News

Você sabe o que é Alvenaria de Embasamento?

Você sabe o que é Alvenaria de Embasamento?

Alvenaria de Embassamento

Você sabe o que é Alvenaria de Embasamento?

Você sabe o que é Alvenaria de Embasamento? Alvenaria de Embasamento é alvenaria que fica sobre a viga baldrame com a principal finalidade de regularizar o nível para o início da alvenaria de elevação, é muito usada principalmente quando o terreno é com aclive ou declive.

 

Normalmente as vigas baldrames são executadas em um nível abaixo do piso acabado (no mínimo 20 cm). Sobre as fundações e vigas baldrames é executado a alvenaria de embasamento de modo a permitir os diferentes níveis de piso mantendo o baldrame nivelado, também tem a função de possibilitar a passagem de tubulações sem prejuízo de danificar o baldrame, contenção lateral para aterros dos pisos e receber a camada impermeabilizante do alicerce. A alvenaria de embasamento pode ser de tijolo maciço ou de bloco de concreto assentada com argamassa de cimento e areia no traço 1:4. O tijolo maciço é o mais utilizado devido as suas dimensões facilitando as diversas espessuras da alvenaria de embasamento.

 

Também podemos afirmar que a Alvenaria de Embasamento, como o próprio nome sugere é a alvenaria que fica na base da edificação exatamente em cima da viga baldrame, é um tipo de alvenaria que entra muitas vezes em contato com o solo, por isso deve ser especificado um tipo de tijolo que ajude no processo de retenção da água que sobe por percolação, quando não se utiliza o tijolo correto na alvenaria da base, o ideal é fazer a impermeabilização com manta ou hidrófugos até a terceira fiada para impedir que a água suba pelas paredes pelo processo de percolação da água do solo. Normalmente quando fazemos o orçamento, a alvenaria de embasamento não é medida em metros quadrados, mas apenas o comprimento em metros, é importante definir, quantificar e executar essa etapa da obra para que não passe despercebida pois na falta dessa técnica o morador sempre terá dores de cabeça com umidade nas paredes e descolamento do revestimento e bolhas na pintura, podendo até ocasionar o aparecimento de fungos, doenças e patologias de construção.

 

Não faça qualquer alvenaria de embasamento ou outro serviço de construção sem consultar o Engenheiro Responsável pela Obra.


Entre-em-contato

Comments (40)

  1. Francisco
    out 10, 2015 at 7:58 pm

    Dicas muito boas

    • out 11, 2015 at 8:51 am

      Francisco, que bom que gostou, sempre faça uma visita em nosso site, poi sempre terá novas dicas.
      Eng Carlos.

  2. Raul
    dez 11, 2015 at 1:55 pm

    Nesse seu texto, a água não sobe por percolação, mas por capilaridade, não?

    • dez 11, 2015 at 2:17 pm

      Raul, primeiro vamos a teoria;
      Percolação: fenômeno do deslocamento da água através do solo ou de de outro meio.
      Capilaridade: é a tendência que os líquidos apresentam de subir ou de fluir através de corpos porosos, causada pela tensão superficial.
      Quando a água sobe você tem razão é por capilaridade, mas também ela pode ter o deslocamento através da alvenaria que é por percolação.
      Obrigado por sua observação.
      Eng Carlos.

  3. Guilherme
    fev 28, 2016 at 9:06 am

    Bom dia Carlos,
    Meu empreiteiro quer fazer o baldrame com bloco de concreto estrutural 19x19x39 preenchido com concreto no meio dos blocos. A dúvida é será que seria necessário colocar umas ferragens no meio dos blocos (dois Ferros de 8m amarrados com Ferros grauteados na vertical) tipo fazer uma cinta de amarração? Ou só o preenchimento com concreto já estaria bom.
    E outra dúvida, precisa fazer um reboco sobre os blocos de concreto ou só aplicar impermeabilizante sobre os blocos já estaria bom?

    Obrigado Carlos,
    Parabéns pelo site.

    • Guilherme
      fev 28, 2016 at 9:07 am

      Um detalhe, serão duas fiadas de alvenaria de embasamento.

      • Guilherme
        fev 28, 2016 at 9:12 am

        Ou colocar somente uma barra de 8mm na argamassa entre os blocos somente para garantir a amarração

        • fev 28, 2016 at 11:08 am

          Guilherme, na minha opinião somente da forma que você comentou acredito que não seja uma boa opção, pois a viga baldrame deve ser dimensionada para receber a alvenaria de elevação, por causa da carga distribuída referente a alvenaria de elevação.
          O ideal seria você conversar com o Eng Responsável da obra, pois ele poderá te passar maiores detalhes.
          Eng Carlos.

      • fev 28, 2016 at 11:05 am

        Guilherme, eu nunca fiz obras usando somente blocos estrutural para viga baldrame, já fiz com canaleta e como se fosse uma viga armada.
        Eng Carlos.

    • fev 28, 2016 at 11:02 am

      Guilherme, no meu entender o baldrame teria que com canaleta com armação para concreto normal, pois somente com blocos não terá apoio para receber a sobrecarga, mas se fosse em relação a alvenaria de elevação poderia ser da forma que você comentou. o ideal é fazer a impermeabilização com reboco e impermeabilizante, para poder que ocorra o fenômeno de capilaridade.
      Eng Carlos.

      • Guilherme
        fev 28, 2016 at 1:40 pm

        Obrigado pelas respostas Carlos. Eu acho que me expressei mal. O empreiteiro vai escavar as valas para o baldrame e colocar as ferragens conforme o projeto, depois concretar as valas com concreto usinado. Aí depois em vez de subir a alvenaria de embasamento com tijolinho maciço ele fará com bloco de concreto extrutural (19x19x39), preencher o interior com concreto batido na obra, e depois fazer as impermeabilixaçoes necessárias.
        Aí a dúvida seria em por ou não ferragem adicional para garantir a amarração ou só preenchendo com concreto já seria suficiente.

        Grato,
        Guilherme.

        • Guilherme
          fev 28, 2016 at 5:54 pm

          Ou colocando algumas ferragens somente na vertical (grauteando). A dúvida é a necessidade de por ferragens na horizontal (fazendo cintas), pois acho que preenchendo o bloco com concreto e colocando algumas ferragens na vertical já seria suficiente.

          • fev 28, 2016 at 6:03 pm

            Guilherme, conforme seus comentários, se você fazer da forma que está mencionando ficará bom.
            Eng Carlos.

        • fev 28, 2016 at 6:01 pm

          Guilherme, desta forma está correto, se for duas fiadas de embasamento, no meu ponto de vista não precisa colocar ferro, a não ser que nestas duas fiadas tenha aterro. Se for pode colocar um ferro em todo o contorno.
          Eng Carlos.

          • Guilherme
            fev 28, 2016 at 8:27 pm

            Muito obrigado Carlos.
            Após as duas fiadas terei que aterrar até o nível das fiadas. Essa ferragem no contorno da casa seria colocada após a última fiada? Na argamassa acima da última fiada ou devo dar uma quebrada no bloco para colocar a ferragem no meio dele? Tipo fazer uma canaleta dele.

            Obrigado novamente Carlos.

          • fev 29, 2016 at 8:49 am

            Guilherme, se você conseguir quebrar e fazer como canaleta seria melhor, mas se não conseguir pode assentar a ultima fiada com pelo menos um ferro de 5/16″.
            Mas qualquer dúvida também converse com o seu Eng Responsável.
            Eng. Carlos

  4. Pablo
    mar 16, 2016 at 3:25 pm

    Boa tarde, minha pergunta pode ser um pouco leiga, pois estou iniciando meus estudos ainda em engenharia. Eu sempre achei que o alicerce fosse essa alvenaria de embasamento, são a mesma coisa ou alicerce é outra coisa o que seria?

    • mar 16, 2016 at 3:51 pm

      Pablo, são coisas distintas, embasamento é a alvenaria que de “regularização” que fica acima da viga baldrame, para receber a alvenaria de elevação.
      Eng Carlos.

  5. Filmó Virgílio Marcos
    abr 03, 2016 at 12:51 pm

    Obrigado Eng Carlos, o vosso site ajuda bastante e gostaria de saber qual é a diferença entre viga de fundação e viga de embasamento?

    • abr 03, 2016 at 7:43 pm

      Filmó, viga de fundação ou viga baldrame, são as vigas que recebem as cargas das paredes e transmite para as brocas e estas transmite para o solo. Não existe viga de embasamento e sim alvenaria de embasamento, que é a alvenaria que tem uma das finalidades de regularizar o nível da fundação para receber a alvenaria de elevação.
      Eng Carlos.

  6. Rodolfo
    abr 27, 2016 at 4:09 pm

    Boa tarde Carlos, tudo bem?
    Toda alvenaria, mesmo que seja de vedação, existe a necessidade de ter a viga baldrame? Caso exista um piso industrial com capacidade de carga alta e for necessário fazer alvenaria de vedação para compartimentação (vãos de 12,00m com altura de 7,00m), há necessidade de baldrame com brocas ou existe algum jeito de fazer sobre o piso e amarrar nos pilares?
    Obrigado.

    • abr 27, 2016 at 4:28 pm

      Rodolfo, não necessariamente, desde que o piso foi calculado para suportar o peso da alvenaria de vedação, caso contrário tem que ter o baldrame.
      Eng Carlos.

  7. Edson
    maio 31, 2016 at 12:28 pm

    Preciso aterrar minha casa Pelo Fato das chuvas e alagamentos. Gostaria de Saber se posso jogar Terra direto dentro de casa ou tenho que fazer algun tipo de alvenaria de embasamento para reforço das Paredes . Pois minha casa e de radier. Sera que fica bom?

    • maio 31, 2016 at 1:11 pm

      Edson, dependendo do quando você for levantar, pois dependendo da altura terá que fazer um reforço.
      Eng Carlos.

  8. André
    ago 24, 2016 at 5:49 pm

    Ola, onde moro construímos a fundação da seguinte maneira: vala de 50 cm de profundidade, concreto magro, 4 fiadas de tijolo 8 furos e baldrame de 30cm encima. Brocas de 3 m de profundidade. Casa térrea sem laje. Teremos algum problema no futuro? Qual seria a ordem correta? Baldrame, embasamento e baldrame em cima?

    • ago 24, 2016 at 7:00 pm

      André, da forma que você não é para ter problemas no futuro. A ordem correta seria o baldrame e depois a alvenaria de embasamento para a regularização do terreno, mas como foi somente 4 fiadas e você fez um concreto magro, não é para dar problemas.
      Eng Carlos

  9. Magaiver Soares
    set 04, 2016 at 12:22 pm

    Olá tenho um muro que comecei a fazer só que fiz com 2 tijolos o alicerce tem como corrigir isso com vigas no meio dos tijolos? Ele vai ficar de 2.15 de altura por 4.70

    • set 04, 2016 at 3:56 pm

      Magaiver, como já está feito o alicerce, faça como voc~e falou, assente um tijolo de cada lado e no meio faça uma viga.
      Eng Carlos.

  10. Magaiver Soares
    set 04, 2016 at 12:22 pm

    Os tijolos que citei acima são de 8 furos

    • set 04, 2016 at 3:57 pm

      Magaiver, como já está feito o alicerce, faça como voc~e falou, assente um tijolo de cada lado e no meio faça uma viga.
      Eng Carlos.

  11. André
    nov 10, 2016 at 4:38 pm

    Olá, estou querendo construir uma casa de 48 metros com laje e queria saber se posso fazer a alvenaria de embasamento com tijolos de 8 furos. Quero colocar cerca de 3 tijojos de 9cm x 19 x 19 em cima de uma viga baldrame de 30 x 20. Posso fazer desta forma colocando 2 ferros na ultima fiada de tijolos?

    • André
      nov 10, 2016 at 4:40 pm

      Desculpa, são três fiadas de tijolos de 8 furos sobre a viga baldrame

  12. Luiz Fernando Ribeiro
    fev 15, 2017 at 2:24 pm

    Boa tarde Dr. Carlos,

    Meu baldrame foi feito em valas, agora estou fazendo a alvenaria de embassamento com tijolo comum, sendo duas fiadas. Depois de feito, posso cobrir o tijolo comum com lona preta e jogar terra, socar para o contrapiso? Ou devo rebocar o tijolo comum com impermeabilizante da massa?

    Muito obrigado desde já

    Luiz Ribeiro

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      fev 15, 2017 at 2:27 pm

      Luiz Ribeiro, o correto é fazer o reboco com impermeabilizante, pois alona com o tempo resseca e perde a validade e pode ter problemas futuros com infiltrações.
      Eng Carlos

  13. Bento jose da silva
    set 16, 2017 at 10:10 am

    Bom dia dr. Carlos, gostaria de receber uma sugestão sua: minha casa trincou toda no sentido horizntal eu tirei o reboco e vi que é a primeira fileira de tijolo da parte de baixo que trincou gosteria da sua sugestão oq pode ser e oque devo fazer. Desde já deixo meu agradecimento.

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      set 16, 2017 at 9:48 pm

      Bento, as trincas horizontais próximas do piso, geralmente são causadas pelo recalque do baldrame ou mesmo pela subida da umidade pelas paredes, por causa do colapso ou falta de impermeabilização do baldrame.
      Eu aconselho você procurar um Eng para analisar e dar uma solução para seu caso.
      Carlos

  14. Thiago
    out 07, 2017 at 5:24 pm

    Dr Carlos, estou construindo em alvenaria estrutural e o meu empreiteiro está executando a alvenaria de embasamento com bloco de concreto simples. Minha pergunta ao Senhor é se esse bloco também não deveria ser estrutural ?

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      out 07, 2017 at 6:28 pm

      Thiago, também acho que teria que ser bloco estrutural, pois vai passar a armação da alvenaria, se ele já fez veja se consegue concretá-lo, pois desta forma já deixa fixada a armação.
      Carlos.

  15. Diogo
    jun 21, 2018 at 3:45 pm

    Bom tarde Carlos! Vou fazer minha casa (tipo edícula) com blocos de concreto com a modulação certinha. Será pequena, 9m por 6m, um pé direito de 3,50m, sem laje e telhado com uma água. A idéia é fazer um baldrame de 30 cm x 30 cm com ferragem de 3/8 e alvenaria de embasamento de tijolinho para nivelar. Até aí acredito que está tudo bem. A pergunta é: sendo uma casa pequena, sem laje, com telhado de uma água e já com alvenaria estrutural com a modulação certa, com algumas fiadas com blocos canaletas e ferros…. há a necessidade de fazer brocas no alicerce? Ou o baldrame já aguentaria? O terreno é firme. No aguardo. abraço

    • Eng Carlos
      Eng Carlos
      jun 21, 2018 at 3:53 pm

      Diogo, todas as construções que fiz foi com viga baldrame e brocas. Por isso eu acho que precisa de brocas.

Comente

Your email address will not be published.

Eng Carlos
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!