News

Planta Baixa de Casas: Saiba Analisar

Planta Baixa de Casas: Saiba Analisar

Planta Baixa de Casas: Saiba Analisar

Planta Baixa de Casas: Saiba Analisar. Se você está pretendendo construir uma casa, a planta baixa é provavelmente a parte mais detalhada e importante do processo de elaboração, e é essencial para entender como o interior da casa será colocado em construção.

Veja o vídeo sobre: Planta Baixa de Casas: Saiba Analisar.

Em poucas palavras, a planta baixa de casas é um projeto bidimensional de como a casa vai ser vista de cima para baixo. Plantas são uma espécie de corte transversal, mostrando o layout da casa de uma perspectiva de cerca de um metro acima do chão. Se a casa tem mais de um andar, a planta contará com diagramas que mostram claramente marcadas cada andar separado.

Planta Baixa de Casas Pequenas

Foto: Reprodução

Planta Baixa de Casas: Saiba Analisar

Há um monte de detalhes sobre um plano de chão, e enquanto a maioria das pessoas serão capazes de fazer o sentido básico de tudo num ápice, ainda há muito para decifrar se você não estiver familiarizado com a forma como as coisas são mostradas.


Abaixo estão uma rápida explicação das características mais importantes em uma planta baixa de casas e como elas são representadas:


Paredes – as paredes são sem dúvida a parte mais importante da planta baixa de casas, porque elas efetivamente determinam o tamanho e a forma da casa, e como os quartos estão definidos. O perfil exterior da casa é normalmente marcado com uma linha grossa, escura. As paredes exteriores são representadas na planta por linhas espessa do que as paredes interiores.


Portas – as portas da casa são representadas indicando não só onde elas estão instaladas, mas também em qual direção elas vão abrir. As portas de correr são frequentemente representadas por quaisquer painéis individuais, ou simplesmente usando uma linha estreita, por vezes, com uma seta numa extremidade.


Pisos – pisos em planta baixa de casas são muitas vezes textura com linhas de sombreamento ou de cores claras para indicar o uso de diferentes pavimentos ou revestimentos.


Escadas – para manter as coisas claras, escadas apresentam uma seta a mostrar-se que de forma. É importante que os detalhes para as escadas estejam corretos na planta, e eles estão propensos a apresentar textos explicativos que mostram tamanhos específicos, quantos degraus serão utilizados para a escada e as distâncias exatas que são necessárias.


Janelas – as janelas em plantas baixa são ilustrados usando blocos vazios em áreas ao longo das paredes. Se as janelas se abrem para fora, o arco que representar também pode ser desenhado em como é para portas. Porque há assim muitas opções diferentes para janelas, estes muitas vezes apresentam uma ‘chamada’ no diagrama que mostra detalhes específicos.


Acessórios – equipamento de série e luminárias são normalmente diagramados em plantas. Isso inclui coisas como armários de cozinha, banheiras, vasos sanitários, chuveiros, pias, fornos, chuveiro, pias e semelhantes. Existem símbolos ‘padrão’ para a maioria desses elementos.


Mobiliário, como camas, televisões, sofás e mesas de jantar também estão incluídos em muitas plantas para fornecer um pouco de contexto e escala. Diferentes materiais são normalmente especificados usando diferentes convenções de sombreamento e abreviaturas, embora estes não sejam sempre especificados em desenhos anteriores.


Bloco de título

Uma planta baixa deve conter o que é chamado “bloco de título“. Isso normalmente fica no canto inferior direito do plano (ou, por vezes, no canto superior direito), e contém detalhes administrativos, incluindo:

  • O nome e os dados de contato do seu designer, arquiteto ou construtor;
  • O título ou nome do desenho;
  • O número de desenho;
  • Assinaturas, iniciais, datas etc.

O bloco de título também pode mostrar a área total em metros quadrados (m2) e, possivelmente, as áreas de diferentes partes da casa. Isso é útil porque a maioria dos construtores citam para o trabalho por metro quadrado.

Os tipos e espessuras das linhas, as direções das setas, pequenas siglas, símbolos e marcas são tudo o que consideram de importância vital, e são incluídos para garantir que o construtor entenda exatamente o que é necessário fazer, e onde.


Caso seja necessário, sinta-se à vontade para entrar em nosso site (engcarlos.com.br) para ficar sabendo mais sobre planta baixa de casas e muitos outros assuntos sobre Construção Civil.


Veja o artigo sobre “Fachadas de Casas e Como Escolher a Cor Certa

Fachadas de Casas e Como Escolher Cor Certa


Entre-em-contato

Comente

Your email address will not be published.

Eng Carlos
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!