Você sabe o que é Alvenaria de Embasamento?
Você sabe o que é Alvenaria de Embasamento?
Você sabe o que é Alvenaria de Embasamento? Alvenaria de Embasamento é alvenaria que fica sobre a viga baldrame com a principal finalidade de regularizar o nível para o início da alvenaria de elevação, é muito usada principalmente quando o terreno é com aclive ou declive.
Normalmente as vigas baldrames são executadas em um nível abaixo do piso acabado (no mínimo 20 cm). Sobre as fundações e vigas baldrames é executado a alvenaria de embasamento de modo a permitir os diferentes níveis de piso mantendo o baldrame nivelado, também tem a função de possibilitar a passagem de tubulações sem prejuízo de danificar o baldrame, contenção lateral para aterros dos pisos e receber a camada impermeabilizante do alicerce.
Foto: Reprodução
A alvenaria de embasamento pode ser de tijolo maciço ou de bloco de concreto assentado com argamassa de cimento e areia no traço 1:4. O tijolo maciço é o mais utilizado devido as suas dimensões facilitando as diversas espessuras da alvenaria de embasamento.
Também podemos afirmar que a Alvenaria de Embasamento, como o próprio nome sugere é a alvenaria que fica na base da edificação exatamente em cima da viga baldrame, é um tipo de alvenaria que entra muitas vezes em contato com o solo, por isso deve ser especificado um tipo de tijolo que ajude no processo de retenção da água que sobe por percolação, quando não se utiliza o tijolo correto na alvenaria da base, o ideal é fazer um revestimento nas laterais com aproximadamente 20 cm e na parte superior com argamassa de cimento com hidrófugo para impedir que a água suba pelas paredes pelo processo de percolação da água do solo.
Também é aconselhável que as 3 primeiras fiadas da alvenaria de elevação seja usada uma argamassa de cimento com hidrófugo como impermeabilização, também para impedir que a água suba pelas paredes pelo processo de percolação da água do solo.
Normalmente quando fazemos o orçamento, a alvenaria de embasamento não é medida em metros quadrados, mas por metros cúbicos.
É importante definir, quantificar e executar essa etapa da obra para que não passe despercebida pois na falta dessa técnica o morador sempre terá dores de cabeça com umidade nas paredes e descolamento do revestimento e bolhas na pintura, podendo até ocasionar o aparecimento de fungos, doenças e patologias de construção.
Não faça qualquer alvenaria de embasamento ou outro serviço de construção sem consultar o Engenheiro Responsável pela Obra.

Boa tarde Engenheiro! Gostaria de saber se a laje de um sobrado recebe as cargas das paredes que estão alinhadas com as paredes do térreo. Desde já obrigado amigo.
Ivan, neste caso a laje não recebe as cargas, as cargas das paredes da parte superior do sobrado são transmitidas para as vigas como também o peso e as cargas das lajes.