News

Tipos de cimento

Tipos de cimento

Tipos de cimento

Tipos de cimento. Comumente chamado de cimento portland, assim é chamado devido o local onde foi inventado; em Portland, na Inglaterra. O cimento é o principal material utilizado para criar concreto, que diferente do que muitos pensam, não são sinônimos; e desde sua invenção vem sendo utilizado em todo o mundo na construção civil.

O cimento é um material em pó feito de clínquer, uma mistura de calcário, argila e componentes químicos, e com adição de outros materiais é criado diferentes tipos de cimento, além do cimento comum que estamos acostumados a ver.

Tipos de cimento

Fonte: Reprodução

Esses tipos menos comuns, contêm os mesmos componentes que o comum, mas que se diferencia de acordo com outros componentes adicionados, como: escória, gesso e argila pozolânica. Essas diferentes composições trazem características peculiares para cada tipo de cimento que traz um resultado diferente que confere ao concreto mais resistência, durabilidade, impermeabilidade e manuseio.

Cimento Portland

Fonte: Reprodução


Visto o que trazem de diferente, vejam quais são:

Cimento Portland Comum

Com abreviação de identificação CP-I, esse é o cimento puro, aquele que estamos mais acostumados a ver, sem nenhuma modificação. Encontrado em todas as regiões, pode ser utilizado em qualquer serviço de construção, desde que não precise de nenhuma propriedade especial do cimento.


Cimento Portland Composto

Com abreviação de identificação CP-II, esse é um cimento que contêm adição, e pode ser aplicado em todas as fases da construção já que suas adições só melhoram o concreto a ser criado. De acordo com cada adição de diferentes materiais, contêm diferentes subtipos:

CP-II – Z: Esse é Cimento Portland Composto com Pozolana, bem como o nome, possui adição de pozolana na composição do cimento. A pozolana (cinzas de usina térmica, cinzas de carvão e outras cinzas) adicionada, faz o concreto com esse cimento ser mais resistente a ácidos, e o mesmo acaba sendo indicado para fazer fossa séptica.

CP-II – E: O Cimento Portland Composto com Escória (resíduo da produção de ferro nas siderúrgicas) produz um concreto mais resistente à corrosão, por bloquear a entrada de cloreto no material, por isso acaba sendo muito indicado para pisos, lajes e pilares.

CP-II – F: O Cimento Portland Composto com Fíler é um cimento fabricado com materiais carbonos (sobras de produtos queimados), tais adições ajudam a melhorar o concreto e serve para fazer pisos e até tijolos de solo-cimento.


Cimento Portland de Alto-Forno

Com abreviação de identificação CP-III, esse é o cimento mais durável e menos poroso, e que possui uma resistência maior se exposto a ambientes agressivos, como esgoto e a chuva ácida. Muito usado nas peças de grandes dimensões e construções de barragens, ele não oferece uma resistência inicial necessária e ainda corrói o aço. O seu uso requer cuidado se o mesmo for manuseado perto de azulejos, pois provoca manchas.


Cimento Portland Pozolânico

Com abreviação de identificação CP-IV, esse cimento é um cimento pouco poroso devido à adição de cinza de carvão ou argila queimada. Ele demora a endurecer em ambientes mais frios, mas tem um uso muito vantajoso em obras que ficam expostas à ação de água e em ambientes agressivos.


Cimento Portland de Alta Resistência Inicial

Com abreviação de identificação CP-V-ARI, esse cimento é o mais indicado para preparo de concretos e argamassas. Por endurecer rápido, em todas as aplicações necessitam de desenforma rápida, e caso a aplicação venha a ser feita sob insolação pode trincar se a concretagem for feita em dias muitos secos. Não indicado para ambientes agressivos devido a sua não resistência a sulfatos.


Cimento Portland Resistente a Sulfatos

Com abreviação de identificação RS, como o próprio nome diz, são cimentos resistentes a sulfato, logo, são indicados para redes de esgotos industriais.


Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação

Com abreviação de identificação BC, é o cimento que evita o aparecimento de fissuras de origem térmica, muito indicado para uso em barragens e grandes pilares.


Cimento Portland Branco

Com abreviação de identificação CPB, apesar da sua diferença de cor e ser atrativo visualmente, hoje esse cimento têm sido pouco usado devido sua pouca versatilidade, seu alto custo e baixa resistência. Há dois subtipos:

Estrutural: quando se quer ressaltar a arquitetura, por causa da sua cor diferenciada que não fica cinza.

Não estrutural: Para uso de rejunto de azulejos.

As produções destes tipos de cimentos variam muito de acordo com a região, devido à demanda desses produtos na localidade, já que eles se fazem presentes em diferentes construções, que por vezes não se expande por todas as regiões.


Entre-em-contato

Comments (2)

  1. Guilherme
    fev 28, 2016 at 9:33 am

    Bom dia,
    Carlos e em relacao as marcas de cimento, muda de uma para outra? Por exemplo, cimento CP-II da votoran, Caue, Tupi, CSN são iguais? Porque existe uma variacao de preço de uma marca para outra.

    Obrigado,
    Guilherme.

    • fev 28, 2016 at 10:55 am

      Guilherme, se for a mesma especificação não muda suas características, pois deve seguir uma norma para sua fabricação, mas o preço pode variar pois depende da região onde retira os materiais para fabricação e também questão de preço de venda de cada empresa.
      Eng Carlos.

Comente

Your email address will not be published.

Eng Carlos
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!