Luis
    out 15, 2015 at 10:28 pm

    Sr pode me aguda o que tem q ser feito se já está tudo cosntruido e estas virga não tem parede embaixo e tem uma parede encima da virga tudo com a laje pronta está

    • out 16, 2015 at 8:27 am

      Luis, agora que está pronto, o correto é você procurar o Eng Responsável por sua obra, para que ele possa te dar uma solução, que pode ser deste o reforço da viga até a possibilidade de colocar um pilar no meio do vão.
      Eng. Carlos.

      • Luis
        out 16, 2015 at 12:10 pm

        OK muito obrigado vou providenciar sobe sua dica .

        • out 16, 2015 at 1:32 pm

          Luis, tudo de bom e bom trabalho.
          Eng. Carlos.

  36. Julio Cesar
    out 22, 2015 at 2:05 pm

    Boa tarde Eng. Carlos

    Estou construindo uma casa em um terreno que com 2 metros de broca da água, fiz as brocas com 1 metro e baldrame de 14×50 “a altura foi para dar nível no terreno”, os ferros foram de 8mm eo traço da massa 1-3-3, a alvenaria vai ser de tijolo cerâmico 9x14x19 , será que com essa fundação posso colocar laje treliçada com bloco de eps e telhado com telhas de cimento?

    • out 22, 2015 at 2:22 pm

      Julio Cesar, o ideal era ter feito broca mais funda (mas não deu por causa da água) e também poderia de feito blocos de concreto nas cabeças das brocas, mas se o terreno for firme e bem compactado neste metro da altura das brocas, não vejo problema.
      Mas o correto seria você conversar com o Eng Responsável pela obra, pois ele poderá passar mais informação.
      Eng Carlos..

  37. José Carlos
    out 23, 2015 at 3:27 pm

    Eng. Carlos, ainda vou começar a construir um sobrado com laje de mais ou menos 50 m², sendo de 6,50 x 7,50 e altura da paredes de +- 2,60 onde colocarei laje e acima dessa laje irei fazer quartos e um banheiro e a parte da cobertura nesse 2º piso será de alvenaria? Quanta as fundações vou fazer com sapata; o terreno é firme. Que profundidade devo fazer essas brocas abaixo da sapata que imagino fazer de 50 de largura por 50 de profundidade?

    • out 23, 2015 at 3:33 pm

      José Carlos, as sapatas estão na dimensão ótima, em relação as brocas, como é sobrado o ideal é fazer entre 2,5 a 3 metros de profundidade, mas o correto é você conversar com o Eng Responsável, pois ele poderá passar mais detalhes.
      Eng. Carlos.

  38. Maria
    nov 04, 2015 at 9:46 pm

    Gostaria de saber como posso dividir o pagamento de uma construção de uma casa em etapas, e quanto corresponde em porcentagem cada etapa constrida.

  39. igor silva lourenço
    nov 12, 2015 at 1:52 pm

    Boa Tarde, qual a distância máxima de uma broca para outra, a cada quantos metros tem que ter uma broca?

    • nov 12, 2015 at 2:23 pm

      Igor, não existe uma distância máxima, pois conforme a distância será calculado a viga baldrame, mas uma regra geral eu não gosto de colocar distância entre brocas maiores que 3,5 m. O comprimento (profundidade) de uma broca depende da sobrecarga que a mesma irá suportar, mas normante se for casa térrea em torno de 2,5 a 3 metros se o solo for bom.
      Eng Carlos.

  40. Joao
    nov 12, 2015 at 3:08 pm

    Vou construir uma casa térrea com 60 m quadrados, o solo é firme, qual o tamanho da seção da viga baldrame e a armadura que posso utitlizar?

    • nov 12, 2015 at 3:21 pm

      João, normalmente para vão padrão usa-se vigas de 20×25 cm ou 20×30 cm, com 4 ferros de 3/8″, mas depende do vão, aconselho você perguntar para o Eng. Responsável pelo projeto.
      Eng Carlos.

  41. Fabio
    nov 16, 2015 at 9:24 pm

    Boa noite Carlos, parabéns pela iniciativa . Sou eng. mecânico, mas gosto muito da área civil e estou me aventurado na construção de minha casa.
    Na construção que pretendo erguer, uma pequena casa de 60m², dois andares(duas lajes) mais o telhado colonial, o terreno é seco porem muito fraco.
    Estou pensando em 9 brocas distribuídas ao longo das interseções das paredes com profundidade em torno de 4 a 6 metros, diâmetro de 30 cm(ou mais), bloco de coroamento 60 x 60 ou mais, beldrame 20 x 40cm.
    O que você acha?

    • nov 17, 2015 at 9:55 am

      Fábio, de uma forma geral está bom, somente o baldrame que acho que está um pouco acima na altura, mas não sei com será a estrutura para receber o pavimento superior.
      Mas aconselho você conversar com o Eng Responsável pois o mesmo pode fazer uma visita no local e te passar mais maiores detalhes.
      Eng Carlos.

      • Fabio
        nov 17, 2015 at 9:54 pm

        O eng. que conversei aconselhou a fazer com uma broca de 40 e aprofundar mais um pouco por não ter feito o estudo do solo, meu vizinho ergueu um prédio de 4 andares, broca de 60 e 6 metros de profundidade, estou tendo como referencia este vizinho. Então você acha que o baldrame de 40 de altura está muito? Estou utilizando ferros de 1/2″ e estribos de 5mm neste baldrame.

        • nov 18, 2015 at 10:55 am

          Fábio, você deve seguir as orientações do Eng Responsável pelo projeto, pois foi ele quem está assumindo a responsabilidade da execução. em relação ao baldrame eu acho muito, como te falei que não sei como está sendo descarregada todo o esforço das paredes, lajes e pavimento superior. Veja com o Eng Responsável pois ele vai te passar as dimensões, para que você possa fazer sua obra.
          Eng Carlos.

  42. João Paulo
    nov 23, 2015 at 10:18 pm

    Por favor, qual é a profundidade e largura das valas e agulhas para um muro de 3 metros de altura com blocos de concreto? O muro será de bloco aparente e o terreno está no nível e o solo já está compactado.
    Obrigado,

    • nov 24, 2015 at 9:17 am

      João Paulo, as vigas podem ser de 15x25cm e as brocas com espaçamento não superior a 3m e com profundidade aproximada de 2 a 2,5 com armação em toda a sua profundidade.
      Eng Carlos.

  43. Joao
    nov 24, 2015 at 8:44 am

    Bom dia,

    Qual a espessura do tijolo ceramico mais usado na construção de casa simples térrea?

    • nov 24, 2015 at 9:14 am

      João, o blocos mais mais usuais são 9X19X19, mas a espessura pode mudar conforme a necessidade de sua obra, que pode ser de 11,5 ou 14.
      Eng Carlos.

  44. João Paulo
    nov 24, 2015 at 12:31 pm

    Sr. Carlos, bom dia
    Em relação ao meu questionamento do muro de 3 metros de altura com bloco de concreto, respondido pelo Sr. hoje de manhã, quais as ferragens devo usar nas brocas e vigas? Pretendo preencher com concreto usinado.

    Obrigado,

    • nov 24, 2015 at 1:12 pm

      João Paulo,
      Nas vigas pode usar 4 ferros de 5/16″ e estribo de 4,2 a cada 18cm.
      Nas brocas e pilares pode usar também 4 ferros de 5/16″ e estribo de 4,2 a cada 20cm (armar em toda profundidade da broca)
      Eng Carlos.

  45. Joao
    nov 24, 2015 at 2:41 pm

    Boa Tarde,

    Para cálculo de viga baldrame, só devo considera o peso da alvenaria em cima? nao tem força lateral do solo sobre o baldrame?

    • nov 24, 2015 at 3:02 pm

      João Paulo, para o calculo, somente o peso da alvenaria, a não ser que seja um muro de arrimo.
      No respaldo do muro deve fazer uma viga de travamento.
      Eng Carlos.

  46. aitron santana
    nov 28, 2015 at 11:58 am

    gostaria se posso construir utilizando viga baldrame de mm numa distancia das colunas de no maximo 3,10 m uma da outra com sapatas em cada uma delas e anda entre estas distancias uma broca de sustentaçao

    • nov 28, 2015 at 12:30 pm

      Aitron, conforme seu comentário não vejo problemas na construção em relação ao que você mencionou, mas o aconselhável seria você conversar com o Eng Responsável para que ele possa te passar outros detalhes.
      Eng Carlos

  47. aitron santana
    nov 28, 2015 at 12:03 pm

    gostaria de saber se posso construir utilizando viga baldrame de 8mm com quatros ferros em cada com colunas de sustentaçao numa distancia maxima de 3,10 com sapatas de 50×50 em cada uma contando ainda com uma broca reforço neste vao de 3,10 m para dar melhor sustentação a esta viga baldrame; o que o sr di?

    • nov 28, 2015 at 12:30 pm

      Aitron, conforme seu comentário não vejo problemas na construção em relação ao que você mencionou, mas o aconselhável seria você conversar com o Eng Responsável para que ele possa te passar outros detalhes.
      Eng Carlos

  48. dez 01, 2015 at 12:01 pm

    bom dia Eng Carlos … estou com uma duvida,
    estou fazendo uma edicula nos fundos do meu terreno 12,50 x 25 …
    a viga baldrame estou fazendo com 20 cm de altura
    e o terreno tem um desnível de 60 cm.. minha duvida é … como faço para deixar tudo no nível a viga baldrame ? posso fazer tudo de 20 cm e completar com tijolos ? agradeço desde já

    • dez 01, 2015 at 12:22 pm

      Romario, é isso mesmo que você falou, fazer as vigas e depois completar com alvenaria, esta alvenaria chama “Alvenaria de Embasamento”.
      Eng. Carlos.

  49. Lia Cristina
    dez 02, 2015 at 3:51 pm

    Engenheiro Carlos, vou construir uma casa com laje de forro. Gostaria de saber qual a dimensão e ferragem para o cintamento inferior?

    • dez 02, 2015 at 5:14 pm

      Lia, normalmente é usado vigas de 10×25 cm com 4 ferros de 5/16″, mas converse com o Eng Responsável, pois ele pode passar maiores de detalhes, pois ele deve verificar as alturas dos oitões ou alguma outra condição especial.
      Eng. Carlos

  50. ROBERTO
    dez 08, 2015 at 1:55 pm

    Olá, estou fazendo um projeto e estou definindo a posição das vigas baldrames. É necessário colocar vigas baldrames em todas as paredes? Ou eu posso desconsiderar pequenos trechos que estão fora dos alinhamentos dos pilares?

    Desde já, agradeço

    • dez 08, 2015 at 2:38 pm

      Roberto, o ideal é colocar baldrame em todas as paredes, caso contrário não terá apoio/sustentação para as paredes.
      Eng Carlos

  51. jeferson
    dez 13, 2015 at 6:45 pm

    em uma casa com dois pavimentos,qual deve ser o tipo de ferragem?altura e largura do baldrame?

    • dez 13, 2015 at 9:26 pm

      Jeferson, pode usar um viga baldrame de 20×30 com 4 ferros 3/8″, mas você deve ver maiores detalhes com o Eng Responsável pelo projeto, pois no calculo entra em consideração os vãos, e outros detalhes.
      Eng Carlos.s

  52. Wilkens Gomes
    dez 15, 2015 at 1:41 pm

    Prezado Engenheiro Carlos.

    Parabéns pela sua nobre ação de ensinar a construir.
    Quero fazer um muro de 2,30 m de altura no fundo do quintal (11,25 m), mas o desnível (declive) de um lado para outro é de 1,00 m. Qual é a fundação recomendada nesse caso e como se faz?
    Atenciosamente..
    Wilkens Gomes
    Belém(PA)

    • dez 15, 2015 at 3:41 pm

      Wilkens, se for somente muto sem aterro, você pode fazer uma viga baldrame de 15×25 com 4 ferros de 5/16″ com broca a cada 2,5 metros, pilares em cada broca com 4 ferros de 1/4″, uma canaleta no meio e uma viga no respaldo do muro 10×15 com 4 ferros de 1/4″.
      Para executar procure um bom profissional para sair com qualidade.
      Eng Carlos.

      • Wilkens Gomes
        dez 16, 2015 at 7:13 pm

        Prezado Engenheiro Carlos

        Muito obrigado pelo pronto atendimento!
        Ainda tenho essas dúvidas:
        1) Se as cabeças (topo) das estacas devem ficar niveladas entre si e a que distância em relação ao nível da parte mais alta do terreno.
        2) Se essas estacas podem ter alturas (comprimento) diferentes umas das outras (parte mais alta com estacas menores e vice-versa) e
        3) Se depois do muro pronto posso aterrar a parte mais baixa do terreno até chegar no nível da parte mais alta.

        Desde já, muito obrigado.

        Wilkens Gomes
        Belém (PA)

        • dez 16, 2015 at 7:38 pm

          Wilkens,
          1) Normalmente as estacas devem ficar na altura do terreno, depois é a alvenaria e o restante é concretado como um pilar.
          2) A profundidade da estaca depende do tipo do terreno, pois algumas você consegue fazer mais fundas e outras não.
          3) Se for aterrar você deve reforçar a largura do muto, talvez é preciso fazer uma parede de um tijolo.
          Eng Carlos.

  53. dez 26, 2015 at 8:12 pm

    Olá eu estou construindo um sobrado qual e a distância que eu posso avançar com ele em direção a rua

    • dez 27, 2015 at 9:54 am

      Gabriel, depende do código de obras da sua cidade, procure o setor de obras da prefeitura, pois eles poderão passar maiores detalhes, pois tem cidades que exigem um recuo de 4 metros outras de 3 metros.
      Eng Carlos.

  54. Fabio
    dez 27, 2015 at 4:44 pm

    Boa tarde Carlos.
    Em uma broca de 10 metros de profundidade, diâmetro de 40cm, para suportar 2 pavimentos, como deve ser a armação das brocas?

  55. Igor
    jan 05, 2016 at 10:59 am

    Bom dia Eng. Carlos,

    Vou construir uma casa , vai ser um retangulo de 4 metros por 15, nessa largura de 4 metros eu ponho uma broca em cada canto ou tem q ter uma broca no meio desses 4 metros tb?

    • jan 06, 2016 at 7:59 pm

      Igor, eu particularmente não gosto de deixar vãos grandes acima de 3 a 3,5 metros, eu colocaria uma broca no meio.
      Eng Caros.

  56. Igor
    jan 07, 2016 at 8:50 am

    Bom dia, vai ser uma casa térrea, qual diametro da broca normalmente é usado? e qual a armadura?

    • jan 07, 2016 at 10:07 am

      Igor, o diâmetro das brocas é em torno de 25 a 30 cm, pois depende da sobrecarga da casa (paredes, lajes, telhados) e a armação será a mesma que irá ser usada nos pilares.
      Eng Carlos.

  57. igor
    jan 11, 2016 at 10:07 am

    Bom dia,

    Em casas terreas, é necessario fazer bloco em uma broca só? ou pode so fazer a broca ?

    • jan 11, 2016 at 10:13 am

      Igor, não é necessário caso seja somente um broca, pois a função do bloco seria distribuir o carga do pilar para diversas brocas.
      Eng Carlos.

  58. igor
    jan 11, 2016 at 2:20 pm

    Uma casa térrea de 4×15 metros, vaiser tipo caixote, estrutura da cobertura vai ser metalica. qual tipos de armadura eu devo por no baldrame pilar e viga?

    • jan 11, 2016 at 3:13 pm

      Igor, em uma construção normal o baldrame seria em torno de 20 x 30 com 4 ferros de 3/8″, pilares com 10 x 15 com 4 ferros de 5/16″ e vigas de 10 x 25 com 4 ferros de 5/16″.
      Mas converse com o Eng Responsável pois ele pode passar maiores informações.
      Eng Carlos.

  59. igor
    jan 11, 2016 at 2:20 pm

    Uma casa térrea , vaiser tipo caixote, estrutura da cobertura vai ser metalica. qual tipos de armadura eu devo por no baldrame pilar e viga?

    • jan 11, 2016 at 3:14 pm

      Igor, em uma construção normal o baldrame seria em torno de 20 x 30 com 4 ferros de 3/8″, pilares com 10 x 15 com 4 ferros de 5/16″ e vigas de 10 x 25 com 4 ferros de 5/16″.
      Mas converse com o Eng Responsável pois ele pode passar maiores informações.
      Eng Carlos.

  60. gilney
    jan 13, 2016 at 6:12 pm

    meu terreno e meio arenoso no início. Quero saber se para construir a viga baldrame devo aprofundá-lo até encontrar solo firme? ele é um pouco declinado. o Solo bom está uns 80cm de profundidade. como farei sendo que a viga baldrame terá 20x30cm?

    • jan 13, 2016 at 9:24 pm

      Gilney, o baldrame pode ficar no terreno argilo, mas as brocas faça com profundidade de uns 2,5m se for casa térrea. A viga pode ser de 20 x 30.
      Mas qualquer dúvida converse com o Eng Responsavel pela obra.
      Eng Carlos

  61. igor
    jan 15, 2016 at 8:43 am

    Bom dia,

    No encontro de 2 vigas baldrames é sempre necessário ter uma broca? A situação é o seguinte, vai ter uma broca perto mais tem o banheiro, no canto encontra 2 vigas baldrames tem q por broca ali ou posso ergue um pilar da viga baldrame mesmo no canto, casa é térrea.

    • jan 15, 2016 at 9:13 am

      Igor, o ideal seria uma broca mesmo se for pouca profundidade, mas se o vão for pequeno pode ficar sem broca e subir o pilar direto do baldrame.
      Mas se ainda tiver dúvida converse com o Eng Responsável pelo projeto.
      Eng Carlos

  62. igor
    jan 15, 2016 at 2:56 pm

    Boa Tarde,

    20 brocas para uma casa de 63 m quadrados é mt coisa?

    • jan 15, 2016 at 4:18 pm

      Igor, Não está exagerado, apesar que a quantidade vai depender da quantidade de encontro das vigas baldrames.
      Eng Carlos

  63. jan 19, 2016 at 12:07 am

    Boa noite,
    Devido ao tipo de solo, foi decidido fazer o radier, com 10 cm espessura com ferro de 4,2mm armado a cada 15 cm.
    Pode se fazer a viga baldrame com medidas 15 x 20 em cima do radier e os 20 cm da viga sobre o radier ser preenchido com aterro para depois fazer o contra piso e o piso da casa, esse procedimento seria correto, para 2 pavimentos.

    • jan 19, 2016 at 10:07 am

      Mauro, quando se faz a opção da fundação tipo radier não precisa fazer a vigas baldrames, mas se você optar por também fazer vigas baldrames não teria problema, mas precisa fazer as brocas pois não terá onde as cargas da viga baldrame descarregar.
      Qualquer coisa converse com o Eng Responsável pelo projeto.
      Eng Carlos.

  64. EVERALDO
    jan 20, 2016 at 8:26 am

    Bom dia, engenheiro Carlos. Eu comecei uma construção de 13,40 por 7,00 para 2 lajes, tem 15 sapatas de 3 m em 3m uma da outra, o terreno é firme as sapatas cavada chegou na piçarra. O pedreiro vai usar o sistema de ferro aranha nas sapatas e nas colunas 4 ferro 3/8, e nas virgas 4 ferro 5/16. Nesta estrutura nas sapatas precisa de brocas e nas colunas precisa aumentar o ferro assim também nas virgas? Fiquei com dúvida porque várias opinião de pedreiros, e o meu engenheiro até o momento não deu uma resposta. Vi suas respostas gostaria da sua opinião.

    • jan 20, 2016 at 9:03 am

      Everaldo, eu não entendi quando quis dizer “sistema de ferro aranha nas sapatas”, acredito que seja os blocos, mas conforme você passou vai depender da profundidade que conseguiu escavar as brocas, mas acho que você poderia aumentar a ferragem das vigas para 4 ferro de 3/8″.
      Mas converse com o eng responsável pois ele conhece melhor o projeto e a região e com isso ele deve passar as informações com mais precisão.
      Eng CArlos

  65. IGOR
    jan 22, 2016 at 9:02 am

    Bom dia,

    Meu terreno é um pouco inclinado para lateral, bem onde vou construir, o baldrame nao pode ser feito na no aterro né? Como eu posso fazer?

    • jan 22, 2016 at 9:35 am

      Igor, o correto é fazer o baldrame na conformação do terreno normal e depois fazer a alvenaria da embasamento até o nível desejado e depois fazer o aterro para nivelar para receber o contrapiso.
      Mas converse com o Eng Responsável, pois ele pode passar mais detalhes.
      Eng Carlos.

  66. Rene Oliveira
    jan 22, 2016 at 11:32 am

    Vigas baldrane deve-se colocar embaixo de todas as paredes?

    • jan 22, 2016 at 11:39 am

      Rene, sim, o correto é colocar onde irão as paredes, para dar sustentação as paredes.
      Eng Carlos

      • jan 22, 2016 at 12:38 pm

        Vigas baldrane deve-se colocar embaixo de todas as paredes?

        • jan 22, 2016 at 1:08 pm

          Rene, sim, o correto é colocar onde irão as paredes, para dar sustentação as paredes.
          Eng Carlos

  67. Rene Oliveira
    jan 22, 2016 at 12:41 pm

    Desconsiderar a pergunta repetida acima, eu queria mesmo era agradecer. Obrigado!

    • jan 22, 2016 at 1:08 pm

      Rene, Ok.
      Qualquer dúvida entre em contato.
      Eng Carlos

  68. Nyare
    jan 22, 2016 at 3:41 pm

    com uma casa de 71m² dá pra usar a viga baldrame

    • jan 22, 2016 at 4:15 pm

      Nyare, a maioria das casas consegue-se fazer com vigas baldrames, mas tem algumas casas que vão depender do tipo de de terreno, pois as vezes podem ser feitas com sapatas ou radier.
      Eng Carlos.

  69. igor
    jan 26, 2016 at 3:42 pm

    Boa Tarde,

    Qual a diferença de fazer o baldrame enterrado e o baldrame a cima do solo? Meu terreno tem uma inclinação posso fazer o lado mais baixo ele a cima do solo e o lado q ta mais alto abrir uma vala pra ambos ficar no nivel?

    • jan 26, 2016 at 5:01 pm

      Igor, não tem diferença, pois o vale são as dimensões e a ferragem que são calculadas, e as duas nos dois tipos devem ser praticamente iguais. Pode fazer da forma que você está passando.
      Mas qualquer dúvida converse com o Eng Responsável pelo projeto.
      Eng Carlos.

  70. Diego Alberto
    fev 06, 2016 at 3:03 am

    A estrutura da minha casa não tem sapatas, apenas vigas baldrames. Posso construir um primeiro andar?

    • fev 06, 2016 at 9:12 am

      Diego, o mais importante neste caso seria saber como foi feito as brocas em relação a profundidade das mesmas, pois para um sobrado precisa de mais ou menos uns 4 a 5 metro de profundidade, também deve analisar as vigas de respaldo da primeira laje e os pilares para não ter problemas de trincas.
      Mas o ideal seria você conversa com o Eng Responsável para que te possa passar maiores detalhes.
      Eng Carlos.

  71. Rodrigues
    fev 07, 2016 at 1:13 am

    Olá amigo. Estou com uma dúvida em relação a fundação. Tenho uma casa em ponto de madeiramento e feita com uma fundação de concreto ciclópico, mas agora quero adapta-la pra receber laje.
    Vou fazer a fundação abaixo dos pilares com sapatas isoladas, como não é possível fazer vigas baldrames travando as devidas sapatas, gostaria de saber se é possível executar dessa forma. Aguardo resposta e desde já agradeço

    • fev 07, 2016 at 9:11 am

      Rodrigues, como você vai fazer sapatas isoladas, não teria problemas desta forma, mas você deve rever as vigas de respaldo onde serão o apoio para as lajes pois as mesmas devem ser calculadas para receber as lajes, também verificar os pilares pois este distribuirão os pessoas da laje, telhado para as sapatas.
      Qualquer dúvida converse com o Eng Responsável pela sua obra.
      Eng Carlos.

  72. igor
    fev 11, 2016 at 9:21 am

    Bom dia,

    Em uma casa térrea, estou querendo por uma caixa d’agua de mil litros, já tem uma de 500 litros, quero deixa a de 500 pro banheiro e a de mil pro restante da casa, a casa é antiga como eu posso saber se a estrutura aguenta o peso dessas 2 caixas d’agua? obrigado.

    • fev 11, 2016 at 1:40 pm

      Igor, você terá que analisar como ela foi construída, principalmente onde será instalada a caixa d´água, desde a fundação, analisando as colunas e as vigas que receberam a laje, e também analisar se na casa possuem trincas. Estes são os pontos principais a serem analisados.

  73. Elissandro
    fev 19, 2016 at 11:36 pm

    Olá Carlos, quero estruturar minha casa que esta pronta para fazer um sobrado de uma só laje. Gostaria de saber se posso rasgar as paredes com distancia de 3 em 3 mts colocando colunas com 2,5mts de profundidade, a casa tem 54mts2 com o pavimento superior ficaria com total de 108mt2. Parabéns pelo site e aguardo pela sua dica

    • fev 20, 2016 at 9:05 am

      Elissandro, para fazer o que você está querendo, mas outras considerações a serem analisadas, como por exemplo:
      A laje existente é de forro ou piso?
      As vigas de cobertura existente foram preparadas para receber o peso da paredes superiores?
      Consegue fazer brocas onde você irá rasgar as paredes para as colunas?
      Para você fazer com segurança pergunte ao engenheiro responsável pelo projeto, pois ele vai no local e pode te passar maiores detalhes.
      Eng Carlos.

  74. Giuliano
    fev 26, 2016 at 10:41 pm

    Olá engenheiro Carlos, parabéns pela iniciativa, gostaria de tirar uma duvida. Estou construindo um sobrado de 144 m2 com 2 lajes, não solicitei ao meu engenheiro projeto estrutural devido a experiencia do meu pedreiro, mas fiquei duvidoso quando ele sugeriu não fazer sapatas, somente brocas de 4 metros de profundidade e 30 cm de diametro a mais ou menos 2,5 mts uma da outra e assim sustentar os baldrames, considerando que meu terreno é bastante sólido , o que o senhor acha ?

    • fev 27, 2016 at 8:41 am

      Giuliano, se o terreno é bastante sólido conforme você comentou, e o pedreiro seguir realmente o o que está propondo, não terá problemas; pois é a forma que eu faço normalmente em meus projetos, mas eu aconselharia você conversar com o eng. responsável, pois mesmo sem um projeto estrutural ele é o responsável pela construção.
      Eng Carlos.

  75. vagner azevedo
    mar 08, 2016 at 7:10 pm

    Olá Carlos,estou para começar um sobrado(111 mts em baixo e 109 na parte de cima ) e o projeto já estar pronto,o que estar me perturbando é a questão da largura dos pilares que é 15×30 15 x60 concretados e assim por diante, segundo o engenheiro responsável disse que é o padrão,acontece que na minha região só existe tijolos com 9 cm e no máximo 10 cm de largura , se levantar a alvenaria colocando o tijolo no meio do pilar ficaria 2,5 cm de cada lado para o embolso ou reboco se o tijolo for de 10 cm .
    Será muita massa para esse acabamento ou tem quer ser assim mesmo ?levando em conta que tem quer ainda dar o acabamento nos pilares.
    Tem que ser assim mesmo ou posso reduzir a largura da ferragem dos pilares?
    Muito obrigado!

    • mar 08, 2016 at 8:48 pm

      Vagner, como o Eng Responsável pela passou essas medidas tem que fazer conforme orientação dele ou tentar convencer o engenheiro para fazer pilares com uma largura menor, pois se der problemas e você não seguiu as orientações passadas por ele, ele pode cancelar a ART.
      Meu método de trabalho para sobrado seria fazer paredes de 20 mas paredes mais solicitadas e 10 cm nas outras para a parte térrea e de 10 cm na parte superior e os pilares acompanhando a largura das paredes.
      Eng Carlos.

  76. igor
    mar 11, 2016 at 8:33 am

    Bom dia Eng Carlos

    No memorial descritivo da residência, precisa ser fielmente tudo oque eu vou utilizar? tipo de louça se eu por uma marca e usar outra isso tem problema? Estou no quinto ano de eng civil, peguei um projeto para fazer e não sabia que tinha que conter o memorial descritivo, o problema é que meu cliente vai começar a construir aos poucos, nem ele sabe tudo que vai ser utilizado e quais marcas utilizar…

    • mar 11, 2016 at 9:17 am

      Igor, normalmente o memorial descritivo é bem genérico, não precisa colocar todos os mínimos detalhes, apesar de quanto mais detalhes seria melhor.
      Também depende do padrão da prefeitura onde se está fazendo o projeto, o ideal seria você ir até a prefeitura ou conversar com um amigo que é engenheiro ou até mesmo alguém que você conhece que tenha feito um projeto para você ver o modelo do memorial descritivo.
      Eng Carlos.

  77. Eric Ohashi Santos
    mar 11, 2016 at 9:01 pm

    Oi carlos, pode me tirar uma duvida, no dimensionamento, leva-se em consideração alguma ação do solo na viga baldrame? Se a viga estiver com solo ate o topo do lado direito e do lado esquerdo ha disnivel no terreno.

    • mar 11, 2016 at 9:17 pm

      Eric, para calculo das vigas baldrames não é calculado com a ação do solo, e usado somente as cargas das paredes ou outras cargas que são descarregas no baldrame.
      A ação do solo e muito usado para calculo de muro de arrimo.
      Eng Carlos.

  78. Gilmar Santos
    mar 13, 2016 at 10:56 pm

    Olá, Carlos
    Em primeiro lugar quero parabenizá-lo pelo blog e lhe agradecer pelas preciosas dicas. Preciso muito de uma orientação. Gostaria de saber se uma viga de 4,45 x 0,45cm sobre duas colunas de 17×7 suporta o peso de uma laje onde será construído um quarto e um banheiro? Essa viga fica sobre a parede da parte externa. A viga da parte interna está apoiada sobre quatro colunas. Na parte em que será construída a parede do banheiro foi criada um viga que está apoiada em uma das colunas da parte interna e foi “amarrada” a esta viga. Estou pensando em criar uma coluna para reforçar esta viga ou usar um perfil metálico.
    Desde já, muito obrigado

    • mar 14, 2016 at 8:57 am

      Gilmar, conforme a sua descrição não teria nenhum problema. Em relação ao reforço veja o que é mais fácil para a execução, se é uma coluna de concreto ou perfil metálico, pois ambos são uma boa solução.
      Mas eu aconselho você conversar com o Eng Responsável, pois poderá te passar maiores detalhes, tal como a quantidade de aço da viga.
      Eng Carlos.

  79. igor
    mar 14, 2016 at 8:59 am

    Bom dia

    Memorial Descritivo tem que ser assinado pelo engenheiro?

    • mar 14, 2016 at 9:01 am

      Igor, tem sim, pois ele faz parte integrante dos documentos exigidos pela prefeitura para a aprovação do projeto.
      Eng Carlos.

  80. ANDERSON DS
    mar 14, 2016 at 9:47 am

    OLÁ, TUDO BEM?
    DUVIDA HIPOTÉTICA A RESPEITO DE CASA TÉRREA SIMPLES SOBRE TERRENO FIRME E PLANO.
    A BALDRAME É FEITA DIRETAMENTE SOBRE O TERRENO, RESPEITANDO A CAMADA DE BRITA E CONCRETO MAGRO ABAIXO DELA. ASSIM, POR SI SÓ, ELA TRANSMITE O PESO DAS PAREDES DE FORMA DIRETA PARA O TERRENO AO LONGO DE TODA SUA EXTENSÃO , CORRETO?
    O QUE NÃO VI EM NENHUM SITE, É SE É OBRIGATÓRIO COLOCAR BROCAS JUNTO COM AS BALDRAME.
    PERGUNTA: O USO DE BROCAS É PROPICIO DE ACORDO COM O TIPO DE TERRENO E DO PORTE DA OBRA, OU TODA BALDRAME DEVE SER TAMBÉM COM BROCAS?
    ONDE SERIAM POSICIONADAS AS BROCAS?
    DESDE JÁ MUITO OBRIGADO. NÃO CONSIGO CONTER A CURIOSIDADE.

    • mar 14, 2016 at 11:54 am

      Anderson, quando se faz o uso de vigas baldrames na fundação é preciso fazer brocas, principalmente nos cantos das paredes.
      Qualquer dúvida, converse com o Eng Responsável pela obra, pois ele vai te passar maiores detalhes.
      Eng Carlos

  81. ANDERSON DS
    mar 14, 2016 at 10:20 am

    HIPOTETICAMENTE, IREI CONSTRUIR UM SOBRADO (NÃO MAIS UMA CASA TÉRREA), AS CONDIÇÕES DO TERRENO CONTINUAM AS MESMAS: TERRENO FIRME E PLANO.
    POSSO UTILIZAR, NESTAS CONDIÇÕES, O USO DA BALDRAME, NO ENCONTRO DAS BALDRAMES UMA BROCA COM A DIMENSÃO APROPRIADA, E AO LONGO DA BALDRAME ONDE NÃO HÁ ENCONTRO TAMBÉM COLOCARIA BROCA?
    MINHA CURIOSIDADE SOBRE ISSO É QUE QUASE SEMPRE QUE SE FALA EM SOBRADO RECORREM A SAPATA ISOLADA E COLUNAS, NÃO VEJO COMENTÁRIOS SOBRE O USO DE BROCAS AO INVÉS DA SAPATA.

    • mar 14, 2016 at 11:58 am

      Anderson, para sobrado eu geralmente uso vigas baldrames na fundação e é preciso fazer brocas, mas as mesmas são mais profundas que uma casa térrea, de usar principalmente nos cantos das paredes, ou quando o vão for muito grande deve colocar uma broca no meio.
      Eu raramente uso sapatas isoladas para construção, uso sempre as vigas baldrames.
      Qualquer dúvida, converse com o Eng Responsável pela obra, pois ele vai te passar maiores detalhes.
      Eng Carlos

  82. Macedo
    mar 14, 2016 at 11:38 am

    Bom dia Estou fazendo um sobrado onde não foi feito cinta baldrame foi feita uma cava de 60cm de fundura em um terreno muito firme onde foi colocado enormes pedras de fogo com uma maça de areia média de 6×1 em todos os encontros e cantos de parede foram feitas colunas de 25×10 com ferro 3/8 pergunto daria pra construir um sobrado com um laje de isopor?

    • mar 14, 2016 at 12:04 pm

      Macedo, como não foi feito brocas onde recebem os pilares, eu não aconselharia fazer sobrado, pois as cargas da laje do pavimento térreo e de todo o pavimento superior será descarregado nos pilares e os mesmos para as brocas.
      Mas qualquer dúvida converse com o Eng. Responsável, para ir ao local e te passar maiores detalhes, e verificar as condições do que já está feito para uma ánlise mais cuidados e tomar a decisão.
      Eng Carlos

  83. Macedo
    mar 14, 2016 at 11:42 am

    Só pra completar foi feito sapatas 90cm cúbicos com 8cm de concreto magro ferro dobrado em 20cm mais 50 cm de concreto 3x1x2 e restante concreto ciclope.

    • mar 14, 2016 at 12:06 pm

      Macedo, pelas suas considerações não tem como fazer uma análise mais detalhadas para confirmar o que você está querendo fazer, então converse com o Eng Responsável para ver esta possibilidade.
      Eng Carlos.

  84. everson
    mar 18, 2016 at 1:15 pm

    É possível construir uma casa pequena em terra firme somente cavando a vala e fazendo o baldrame de tijolos sem usa ferro?

  85. Wesley
    mar 19, 2016 at 10:21 pm

    O esquadro da ferragem da viga baldrame pode ser colocada virado para cima ?
    Quais os riscos ?
    Tem problema se for pra cima ou para baixo ?

    • mar 20, 2016 at 7:22 pm

      Wesley, o ideal e ficar virado e ficar dentro do baldrame, pois esta dobra é chamado de ancoragem que uma complementação da ferragem do baldrame, e deve ser concretado junto com o baldrame. O concreto armado é calculado com uma porcentagem de segurança e se esta ferragem ficar para fora, normalmente pode não dar problemas, mas como foi dito o ideal é ficar para dentro do baldrame.
      Eng Carlos.

      • mar 20, 2016 at 7:26 pm

        Wesley, conversando com pedreiro antigos, que faziam obras sem a tecnologia de hoje, informaram que já fizeram casas com este método, mas eles jogavam pedras e até mesmo entulho de construção no fundo da vala e apiloavam muito até ficar firme, mas hoje em dia não se faze mais com este método construtitvo e sim com brocas e vigas baldrames.
        Eng Carlos.

  86. Armando
    mar 20, 2016 at 8:51 pm

    Estou construindo uma varanda no fundo de casa de 5*5 ela vai ter laje de isopor, na frente terá uma cinta aérea com 50*20cm, em baixo três barras de 1/2 e em cima duas de 3/8 estribos de 15 cm , em cima da laje irei fazer outra varanda com telhado americano e na frente toda aberta com uma viga de madeira bi apoiada para segurar o telhado pranchão de 30*10 aroeira. terá parede apenas nas laterais e no fundo. comecei a cavar as brocas e meu solo aqui deu agua com 1 metro oque voce me aconselha para fazer as sapatas brocas e baldrames nestas condições . obs: a altura da laje será 2.8 M e na parte de cima terá uma parede no fundo de 4.5M para dar o caimento necessário para as telhas .

    • mar 21, 2016 at 9:13 am

      Armando, as brocas manuais não pode ser feitas na presença de água, você pode contratar uma empresa com bate estacas ou fazer sapatas isoladas, mas converse com o Eng Responsável pelo projeto para que ele possa passar maiores informações.
      Eng Carlos.

      • Armando
        mar 21, 2016 at 6:59 pm

        então no caso das sapatas isoladas visto que as colunas vão ficar encostadas no muro como poderia proceder

        • Armando
          mar 21, 2016 at 7:00 pm

          e quais as dimensões que voce recomenda das sapatas?

          • mar 21, 2016 at 8:40 pm

            Armando, com para o seu caso envolve cálculo estrutural o correto seria você conversar com o Eng Responsável pela obra para ele passar os detalhes corretos para uma execução sem problemas futuros.
            Eng Carlos.

        • mar 21, 2016 at 8:39 pm

          Armando, tem como fazer encosta no muro, mas como deu água o correto é você conversar com o Eng Responsável, pois ele pode passar maiores detalhes, uma uma outra solução.
          Eng Carlos.

  87. Luciano
    mar 20, 2016 at 9:06 pm

    Carlos….vou fazer uma varanda 6×4. Aproveitando o muro da da divisa e fundo que são meus. Vou cobrir com telhado romano e viga seis por doze. Na frente vou fazer duas colunas uma em cada canto. De 20×25. Como vai ficar um vão de seis metros tinha pensado em colocar viga 10×30 de madeira. Qual a fundura das brocas k faço. E vc acha o vão muito grande de 6 metros pra uma viga de madeira suportar?

    • mar 21, 2016 at 9:10 am

      Luciano, as brocas podem ser de 2,5 a 3 metros de profundidade, e para o vão de 6 metros acho que a viga de madeira de 30 cm de altura é pouco.
      Converse com o Eng Responsável pelo projeto que el pode te passar maiores informações.
      Eng Carlos.

  88. Wesley
    mar 21, 2016 at 12:58 pm

    Ela fico dentro do concreto Carlos mais o esquadro fico virado para com e não para baixo tem algum risco ?

    • mar 21, 2016 at 2:00 pm

      Wesley, se foi concreto corretamente possívelmente não tem problemas.
      Eng Carlos

  89. Wesley
    mar 21, 2016 at 12:59 pm

    Cima

    • mar 21, 2016 at 2:00 pm

      Wesley, se foi concreto corretamente possívelmente não tem problemas.
      Eng Carlos

  90. Wesley
    mar 21, 2016 at 1:02 pm

    O baldrame te brocas sapatas e a ferragem fico toda dentro do concreto certinho mais no projeto pede o esquadro da ferragem para baixo e ela fico para cima tem algum problema ?

    • mar 21, 2016 at 2:00 pm

      Wesley, se foi concreto corretamente possívelmente não tem problemas.
      Eng Carlos

  91. Alex
    abr 03, 2016 at 10:56 am

    Bom dia Eng Carlos, vou construir uma casa terrea de 145 metros quadrados quais as medidas do baldrame e das agulhas ideais para essa casa?

    • abr 03, 2016 at 11:29 am

      Alex, eu costumo fazer os baldrames de 20 de largura e de 25 a 30 cm de altura (pois depende do vão) e as brocas manuais (agulhas) podem ser ser de 2,5 a 3 metros dependendo da resistência do terreno (mole ou duro)
      Mas converse com o Eng Responsável pelo projeto, pois ele vai te passar maiores detalhes.
      Eng Carlos.

  92. igor
    abr 04, 2016 at 3:43 pm

    Boa Tarde,

    Quais tipos de vergas e contravergas são mais ideais? Pois vejo elas feitas com 2 fiadas de pó de mico e um ferro de 6.3 no meio, e tb utilizando tijolos canaletas, qual sai mais em conta? e qual a mais eficaz?

    • abr 04, 2016 at 4:53 pm

      Igor, eu costumo usar canaletas quando os vãos são menores e para vão maiores uso um pequena viga em concreto armado (que se quiser pode ser feita fora e depois colocar no local.
      Eng Carlos.

  93. leandro aguiar
    abr 10, 2016 at 1:30 am

    Olá eng Carlos preciso da sua orientação. Irei começar na construção da minha casa, um sobrado e o terreno tem um desnível de 50 cm pensei compensar com fiadas de blocos de concreto 14x19x39 quatro furos com fundo e colocar o baldrame e as colunas.
    Sendo o baldrame 14cm ďe largura qual seria a altura ideal? E gostaria de saber se tem algum problema fazer com os blocos de concreto?

    • abr 12, 2016 at 9:42 am

      Leandro, a altura dependerá do vão entre brocas, mas usualmente são feitas entre 25 a 30 cm de altura, para o embasamento o ideal é usar tijolos maciço, mas já teve casos que também usei blocos de concreto ou tijolos cerâmicos.
      Eng Carlos.

  94. sergio
    abr 25, 2016 at 9:53 pm

    Engenheiro Carlos,quando você diz 3 metros de profundidade,está se falando em relação à superfície ou em relação à base do bloco ou sapata que já está a profundidade de mais ou menos 1 metro?

    • abr 26, 2016 at 8:56 am

      Sérgio, seria 3 metros de profundidade de escavação das brocas (sem considerar os blocos), mas este valor pode variar dependendo das condições do terreno e da carga que elas suportarão.
      Eng Carlos

  95. igor
    abr 26, 2016 at 8:26 am

    Bom dia,

    O pedreiro da minha obra fez o baldrame na conformidade do terreno, o terreno tem queda para o fundo, ele subiu o embasamento para igual os niveis no fundo do terreno o embasamento deu quase 1 metro, para ser aterrado, pode ser feito assim sem problemas?

    • abr 26, 2016 at 8:58 am

      Igor, pode ser feito sim desta maneira, mas o ideal será ele fazer uma cinta de amarração ou até uma canaleta onde deu a altura de 1 metro, por caso da carga do aterro.
      Eng Carlos.

  96. igor
    abr 26, 2016 at 11:23 am

    Nao precisa ser feito um muro de arrimo ali, pode só fazer essa cinta na altura que vai aterra de 1 metro?

  97. Marcelo Rodrigo Bianchi
    maio 06, 2016 at 5:02 pm

    Ola!
    Meu nome é Marcelo e gostaria que o senhor me ajudasse.Pretendo construir em meu terreno um muro de arrima e em sima dele levantar a parede.Pensei num baldrame de 20x30cm levantar o muro de arrima de 70 cm com tijolo depois uma cinta e levantar uma parede de 3 metros, esta certa essas medidas? Agradeço desde já.

    • maio 06, 2016 at 6:43 pm

      Marcelo, estas medidas estão boas, agora dependendo do terreno precisa fazer as brocas com uma profundidade de uns 3 metros e com diâmetro de 25 cm.
      Qualquer dúvida consulte o Eng Responsável pelo seu projeto.
      Eng Carlos.

  98. Roryan Lima
    maio 16, 2016 at 8:54 pm

    Ola boa noite , estou construindo um muro em um terreno plano com uma terra boa e firma , estou colocando vigas de 20 x10 , as vigas serão todas dentro do solo , o terreno tem 20 mt de comprimento , minha pergunta é se posso colocar uma coluna nas 2 cabeças e 1 no meio e as demais entre elas posso colocar nascendo das vigas ?
    Lembrando que ainda colocarei a cinta o muro será com 2 mt de altura

    No seu aguardo

    Obrigado

    • maio 16, 2016 at 9:59 pm

      Roryan, eu não aconselharia sair direto do baldrame, acho melhor sair de dentro da broca, inclusive com a ferragem de engastamento.
      Eng Carlos

  99. Silvio Juliano Borges de Medeiros
    maio 20, 2016 at 11:29 am

    Olá gostaria de saber sobre os espaço que deixa entre as vigas de pré moldados ? Que vi um cara que se diz construtor falando que estava errado deixar espaço. Que as vigas tem que encaixar perfeitamente sem nada de espaço. Me explica ai por favor.

    • maio 20, 2016 at 12:29 pm

      Silvio, não sei qual a dimensão desse espaço que você está comentando, o correto e ficar sem espaço, mas um pequeno espaço de 1 cm normalmente fica.
      Eng Carlos.

  100. Eder
    maio 22, 2016 at 7:28 pm

    Boa noite.
    Se eu optar em fazer o baldrame 20×30 e a sapata 50×30, as sapatas podem ser concretadas no mesmo nível do baldrame ou é mais indicado concretá-las abaixo do nível do baldrame?

    • maio 22, 2016 at 7:57 pm

      Eder,o correto seria concretar abaixo do nível do baldrame, mas por alguma dificuldade não der para fazê-lo pode concretá-la no mesmo nível. Mas converse com o Eng Responsável para ela dar maiores detalhes.
      Eng Carlos.

      • Eder
        maio 22, 2016 at 11:41 pm

        Ok Carlos. Muito obrigado e parabéns pela iniciativa de ajudar a difundir conhecimento.

        • maio 23, 2016 at 8:58 am

          Eder, como eu tenho um pouco de experiência no assunto, sinto na obrigação de ajudar outras pessoas.
          Abs
          Eng Carlos.

  101. Leandro
    maio 30, 2016 at 10:09 am

    Ola, Gostaria de construir o muro do meu terreno e estou com uma duvida cruel.
    É o seguinte, fui orientado a colocar radier em cada coluna, mas só que para colocar o radier ele provavelmente ficará com um pedaço no quintal do vizinho onde ele não poderá ver a não ser se cavasse, minha duvida é: tem algum problema? O que eu posso fazer para solucionar o problema.

    • maio 30, 2016 at 8:57 pm

      Leandro, você não pode construir no terreno vizinho, tudo que fizer tem fazer no seu terreno, então você fazer as brocas, viga baldrame e colunas.
      Eng Carlos.

  102. Marcelo
    jun 07, 2016 at 3:01 pm

    Ola, Eng Carlos gostaria de saber se posso fazer uma viga aeria de 6 metros na frente da garagem sem apoio no meio.Pode ser feito ou é muito arriscado devido comprimento. É melhor diminuir essa medida ou realmente devo colocar um pilar no meio, e se posso fazela que medidas você me indicaria. Agradeço des de já e parabenizá-lo por esse trabalho.

    • jun 07, 2016 at 3:07 pm

      Marcelo, tem como fazer, mas o correto seria você conversar com um engenheiro para calcular a viga e com isso você economizaria, pois com esse vão precisaria uma de viga de uns 60 cm de altura.
      Eng. Carlos.

  103. Rafael
    jun 21, 2016 at 1:47 pm

    Boa tarde Carlos,. Primeiramente quero agradecer sua atenção à todos que aqui descrevem suas dúvidas. Referente a minha tenho a seguinte situação: Vou fazer um muro de 12m lineares onde já quero deixar na “espera” para uma construção de 2 pavimentos futuramente. Como não tenho a planta dessa construção, minha ideia é colocar broca/sapata/coluna a cada 2m. Colocarei 1m de altura de alvenaria de embasamento, utilizando pedra gres. Após, uma viga para colocar os tijolos catarina deitados. Sei que a profundidade da broca varia de acordo com o tipo de solo, porem para se ter uma ideia, posso afirmar que o solo é argiloso, compactado e “limpo”. Tendo essas características, qual a profundidade da broca aconselhada? Qual a dimensão das sapatas/vigas/colunas a serem usadas? Pode ser com ferro 3/8? Um Abraço!

    • jun 22, 2016 at 8:20 am

      Rafael,como será sobrado, a profundidade das brocas devem ser de 3,5 a 4 metros, quanto a ferragem está bom. Mas o correto seria você conversar com um engenheiro para calcular corretamente, desta forma você não teria problemas futuramente quando for construir a casa.
      Eng Carlos.

  104. Anderson Mendes
    jun 22, 2016 at 12:01 am

    Olá, Eng° Carlos! Muito nobre sua iniciativa! Passar conhecimento é uma virtude que poucos se dispõe à fazer com tanta humildade.
    Vamos lá… Eu estou construindo num total de 48m2, com intenção de subir três pavimentos. Inicialmente pensei em fazer a fundação com baldrame sobre blocos de coroamento e brocas, mas como o terreno é acidentado resolvi optar por sapatas isoladas, com buracos de 2 a 3m de produndidade e sapatas de 80×80, esteiras com ferro 3/8 e pilares com ferragem 3/8 15×15 que ficarão com 25×25 depois de preenchidos. Sei que pode não ser o recomendado para uma construção com três pavimentos, mas pretendo fazer os dois de cima com paredes de EPS (isopor). É uma alternativa ainda nova no mercado, mas resolvi apostar… Minhas dúvidas são muitas é claro! Mas, a mais intrigante, sem dúvidas são as sapatas… Independente de ter paredes e lajes de isopor, será que estou fazendo o correto?

    • jun 22, 2016 at 8:22 am

      Anderson, de uma forma geral estaria bom, mas como será 3 pavimentos, precisaria aumentar a profundidade das brocas, mas para que você não tenha problemas futuros, eu aconselho você conversar com o Eng Responsável para que ele passe as dimensões exatas para você.
      Eng Carlos.

  105. roni
    jun 26, 2016 at 9:36 pm

    boa noite. estou construindo uma casa 6x7m com viga baldrame de 15×25 e sapata a cada 3m com ferro 6mm esta correto o ferro utilizado

    • jun 30, 2016 at 2:47 pm

      Roni,
      E colocaria pelo menos de 8mm, ms para ter certeza converse com o eng responsável para que você construa e que não ocorra problemas futuros.
      Eng Carlos.

  106. Marcelo
    jul 01, 2016 at 3:46 pm

    Boa tarde!
    Eng Carlos vou levantar as paredes mas to com duvida se uso bloquinho de 8 furos 9 cm de espessura ou o de 6 furos com 11,5 cm de espessura. A espessura do bloco influencia na estrutura da casa ou são apenas as colunas que fazem esse papel?

    • jul 01, 2016 at 5:48 pm

      Marcelo, eu costumo usar o de 6 furos com 11,5 cm de espessura, pois consigo fazer a estrutura de concreto um pouco maior. Vigas e pilares com espessura pelo menos de 2,5 cm maiores.
      Mas converse com o Eng Responsável, e veja o que ele acha melhor.
      Eng Carlos

  107. Marcelo
    jul 01, 2016 at 6:05 pm

    Obrigado pela atenção.

    • jul 01, 2016 at 7:53 pm

      De nada, qualquer coisa entre em contato.
      Eng Carlos.

  108. Rafael
    jul 04, 2016 at 4:54 pm

    Boa tarde Carlos,
    Para uma viga baldrame 20×30, que dimensão de estribo usar? Abs

    • jul 04, 2016 at 5:13 pm

      Rafael, para determinar a dimensão dos estribos teria que calcula a força cortante, mas pode usar aço de 4,2mm.
      Converse com o Eng Responsável para que ele te passe as informações corretas.
      Eng Carlos.

  109. Joam
    jul 06, 2016 at 5:42 pm

    Gostaria de saber como dimensionar u ma sapata isolada de canto para uma carga de 5000 kg, com resistecia do terreno 2, 5 kg/cm2. Não pretendo usar viga de equilibrio.

    • jul 06, 2016 at 5:46 pm

      Joam, no momento eu não estou fazendo projetos estruturais, estou terceirizando, então procure um engenheiro da sua região que ele pode passar maiores informações.
      Eng Carlos.

  110. jul 09, 2016 at 12:13 pm

    Bom dia senhor eng Carlos. Eu to querendo fazer um pequeno sobradinho com todas ferragem 5 /16 a casa tem apenas 21 metros quadrados ela vai receber 8 brocas de 1,50 com 0,25 cm de diâmetro 8 sapatas 606060 e 8 pilar com 6 barras os estribo a cada 15 cm a vigas baldrame 15 por 30 cm e ela vai fica em cima de outra vigas que esta dentro do chão e o terreno e firme.

    • jul 09, 2016 at 8:47 pm

      Rodrigo, duas considerações:
      1- Eu mudaria a armação de algumas vigas para 3/8″
      2- A profundidade das brocas eu passaria para no mínimo de 3 metros
      Mas o correto seria você conversar com o engenheiro responsável do projeto para que ele passe as informações corretas para que você possa economizar e não ter problemas no futuro.
      Eng. Carlos.

  111. Edilson
    jul 11, 2016 at 11:48 pm

    Boa noite Engº Carlos. Parabéns pela atenção às perguntas!
    Encontrei seu site hoje, vi muitas perguntas e respostas, muito interessante alguém disponibilizar seu precioso tempo para ajudar pessoas distantes sem interesse $$$. Que Deus lhe retribua com bênçãos! . Gostaria de saber se precisa de desenhista para Projetos Arquitetônicos, posso desenhar para o Senhor. Fico no aguardo. Att, Edilson

    • jul 12, 2016 at 8:28 am

      Edilson, no momento não, só está aparecendo pequenos projetos e eu mesmo estou fazendo os desenhos.
      Eng Carlos.

  112. Gabriel
    jul 14, 2016 at 12:06 am

    Sr. Carlos, boa noite. Estou construindo um sobrado e tenho uma dúvida em relação a fundação. O terreno tem 5x25m, e tem uma casa vizinha já construída. A sapata será de 8 ferros de 60x60x50 e a broca de 5m com 6 ferros armadas circularmente. Minha dúvida é se a viga baldrame pode ficar fora do eixo da sapata, para respeitar o limite do terreno?
    Desde já, agradeço pela sua atenção.
    Um abraço.

    • jul 14, 2016 at 8:33 am

      Gabriel, o correto é o centro da viga baldrame estar alinhada com o centro da broca.
      Eng Carlos

      • Gabriel
        jul 14, 2016 at 9:47 am

        OK. Muito obrigado.

  113. Ricardo de Oliveira
    jul 24, 2016 at 8:10 pm

    boa noite carlos ! preciso de uma ajuda sua .

    minha casa esta construida em cima de uma garagem ,essa garagem tem uma boa fundação com bastante pilares e sapatas ,, só que o pedreiro que executou a construção nao ultilizou viga baldrame.

    minha duvida é: se posso introduzir os baldrames nesses pilares para fazer o travamento dos mesmos com adesivo estrutural de base epóxi pra ancoragem ? uma boa noite

    • jul 24, 2016 at 9:03 pm

      Ricardo, pode executar sim, conforme sua descrição acredito que não terá problemas, mas qualquer dúvida converse com algum engenheiro que é seu amigo e tire essas suas dúvidas.
      Eng Carlos.

  114. Luiz Fernando Silva pinto
    jul 27, 2016 at 10:53 am

    Bom dia Eng Carlos, vou construir uma casa térrea com broca de 5/16 e 3mt de broca e qual seria a medida correta de afundar as ferragens da broca?

    • jul 27, 2016 at 12:11 pm

      Luiz, como é uma casa térrea esta especificações estão boas para um terreno bom, mas o correto é você conversar com o Engenheiro Responsável para que ele possa passar maiores detalhes e dicas.
      Eng Carlos.

  115. Guilherme
    ago 10, 2016 at 8:35 pm

    Boa Noite Eng Carlos.
    Na minha construção eu fiz as brocas e sapatas.
    As colunas eu fiz com 1,0m, logo depois eu aterrei meu terreno com 95cm e soquei a terra.
    Coloquei malha de ferro no terreno todo apoiado nas colunas que ficaram 5cm para cima da terra e logo após concretei.
    Eu consigo construir uma casa a partir do concreto ou terei que quebrar o concreto para fazer o baldrame?

    • ago 10, 2016 at 9:06 pm

      Guilherme, para subir as colunas das paredes, a armação precisa de uma ancoragem com as colunas da parte de baixo que você concretou. Acredito que você terá que quebrar para fazer a ancoragem do ferros.
      Eng Carlos.

  116. Marcelo
    ago 17, 2016 at 4:09 pm

    Boa tarde Eng Carlos, tudo bem?

    Qual tipo de fundação o senhor indicaria para uma casa térrea com 131,78 m² de laje de forro tipo treliça e uma cobertura de 317,41 m² formando uma varanda de 3 metros no perímetro da casa? O senhor acha que baldrame sobre brocas poderia ser usado?

    • ago 17, 2016 at 4:35 pm

      Marcelo, a melhor opção e a mais econômica é brocas manuais e vigas baldrames.
      Eng Carlos.

  117. carlos filho
    ago 29, 2016 at 4:40 pm

    Olá, Carlos estou pretendendo comprar uma casa pre modada em concreto e o construtor me disse que todos os pilares fica 50 cm de nó com concreto e uma cinta baldrame, o que o senhor acha que é firme ? Meu terreno é plano.Desde já agradeço.

    • ago 29, 2016 at 5:20 pm

      Carlos, fica difícil de passar uma posição exata sem informações, exatas, mas o que você deve pegar seria uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica da construção.
      Eng. Carlos

  118. carlos filho
    ago 29, 2016 at 6:52 pm

    O gerente de vendas me mandou uma foto de uma fundação,de uma das casas que eles fizeram,pois todas são padrão onde poderia lhe enviar?

  119. Flavio
    set 05, 2016 at 12:57 pm

    Sr Carlos, estou fazendo um galpão e as colunas são pré moldadas com 7 mt de altura e distancia de 4 mt, a minha regiao não adianta estaca curta, tem que ser sapata, pois a mais de um metro de profundidade a terra e muito mole, firmando somente a mais ou menos 15 mt de profundidade, confio nas colunas que ja foram colocadas, qual a altura do baldrame e ferragem para estes vãos de 4 mt, ou seria necessário uma sapata no meio, a parede vai ter 4 mt de altura e vai outra viga em cima para firmar, e sera completada acima com metalão.

    • set 05, 2016 at 2:44 pm

      Flávio, normalmente neste caso deve ser de 20 x 35 cm, mas converse com o Eng. Responsável pois ele é a pessoa ceta para passar essa informação, pois se você fizer do seu jeito e depois der problema ele pode tirar a responsabilidade.
      Eng Carlos

  120. André
    set 06, 2016 at 11:58 am

    Olá Eng Carlos, em um terreno em declive, com aproximadamente 1m, como faço para nivelar a viga baldrame? Em alguns livros falam que nesse caso a viga baldrame deve ser feito em degraus, outros falam por fazer ela no nível do terreno e depois preencher com tijolos por baixo da viga. Qual seria o correto? No caso de preencher com tijolos, não poderia por exemplo assentar os tijolos sobre um concreto magro e subir a alvenaria até dar o nível para se fazer o baldrame?

    • set 06, 2016 at 4:04 pm

      André, eu costumo fazer a viga baldrame em degraus, e assentar a alvenaria por cima do baldrame, esta alvenaria é chamada de alvenaria de embasamento. Não gosto de assentar por baixo do baldrame porque pode recalcar pois não teria uma fundação de apoio e com isso aparecer fissuras.
      Eng Carlos.

  121. set 08, 2016 at 3:36 pm

    Boa tarde Eng Carlos, obrigado pelos esclarecimentos, verifique se pode nos dar uma informação,
    Iniciaremos uma construção 3,00×13,50 onde tera um banheiro, uma area de serviço e um quarto o restante é a Sala integrada com a cozinha, estamos utilizando 15 Sapatas de 60x60x40 com 10 ferros de 3/8 e Cada Sapata vai estar com uma broca de 3,00 metros com 4 ferros de 3/8. Alguma sugestão para as Sapatas e Brocas Sr. Carlos

    • set 08, 2016 at 3:37 pm

      Sr. Carlos esqueci de informar que vai ter o terreo 1 andar e a outra laje vai ser só para o laser.

      Grato

      Jean Carlos

      • set 08, 2016 at 4:12 pm

        Jean Carlos, somente veja se consegue ter uma profundidade maior para as brocas, pois 3 metros é muito pouco. Se não conseguir talvez precisa fazer duas ou até 3 brocas em cada bloco, porque a carga em cada broca será muito alta.
        Mas converse com o Eng Responsável, para te passar as informações corretas.
        Eng Carlos.

    • set 08, 2016 at 4:11 pm

      Jean Carlos, somente veja se consegue ter uma profundidade maior para as brocas, pois 3 metros é muito pouco. Se não conseguir talvez precisa fazer duas ou até 3 brocas em cada bloco, porque a carga em cada broca será muito alta.
      Mas converse com o Eng Responsável, para te passar as informações corretas.
      Eng Carlos.

  122. set 09, 2016 at 9:48 am

    Bom dia Sr. Carlos, muito obrigado pelas informações, hoje pela manhã meu pedreiro informou que está com dificuldades para abrir as brocas pois estava encontrando muito tijolos e parece que entulho coisas de aterro, mais como alguns pedreiros na dificuldade eles já querem encher e pronto, falei para ele ir em frente, devagar e ir alcançando o objetivo de 3 metros o que acha fiz o certo forçando ele a tentar abrir mesmo assim, pois precisamos desse alcance na minha opiniao, mais não sei se esta sendo má vontade pois mesmo num terreno que antigamente foi feito um aterro ruim, chegando a esses valores de altura, tenhamos um bom resultado.

    • set 09, 2016 at 6:00 pm

      Jean Carlos, você está fazendo o correto, pois quanto mais profunda for a broca, maior será a segurança contra problemas futuros, tal como trincas e recalques.
      Eng Carlos.

  123. marcos
    set 22, 2016 at 9:46 pm

    boa noite to construindo uma casa e sera de telha de ceramica normal a chamada sergipana qual ferro eu uso na construçao

    • set 23, 2016 at 7:39 am

      Marcos, a armação depende muito dos vãos e das cargas, mas normalmente é usado ferros de 5/16″ e 3/8″m nas ter para ter certeza de qual e quantos usar converso com o Eng Responsável, pois ele pode te passar maiores detalhes.
      Eng Carlos.

  124. Ewerthon Lima
    set 27, 2016 at 8:51 am

    Eng° Carlos, sou graduando em engenharia civil em Goiânia; Tenho uma duvida, É possível fazer a baldrame aérea?

    • set 27, 2016 at 11:25 am

      Ewerthon, pode fazer sim, tem que dimensionar da mesma forma que as outras vigas.
      Eng Carlos.

  125. Ricardo Luis Reis
    out 01, 2016 at 9:05 pm

    Olá Eng. Marcos,

    No dimensionamento de viga baldrame, as cargas sob a mesma são aplicadas diretamente sobre o solo (apoio elástico), com a amarração de suas extremidades na fundação (bloco ou sapata simples), haveria distribuição do seu peso para cada fundação como uma viga bi-apoiada?

    Ou seja, SE considero ela como bi-apoiada, em teoria sua carga iria diretamente para as fundações, ao qual teria que considerar no calculo das fundações a distribuição de cargas dessa viga.

    SE considero ela com apoio elástico (apoiada no solo), então poderia desconsiderar, a priori, no calculo da fundação, a contribuição das cargas da viga baldrame para seus apoios na extremidade (fundações).

    No fim, a minha duvida é sobre o calculo dessa viga e as considerações de cargas da mesma nas fundações ao qual elas estão conectadas.

    • Ricardo Luis Reis
      out 01, 2016 at 9:53 pm

      Eng. CARLOS! Me desculpe… rsrs, não sei porque digitei Marcos!

    • out 02, 2016 at 10:00 am

      Ricardo, Primeiro quero pedir desculpas em não poder te ajudar, pois não trabalho diretamente com Cálculo Estrutural, mas quando fazia cálculos (mas sempre de pequenas obras) sempre considerava vigas bi-apoiada.

      • Ricardo Luis Reis
        out 03, 2016 at 1:56 pm

        Tudo bem, de qualquer forma o senhor acabou me ajudando, tanto pelas respostas dada as outras pessoas, como também por passar sua experiência profissional de calculo ao afirmar que sempre considerava vigas bi-apoiada.

        Estou começando agora nessa área estrutural, e queria somente saber como outros profissionais com experiencia nessa estrutura considerava o calculo. Vou considerar também como bi-apoiada.

        Muito obrigado.

        • out 03, 2016 at 3:44 pm

          Ricardo,
          Qualquer coisa entre em contato.

  126. Mauro
    out 03, 2016 at 3:56 am

    Olá Eng. Carlos.

    Estou construindo um muro de 48,5 metros lineares h=2.20m e estou utilizando a seguinte configuração. Baldrame 15×25 (forma) 10×20 (armação) 4 ferros de 3/8 amarração 5 mm a cada 20cm , brocas de 20cm de raio com armação 10×10 com 4 ferros de 3/8 amarração a cada 15 cm, profundidade de 2,5m, Pilaretes de 11,5×25 (forma) e 7×25 (armação) 4×3/8 e canaleta a cada 60cm com ferro de 1/4 . Gostaria de sua opinião sobre essa configuração. Desde ja agradeço e parabenizo sua disposição para sanar as duvidas dos presentes.

    • out 03, 2016 at 8:04 am

      Mauro, a configuração está boa, somente com deixar umas 3 juntas de dilatação.
      Eng Carlos.

  127. Ailton Silva
    out 11, 2016 at 12:14 pm

    Engo. Carlos!
    Por favor. Um esclarecimento.
    Pretendo construir um banheiro 1,50m de largura x 1,50m por de comprimento e 2,60m de altura no fundo do quintal de casa. Terreno firme.
    Pergunto: Recomendável fazer vigas/colunas nesse caso? Posso fazer o baldrame e já erguer as paredes? Vou cobrir o banheiro com telha romana. Não farei “laje”. Logo, o banheiro não receberá carga sobre o mesmo senão do telhado que será pequeno.
    Obrigado.

    • out 13, 2016 at 9:12 pm

      Ailton, se o terreno for firme da para fazer como você está falando, mas passe algumas fiadas com um ferro de 1/4″ para fazer um travamento e assentar com massa de cimento.
      Eng Carlos.

  128. Debora Serra
    out 20, 2016 at 8:03 pm

    Boa noite,
    Estou querendo fazer uma laje de 3m x 3m,mas ja tem os pilares que foram feitos com ferro 5/16 ,tem a cinta,a laje ficaria como terraço.Está correto?

    • out 21, 2016 at 10:25 pm

      Debora, depende das dimensões dos pilares, mas peça alguem para ir até o local e analisar para você.
      Eng Carlos.

  129. Debora Serra
    out 20, 2016 at 8:08 pm

    Tenho uma área de 10m por 4m e quero colocar uma piscina de fibra,reforcei todo meu muro com viga e pilares (coloquei 4 neste de 10m),o tamanho da piscina seria de 5m x 2,5,tem problema?

    • out 21, 2016 at 10:20 pm

      Débora, se o terreno for e se o serviço do reforço foi bem feito, acredito que não terá problemas, mas tome cuidado se o muro for de arrimo.
      Eng Carlos.

  130. Rafael Souza Ribeiro
    nov 01, 2016 at 2:13 am

    Olá Engenheiro Carlos, tudo bem?
    Por favor, me tire uma dúvida.
    Em um edifício de 3 pavimentos eu devo considerar a carga no pilar do térreo as cargas dos 3 pavimentos + cobertura + o Peso próprio do pilar.
    E a carga das paredes do térreo se apoiam aonde?
    Nesse caso devo fazer uma viga baldrame no térreo e transmitir a carga da viga direto para fundação? Ou calculo essa viga e transmito a carga do térreo também para o pilar e depois pra fundação?
    Sendo assim seria a carga do térreo + cargas dos 3 pavimentos + carga da cobertura + o peso próprio do pilar?
    Desde já agradeço a atenção.

    • nov 01, 2016 at 7:26 am

      Rafael,suas interrogações estão corretas, somente as paredes do térreo são transmitidas para a viga baldrame e esta é transmitida para fundação, não pode ser transmitida para o solo.
      Eng Carlos.

      • Rafael Souza Ribeiro
        nov 02, 2016 at 6:51 am

        Obrigado pela atenção.
        Então nesse caso para esse edifício, calculo as vigas baldrames como viga normal (com as cargas das paredes e lajes), e as reações nos apoios transfiro direto para as sapatas? Sendo assim, as cargas em cima das sapatas serão: Cargas dos pilares + Reações da viga baldrame?
        Obrigado mais uma vez.

        • nov 07, 2016 at 1:02 pm

          Rafael, é dessa forma.
          Eng Carlos.

  131. glairton
    nov 01, 2016 at 9:57 am

    por favor me orienta nessa duvida tenho uma casa com estrutura de baldrame e brocas com telhado e forro eu pretendo agora colocar laje de forro tipo com trelisa eu preciso reforçar essa estrutura

    • nov 01, 2016 at 10:40 am

      Glairton, em relação ao reforço, você precisa analisar bem, pois vai aumentar a sobrecarga, inclusive no respaldo onde das paredes onde receberá a laje.
      Eu aconselharia você procurar um eng para analisar os detalhes para você não ter problemas futuros.
      Eng Carlos

  132. glairton
    nov 01, 2016 at 10:09 am

    obs casa com 63 metros e brocas de 2,00 de profundidade

    • nov 01, 2016 at 10:40 am

      Glairton, em relação ao reforço, você precisa analisar bem, pois vai aumentar a sobrecarga, inclusive no respaldo onde das paredes onde receberá a laje.
      Eu aconselharia você procurar um eng para analisar os detalhes para você não ter problemas futuros.
      Eng Carlos

  133. André
    nov 14, 2016 at 9:02 pm

    Olá Eng. Carlos, gostaria de saber o seguinte. Quando se faz o baldrame as ferragens armadas ficam no centro. Até ai tudo bem. As que saem das brocas para levantamento dos pilares tbm. A minha dúvida é a seguinte: como fazer para que nao fique aquele dente no baldrame nas paredes externas levantando paredes com tijolo em pé, pois se colocar o tijolo na berada do baldrame as ferragens não ficarão posicionadas corretamente, e ficará sobrando ferros para fora.

  134. alan martins
    nov 21, 2016 at 3:00 pm

    quais as vantagens e desvantagens da viga baldrame?

    • nov 21, 2016 at 3:34 pm

      As vigas baldrames é uma das estruturas que sustenta a casa, dá solidez e transmite para as brocas e esta para o terreno toda carga (pêso) da casa (paredes, lajes, telhados,etc.).
      No meu ponto de vista ela tem somente vantagens, pois sem ela fica inviável levantar a alvenaria de elevação.
      Eng Carlos

  135. Fabio
    nov 23, 2016 at 5:59 pm

    Eng Carlos, boa noite.
    Pretendo construir 12 pilares com 2,8m de altura que na verdade terá a função de pilotis em uma área de 60m², e minha ideia era só fazer a cinta superior para receber a primeira Lage(serão dois pavimentos), pergunto, é necessário fazer a viga baldrame para travar os blocos de coroamento? ou posso deixar só os pilares sobre os blocos de coroamento, visto que a principio não pretendo levantar paredes entre os pilotis.

  136. Romoaldo
    dez 29, 2016 at 7:48 pm

    Olá, sr. Carlos!
    Pretendo construir um sobrado, cujo suas medidas são 12×5,5 com paredes de 3m de altura para cada um dos dois pisos. O telhado será quatro águas, coberto por telhas de barro. O solo é de argila firme.
    Como o senhor aconselha que seja feita a fundação?
    Sapatas são indispensáveis? Se sim, qual a medida ideal? Será necessário brocas abaixo delas?
    Agradeço desde já.

    • dez 30, 2016 at 8:59 am

      Romoaldo, eu tenho costume de fazer brocas, blocos e viga baldrame, mas converse com o responsável técnico do seu projeto e veja o que ele pode informar melhor, pois ele pode ir até o local e informar com uma maior certeza.
      Eng Carlos.

  137. Antonio
    jan 11, 2017 at 3:35 pm

    Boa tarde!

    Carlos,

    Vou começar a construir no meu terreno (6×10), pretendo fazer os cômodos só na parte superior, e embaixo deixar como garagem. Minha dúvida é em relação as vigas baldrames, como não vou fazer alvenaria na parte de baixo, gostaria de saber se é necessário a execução das vigas baldrames.

    • jan 12, 2017 at 9:09 am

      Antonio, Se a parte inferior for somente para suportar o peso do segundo pavimento não precisaria, mas se tiver a função de travamento ou de contenção de terra, neste caso é aconselhável fazer.
      Carlos

  138. Rana
    jan 11, 2017 at 4:17 pm

    Olá Sr. Carlos,

    Fiquei muito feliz em encontrar este artigo, pois me encontro em meio a seguinte dúvida: há algum tempo foi feita uma pavimentação com bloco de concreto em uma área. Agora estamos decidindo fazer a remoção de parte dos blocos para fazer uma quadra de esporte em concreto liso cimentado. A quadra não será coberta e nem terá muro para alambrado, será apenas o piso. Diante disso, é necessário fazer a viga baldrame para servir de contenção ou devemos usar apenas as formas de madeira para lançarmos o concreto?

    • jan 12, 2017 at 9:06 am

      Rana, não é preciso fazer vigas baldrames em torono do piso, mas tomar um cuidado especial com as juntas de dilatação por causa de trincas no piso.
      Carlos.

  139. Dirceu de Morais
    jan 13, 2017 at 4:34 pm

    Boa tarde! Engº Carlos, Pretendo fazer uma parede na lateral ao do vizinho de 5m comp. x 3 de altura, posso usar viga de 15 x 30, sendo para suportar o peso da laje, e posso construir outra parede em cima da laje com as mesmas medidas da viga?

    • jan 13, 2017 at 4:47 pm

      Dirceu, quando as vigas pode ser da forma que você comentou, mas estude bem as brocas e pilares.
      Carlos.

  140. Dirceu de Morais
    jan 13, 2017 at 5:15 pm

    EngºCarlos, Posso fazer as sapates com 40×40, e os pilares atendendo as medidas dos tijolos, e altura das paredes; e para as brocas pode ser de 2m de profundidade sendo que, abaixo de 1,5m já tem agua. Grato pela atenção.

  141. gustavo.zapelini@hotmail.com
    mar 23, 2017 at 2:31 pm

    Irei construir uma casa pequena 75mº, com laje reta e em terreno firme, o que o Srº. recomendaria?
    Grato

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      mar 23, 2017 at 3:13 pm

      Gustavo, a melhor opção é a convencional ou seja brocas manuais e vigas baldrames.
      Carlos

  142. paulo
    abr 20, 2017 at 10:18 pm

    olá fiz um baldrame de 25 por 10 e brocas com profundidade 1,30 e o traço do concreto foi de 1 saco de cimento por 3 carrinhos de areia e 2 de pedra questionei o pedreiro ele disse que não tem problema mas estou grilado oque vc pode me dizer.. esse projeto e para casa terrea e solo firme plano .

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      abr 24, 2017 at 9:49 am

      Paulo, a medida do concreto está razoável e acredito que não dará problemas.
      Carlos

  143. Vivian dos Santos
    abr 29, 2017 at 11:01 pm

    Olá Engenheiro Carlos!!

    Quero transformar um cômodo de 4Lx3C em 6×3, ligando-o com a garagem, que já possui laje, e transformando-o em um único salão com a derrubada de duas paredes, a de divisa com o quintal e a de frente com a garagem. A casa é antiga, sem pilares e por isso gostaria de saber se a utilização de 6 sapatas do tipo radier, de 70×70, com 70 de profundidade serão suficientes, pois não pretendo fazer brocas. Como posso dar equilíbrio a essa estrutura, tendo em vista que 4 sapatas serão de divisa e que não derrubarei duas paredes do cômodo, o que impede a realização de baldrame. Devo amarrá-las em X?
    A 6 metros da minha casa está sendo construído um prédio, que já está no 6º andar e que danificou muito o meu imóvel, pois em nosso subsolo foi inserido tirantes e injetado cimento. O senhor acha que o meu terreno tornou-se mais estável ou instável com essa prática e se devo aguardar a finalização do prédio para realizar a obra que mencionei?

    Desde já agradece se puder me esclarecer essas dúvidas.

    Vivian dos Santos

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      abr 30, 2017 at 7:46 am

      Vivian, em relação as sapatas quando for executar precisa analisar melhor seu uso. Mas acho que você deveria aguardar pelo menos o término da estrutura do prédio, pois como você falou que a construção do prédio danificou seu imóvel.
      Conforme você mencionou que foi inserido tirantes e injetado cimento no seu subsolo, acredito que tenha melhorado, mas é difícil saber o quanto melhorou.
      Carlos

  144. leandro cavallin jocowski
    maio 16, 2017 at 11:32 am

    Bom dia gostaria de uma informação, estou fazendo o baldrame do muro da minha casa e necessário concretar
    o baldrame de uma vez ou não há problema concretar em partes.obrigado engenheiro Carlos.

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      maio 16, 2017 at 11:53 am

      Leandro, o ideal seria concretar como um todo, mas caso precise pode concretar por partes, mas tem que tomar algumas medidas nas emendas, como por exemplo:
      1) antes de concretar fazer uma boa limpeza
      2) deixar a emenda do concreto inclinada.
      3) não deixar a emenda em cima da broca (deixar um pouco afastada)
      Carlos

  145. alcides silva
    maio 27, 2017 at 3:08 pm

    boa tarde,pesso sua opinião profissional por favor,estou construindo na praia conforme recomendação fiz uma sapata inteira com 1 linha de pedras atravessadas mais 1 linha de pedras de cutelas e vai mais uma viga baldrame de 15×25 com ferros 3/8 casa tem 70 m², pedras grês, casa mista , banheiros e lavanderia de alvenaria o restante madeira ,obrigado

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      maio 27, 2017 at 3:58 pm

      Alcides, olhando de uma forma geral parece que está bom, mas o ideal é você conversar com pessoas que já executaram obras com este tipo de fundação, ou converse com o eng responsável pela obra.
      Carlos

  146. alcides silva
    maio 27, 2017 at 3:10 pm

    fica bom?

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      maio 27, 2017 at 3:57 pm

      Alcides, olhando de uma forma geral parece que está bom, mas o ideal é você conversar com pessoas que já executaram obras com este tipo de fundação, ou converse com o eng responsável pela obra.
      Carlos

      • alcides silva
        jun 06, 2017 at 4:20 pm

        obrigado , fico feliz em saber q e bom pois falei com o responsável e segundo ta bom tb ,agradecido

        • Eng Carlos
          Eng Carlos
          jun 06, 2017 at 5:12 pm

          Qualquer dúvida entre em contato.
          Carlos

  147. José Benedito de Sousa Miranda
    jun 15, 2017 at 9:40 pm

    Eng. Carlos,
    Primeiramente quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho auxiliando profissionais.
    Tenho uma dúvida e preciso de sua opinião: Supondo um terreno firme, onde broca com profundidade de 2,5 m é suficiente para a construção de um salão no térreo medindo 5,0 m por 10,0 m, pé direito de 3,00 m; todo aberto, sem qualquer parede. E no pavimento superior, vigas e laje treliça (piso), fechado todas os lados com paredes em blocos de concreto, cobertura de telhas sem laje, de onde será salão de lazer familiar (banheiro, churrasqueira…). A dúvida: Considerando que não haverá paredes no térreo, serão necessárias vigas baldrame ?
    Desde já, agradeço.

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      jun 15, 2017 at 11:06 pm

      José Benedito, neste caso não precisaria de viga baldrame, pois não terá parede, mas favor conversar com o responsável pelo projeto pois ele pode pode te passar maiores detalhes e outras informações, também converse com ele sobre a profundidade das brocas se 2,5 metros de profundidade não está pouco.
      Eng Carlos.

  148. Manoel de oliveira duraes
    jun 29, 2017 at 4:07 pm

    Boa tarde eng. Carlos
    você pode me ajudar com uma duvida? eu posso utilizar em um pilar barras de aço de bitolas diferentes 4 barras de aço de 1/2 e 4 de 3/8?

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      jun 29, 2017 at 5:38 pm

      Manoel, pode usar sim bitolas diferentes, o que importante é a área de aço minima conforme o calculo estrutural.
      Eng Carlos

  149. Daniel Aparecido Bardibia
    set 28, 2017 at 9:13 pm

    Engo. Carlos como vai? eu gostaria muito de adquirir seu livro, com ele eu consiguiria edificar minha casa?

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      set 29, 2017 at 7:10 am

      Daniel, como você está com dúvida do conteúdo do livro, favor baixar o primeiro capitulo e ver o índice, para saber o que contempla o livro. Desta forma comprar com a certeza do conteúdo do libro.
      Obrigado,
      Carlos

Comente

Your email address will not be published.